Este é um dos milagres mais interessantes de Jesus. Conhecido popularmente como a Moeda na boca do peixe, este milagre de Jesus é a minha passagem favorita do Evangelho.

Essa passagem do Evangelho mudou a minha vida, assim que tomei consciência do real significado dela eu nunca mais fui o mesmo.

E tenho certeza que se você também interiorizar essa mensagem, a sua vida irá mudar!

Veja Também:

A Moeda na boca do peixe: A história

Como o texto é curto, vou colocá-lo na íntegra para você relembrar:

“E, chegando eles a Cafarnaum, aproximaram-se de Pedro os que cobravam as dracmas, e disseram: O vosso mestre não paga as dracmas?

Disse ele: Sim. E, entrando em casa, Jesus se lhe antecipou, dizendo: Que te parece, Simão? De quem cobram os reis da terra os tributos, ou o censo? Dos seus filhos, ou dos alheios?

Disse-lhe Pedro: Dos alheios. Disse-lhe Jesus: Logo, estão livres os filhos.

Mas, para que os não escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir, e abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter; toma-o, e dá-o por mim e por ti.” Mateus 17:24-27.

A história é bem simples de entender, mas ela aparentemente não termina.

Isto porque nos é narrado o evento somente até a ordem de Jesus e não até a conclusão do fato.

Por isso, a primeira lição que aprendemos com este milagre é sobre ter fé.

Eu e você não estávamos lá para saber se Pedro fez realmente o que Jesus disse e mais, se o que Jesus disse, realmente se concretizou.

Mas cá entre nós, quem duvidaria de alguém que havia acabado de transfigurar-se?

Pois o contexto é esse… o capítulo inicia com a transfiguração de Jesus.

Eu tenho certeza que este fato aconteceu realmente. Mas essa é só a primeira lição que aprendemos com este milagre. A segunda lição é ainda mais importante!

A Segunda Lição

A Moeda na boca do peixe

O ato de retirar a moeda da boca do peixe se dá devido a um tributo, e isso é extremamente importante, veja:

Eu sei que em um país como o nosso, por exemplo, nós não somos motivados a pagar os nossos tributos com total honestidade.

Infelizmente nós não recebemos de volta aquilo que pagamos, mas a mensagem de Jesus é clara. Ele poderia não ter pago, veja:

“Disse-lhe Jesus: Logo, estão livres os filhos. Mas, para que os não escandalizemos…”

E ele poderia não ter pago por ser descendente de Davi, pois essa era uma das promessas para quem matasse o gigante Golias, ou seja, todos os seus descendentes estariam isentos de todo e qualquer tributo em Israel.

Mas mesmo assim ele paga. E paga, pois de nada adiantará se a nossa justiça não exceder a dos escribas e dos fariseus.

A terceira lição

A terceira lição que a Moeda na boca do peixe nos ensina que Jesus nos conhece. E não só conhece, ele sabe de tudo o que acontece com você.

Pense comigo: se Jesus sabia que naquele exato momento havia um peixe no mar da Galileia que estava com uma moeda entalada na boca, imagine o que ele não sabe de você?

Jesus te conhece mais do que você mesmo, e isso é fascinante, porque não importa se a sua família não te aceita, não importa se a sociedade não te aceita, não importa nada, o que importa é que Jesus te conhece!

Jesus entende o estado do seu coração.

Ele tem conhecimento dos desejos e sonhos que você tem.

Jesus sabe de tudo sobre você e quando você tomar consciência disso, a sua vida irá mudar completamente!

Talvez você não saiba o que vai fazer amanhã, não sabe o que vai fazer para sair de um momento ruim em que você esteja passando, mas você não precisa saber.

Tudo que você precisa saber é que Jesus te conhece.

Mas o fato de Jesus nos conhecer, nos revela outra lição importantíssima:

A Moeda na boca do peixe: A quarta lição que irá mudar a sua vida!

Quando eu digo que as lições aprendidas com este milagre podem mudar a sua vida, não é exagero.

Quando você toma consciência plena de que você existe para Deus, tudo muda. A opinião dos outros a seu respeito passa a não ter mais tanta importância e a vida ganha outros contornos.

Mas essa quarta e última lição nos revela que além de nos conhecer profundamente, Jesus sabe o que nós estamos engolindo!

