Você já teve a experiência de ser deixado? Rejeitado? Ou de simplesmente ser esquecido por alguém especial? Se a resposta foi sim, então você já teve o coração partido 🙁

Pode ser o marido, a namorada ou até mesmo uma amizade especial, ser abandonado(a) é uma das piores dores que existem…

E não adianta você dizer que isso passa, porque é óbvio que vai passar, mas no momento a dor é insuportável e você não consegue se concentrar em nada, somente na dor e na pessoa que te abandonou.

Mas, como sempre defendi aqui, Jesus nos deixou lições para lidarmos com todos, isso mesmo, todos os problemas da vida e com certeza Jesus falou sobre abandono, o sentimento de se sentir trocado e corações partidos.

Talvez você já tenha lido os quatro Evangelhos e não tenha localizado nenhuma fala de Jesus sobre o tema, mas acredite está lá e é só você prestar mais atenção 🙂

Vamos portanto analisar as 3 lições de Jesus para lidarmos com um coração partido.

As 3 lições de Jesus para curar um coração Partido

 Lição 1: Jesus entende o seu Coração Partido!

Você pode até pensar que não, mas Jesus entende a dor que você está passando.

Normalmente pensamos que Jesus tem “mais com o que se preocupar”, mas me responde uma coisa: Você tem filhos? Como você trataria o seu filho que chegasse até você com um problema desse?

Às vezes pensamos na grandiosidade de Jesus e ficamos achando que isso que estamos passando não é uma coisa pela qual ele se preocuparia, mas acredite, ele sabe!

Sabe tanto que me tocou para escrever esse artigo e pode ser que você esteja lendo muito tempo depois de eu ter escrito isso, mas essas palavras estão tocando o seu coração.

Acredite, ele sabe de você, da sua dor, das lágrimas, da falta de apetite, da falta de ânimo… Ele te entende!

Ele sabe o quanto está doendo e o quanto você tem se esforçado para não se entregar a essa dor. Converse com ele, por mais que você não tenha mais com quem conversar, você tem a Jesus e ele está pronto para te ouvir.

Não ache que isso é bobagem.

Lição 2: Deixe partir!

Você já deve ter ouvido isso: “Se não te quer mais, deixe partir porque Deus tem o melhor para você…”. Não vou dizer que isso é mentira, mas no momento da dor profunda e das lembranças essa frase não faz muito efeito.

Pois bem, se essa frase não faz muito efeito, porque então essa seria a primeira lição de Jesus para lidarmos com um coração partido?

Pelo simples fato de que por mais que doa, e acredite, vai doer, a sua opção é deixar ir…

Você com certeza conhece a história do filho pródigo, certo?

O pai poderia ter insistido e até proibido o filho mais novo de ir embora com a herança, mas foi isso que ele fez?

Ele literalmente liberou a grana e deixou o garoto partir e o final você já conhece!

Aprenda de uma vez por todas que algumas pessoas precisam partir, precisam experimentar o amargo, precisam perceber o quão bom era a casa do pai para darem valor.

Algumas pessoas só dão valor quando perdem, infelizmente.

Enquanto você ficar insistindo em uma pessoa que já deixou claro com todas as letras que deseja partir, você estará somente se desvalorizando.

No entanto, isso não significa que quando essa pessoa voltar você deverá aceitá-la como o pai aceitou o filho. Aliás, você pode tratá-la com total carinho e respeito, mas talvez você perceba que a vida sem ela é melhor e não queira mais aceitá-la como antes.

Isso só significa que às vezes na vida algumas pessoas precisam perder para aprender a valorizar e você precisa aprender a soltar para aprender definitivamente a confiar.

Lição 3: Essa não é a última notícia da sua vida!

Você já ouviu falar de um sujeito chamado Cléopas?

O nome é estranho, mas tenho certeza que você já ouviu falar dele. Ele aparece nessa passagem bíblica e eu gostaria que você prestasse bastante atenção nisso:

E um deles, chamado Cleopas, respondeu-lhe: És tu o único peregrino em Jerusalém que não soube das coisas que nela têm sucedido nestes dias?
Ao que ele lhes perguntou: Quais? Disseram-lhe: As que dizem respeito a Jesus, o nazareno, que foi profeta, poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo.
e como os principais sacerdotes e as nossas autoridades e entregaram para ser condenado à morte, e o crucificaram.
Ora, nós esperávamos que fosse ele quem havia de remir Israel; e, além de tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram.

Lucas 24:18-21

Para Cléopas e o seu amigo aquela era a última notícia: Jesus havia sido morto e toda a esperança deles havia morrido também.

Mas na verdade essa perda não foi a última notícia, Jesus já estava trabalhando enquanto eles se lamentavam.

Hoje, eu não sei qual perda você está enfrentando em sua vida, mas creia que Jesus está trabalhando nisso.

É sábado, mas o domingo da ressurreição está chegando!

Conclusão

Eu espero de verdade que você possa ter entendido que todas as lições se resumem a uma única coisa: entrega nas mãos de Deus, confia e segue a vida!

Talvez você tenha vindo aqui esperando uma revelação de que as coisas vão melhorar, e vão, mas somente depois de você deixar ir, confira e seguir em frente para que assim Deus possa agir no silêncio. E agir nem sempre é trazer a pessoa de volta, agir é te ajudar a ficar bem!

Se ame muito e siga na presença de Deus.

Deus te abençoe e até mais!

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Boa tarde, a paz do nosso Senhor.
    Deixo aqui minha contribuição, em concordância com esse post, alguns versículos sobre corações partidos:

    Salmos 147:3
    Ele cura os que têm o coração partido e trata dos seus ferimentos.

    Isaías 41:10
    Não fiquem com medo, pois estou com vocês; não se apavorem, pois eu sou o seu Deus. Eu lhes dou forças e os ajudo; eu os protejo com a minha forte mão.

    Salmos 73:26
    Ainda que a minha mente e o meu corpo enfraqueçam, Deus é a minha força, ele é tudo o que sempre preciso.

    Mateus 11:28-30
    Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
    Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
    Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

    Salmos 55:22
    Entregue os seus problemas ao SENHOR, e ele o ajudará; ele nunca deixa que fracasse a pessoa que lhe obedece.

    Provérbios 3:5-6
    Confie no SENHOR de todo o coração e não se apóie na sua própria inteligência. Lembre de Deus em tudo o que fizer, e ele lhe mostrará o caminho certo.

    Filipenses 3:13-14
    É claro, irmãos, que eu não penso que já consegui isso. Porém uma coisa eu faço: esqueço aquilo que fica para trás e avanço para o que está na minha frente. Corro direto para a linha de chegada a fim de conseguir o prêmio da vitória. Esse prêmio é a nova vida para a qual Deus me chamou por meio de Cristo Jesus.

    Filipenses 4:13
    Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.

    A paz.
    Jorge