Finalmente chegou o seu dia de pregar a palavra de Deus pela primeira vez em uma igreja… Mas você está sem saber o que fazer? Então este artigo é para você!

Portanto neste artigo você aprenderá com diversas dicas práticas a como pregar a Palavra de Deus pela primeira vez em sua congregação.

É claro que nada, absolutamente nada substitui a inspiração do Espírito Santo e a unção de Deus. Mas lembre-se que você estará falando para um grupo de pessoas que esperam duas coisas de você:

  • Palavra de Deus: as pessoas saem de suas casas para irem ouvir a Palavra de Deus. Portanto, muitas saem com sede de ouvir uma palavra que venha diretamente de Deus e você será o instrumento que Deus irá usar para falar com elas, logo a sua responsabilidade é muito grande.
  • Coerência: Após aprender a como pregar a Palavra de Deus pela primeira vez, você deverá obter maior conhecimento bíblico para que a sua pregação seja coerente, organizada e tenha começo meio e fim.

Iremos dividir este artigo em duas partes, a primeira será sobre a preparação da mensagem e a segunda será a comunicação. Vamos agora colocar em prática e aprender mais sobre como pregar a Palavra de Deus pela primeira vez!

Como pregar a Palavra de Deus pela primeira vez: A Preparação da Mensagem!

1- Defina o Tema

O tema é super, hiper importante! É a partir dele que você irá desenvolver a sua mensagem.

Normalmente os temas são versículos, no entanto estes versículos nos levam a um tema central e é este tema central que será a base da sua mensagem.

Se o tema for livre, você deverá falar sobre aquilo que Deus tocar em seu coração e que tenha relevância para aquele público.

Por exemplo, o titulo deste artigo é: “Como pregar a Palavra de Deus pela primeira vez: O Guia Completo!”, agora imagine se você começasse a ler e percebesse que eu estou falando sobre Ministério Infantil, seria estranho não é mesmo?

Por isso se em um culto você observar determinado público especifico, fale sobre temas relacionados aquele público. Isso ajudará as pessoas a manterem toda a atenção no que você está falando.

2- Organize as suas ideias

A mensagem precisa ter começo, meio e fim. Existem pessoas que pregam, gritam e ninguém entende nada! Simplesmente porque não seguiu uma ordem lógica.

A dica que eu sempre dou e que funciona muito para mim é utilizar um Mapa Mental na organização das ideias e dos tópicos da mensagem.

Você pode baixar gratuitamente para o seu computador o programa FreeMind. Com ele você consegue criar mapas mentas sem nenhum esforço!

3- Estude

Estude a Palavra de Deus! Leia livros sobre contextos históricos, aprenda sobre os costumes culturais da época em que o fato bíblico ocorreu.

A Bíblia é um livro, logo os eventos estão conectados. Você só entende o Israel do deserto, por exemplo, se estudar o Israel que estava Egito. A Bíblia toda passará a fazer sentido se você começar a lê-la como um livro de verdade!

4- Utilize histórias

Certamente que todos nós gostamos de ouvir histórias. Histórias prendem a nossa atenção e nos ajudam a entender melhor sobre o tema.

Portanto se observar que as pessoas do lugar em que você irá pregar estão muito dispersas, comece a mensagem contando uma história! Seja uma história pessoal ou até uma Ilustração.

Eu vou deixar o link do “Cofre com mais de 2.000 Ilustrações, Esboços e Sermões” que com certeza irá te ajudar na preparação da mensagem.

Clique aqui e baixe o Cofre com mais de 2.000 Ilustrações, Esboços e Sermões!

Como pregar a palavra de Deus pela primeira vez: A Comunicação.

Poucas pessoas prestam atenção, mas esta é a parte principal.

É importante que antes eu preciso saber sobre o que e com quem estou falando, mas a forma como irei transmitir as minhas ideias fará toda a diferença. Vejamos:

1- Tom de voz

Certamente é importante que as pessoas ouçam e entendam o que você está dizendo, para que isso ocorra com tranquilidade você precisa falar em um tom de voz que seja adequado.

Gritar nem sempre é a solução, normalmente falar em um tom de voz normal é mais adequado.

2- Deixe Deus te usar!

Você está ali pois é um instrumento de Deus!

Mas é importante que você entenda que as dicas que estou passando aqui não são soberanas, ou seja, soberano é somente Deus e você é um instrumento de Deus!

Fale o que Deus colocar em seu coração, mas esteja preparado emocionalmente e intelectualmente para transmitir com clareza a mensagem.

3- Seja você mesmo!

De todas as dicas aqui apresentadas, esta é uma das mais importantes. Você precisa ser você mesmo!

Isto parece obvio, mas muitas pessoas que estão iniciando caem na armadilha de imitarem o pregador A ou o pregador B. Isso não valido!

Portanto Deus irá te usar com o seu timbre de voz, com o seu sotaque e com o seu jeito. Não tente imitar determinado pregador, Deus quer você do jeito que você é.

4- Uma dica extra!

A algum tempo atrás um irmão da nossa congregação em São Paulo estava a algumas semanas de pregar em seu primeiro congresso.

Como ele é um leitor do blog, ele veio aqui em casa pegar algumas dicas comigo e eu indiquei a ele um material excelente que me ajudou muito a entender melhor essa questão das pregações.

Hoje ele é um dos grandes pregadores da nossa comunidade. É claro que este material não o transformou em um grande pregador, mas sim a unção de Deus.

Nada substitui a unção de Deus na sua vida!

Trata-se de um conjunto de ferramentas que irão te ensinar a montar esboços, sermões, Homilética, oratória e ainda tudo sobre a vida espiritual. Certamente valerá a pena ter acesso a essas ferramentas.

Este material me ajudou muito e assim como eu indiquei para o meu irmão em Cristo aqui da minha congregação, estou indicando a você.

Clique aqui para conhecer este rico material que te ajudará muito!

Até já, fique com Deus!

Considere ler também:

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Gostei muito do artigo, sempre tive vontade de pregar a palavra do senhor, mas sou muito tímido, mas com essas excelentes dicas acredito que da pra encarar sim, obrigado.