Ele sabe o que você anda engolindo por aí, sabe das dificuldades, sabe dos problemas, sabe das angústias, sabe das noites sem dormir, sabe da solidão… enfim, seja qual for o problema que você anda engolindo, ele sabe.

E não só sabe, como vai transformar esse problema em algo útil para a sua vida.

Assim como ele transformou aquela moeda que estava matando aquele peixinho em algo útil, ele vai pegar tudo de ruim que você está engolindo na vida e transformar em algo que terá utilidade na sua vida!

Se de alguma forma essa mensagem falou com você, deixe o seu comentário. Ele com certeza ajudará outras pessoas.

Até Já!

Considere ler outros Estudos Bíblicos:

67 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. AMÉM QUE Deus faça o mesmo na minha vida! Transforma tudo de ruim que estou engolindo na minha vida transforma a minha vida!financeira Deus é fiel. .

  2. Amem, Que Deus possa me ajudar a caminha nos planos dele, protegendo minha Família e todas a pessoas desse mundo. Que essa turbulência que estou passando seja silenciada por Deus.Eu confio em Ti me Pai.

  3. Esta consciência que JESUS me conhece e que pouco importa como nós julgam eu tenho. Mas realmente saber que JESUS sabe o que estamos engolindo, é fantástico. A nossa fé em JESUS nos faz colher moedas em bocas de peixes e com estes milagres solucionarmos os problemas que nos surgem. Glória a DEUS!

  4. estou numa batalha para receber um milagre das mãos de jesus, estou a espera , para que ele faça os leões de minha vida dormirem , como fez com Daniel, de modo que eles não me comam em pedaços .

  5. O impressionante é saber que se Deus quiser ele faz um peixe de caixa eletrônico, ou seja, ele provê nao interessa como e nem de onde, Ele é poderoso para trazer provisão

  6. Amém! É sempre bom lembrar que Jesus é poderoso, e que Ele esta a nos observar, e que na hora certa Ele vai agir e nos abençoar.

  7. Hebreus 13, v 8 diz que Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Ele fez esse milagre, colocando ou criando a moeda na boca do peixe. Ele mesmo disse que se nós estivéssemos Nele e Ele estivesse em nós, faríamos maiores obras. Assim eu creio, se tivermos fé, tudo nos será possível, não só na vida financeira, mas, na vida espiritual, que é sem dúvida a mais importante, afinal estamos nos preparando para morar com Deus.

  8. Amém, creio em todos os milagres de Jesus. Vejo maravilhas que ele faz para várias pessoas.
    Jesus Cristo o filho do Deus vivo.🙏🏽✝️❤️

  9. Essa passagem é muito forte,estou passando um momento muito difícil na minha vida,que é de saúde não aceito de jeito algum esse problema em minha saúde o Sr Jesus me fez perfeito e com 41 anos me sinto muito jovem pra estar com esse problema sei que o Sr Jesus sabe de todas as minhas lutas e afliçoes e que por meio da fé vou vence,Deus abençoe a todos

  10. Que reflexão simples e poderosa, obrigada irmão por escrevê-las para nós. Deus seja louvado sempre, meu Aba!

  11. Eu sonhei com peixes com moedas na boca, vim procurar um significado, e encontrei isso! 😭😭😭😭 Só posso dar Glórias a Deus! E continuar tendo fé de que Deus me conhece! E vai mudar minha vida❤️❤️❤️

  12. Gostei desta explicação. Faz muito sentido. Vou levar essta lição para a minha vida e passá-la pra outras pessoas também. Deus é maravilhoso

  13. Essa mensagem chegou no tempo certo para mim. Estou numa fase difícil de saúde e das finanças. Acredito que há um peixe por ai ima moeda para mim.

  14. Amém, uma passagem bíblica, que possa passar quase desapercebida, tem grande profundeza e riquezas para nossa vida espiritual. Amo a Palavra.

  15. Como pode? Só estava procurando o significado da palavra estater, vim nesse site e leio esse inacreditável explicação. O CRIADOR de todas as coisas é real, seu filho o SALVADOR é real, o ESPÍRITO SANTO é real.🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌

  16. Amém eu creio, que como o SENHOR JESUS.proveu aquela moeda para Pedro poder pagar os tributos do tempo, também o senhor JESUS vai prover o dinheiro que estou precisando para pagar o aluguel do tempo ( igreja) que está atrasado eu creio pois tenho feito a obra com honestidade e amor
    Tomo posse senhor pois tu tem operado com muintos milagres de cura e libertação em nosso meio