Neste Estudo Bíblico para Jovens nós vamos “investigar” algumas coisas que estão dentro da gente e que frequentemente não sabemos o que é ou o que significa e, embora o estudo seja para jovens, serve também para outras idades, visto que o mais importante é a mensagem final.

Considere compartilhar este Estudo Bíblico em suas redes sociais:

Em primeiro lugar vamos separar esse estudo em algumas partes, duas na verdade:

1ª parte: Infância e Adolescência.
2ª parte: Início da fase adulta.

Estudo Bíblico para Jovens: Infância e Adolescência

Esse material tem a intenção de servir como um guia para você entender quem você é em Deus e em relação aos homens. Veja:

Você no ventre da sua mãe… Como era?

“Sabendo este que o Pai tudo confiara às suas mãos, e que ele viera de Deus, e voltava para Deus,
levantou-se da ceia, tirou a vestimenta de cima e, tomando uma toalha, cingiu-se com ela.
Depois, deitou água na bacia e passou a lavar os pés aos discípulos e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.”
João 13:3-5

Certamente o mais importante neste trecho bíblico é entender que só podemos servir os outros ou lavar os pés dos outros, quando nós temos plena consciência de quem somos.

Perceba que o trecho começa com a afirmação “sabendo este…” referindo-se a Jesus, ou seja, Jesus sabia quem ele era, de onde vinha, para onde iria e que o Pai confiava nele.

Mas só podemos ter a plena consciência de quem nós somos quando fazemos uma viagem ao passado, porque acontecimentos e sentimentos expressados muitas vezes pelos nossos pais enquanto estávamos no ventre da nossa mãe, ecoam em nosso subconsciente até hoje!

Por exemplo, Lucas nos diz o que aconteceu quando Jesus ainda estava no ventre de Maria:

“Portanto, dispondo-se Maria, foi apressadamente à região montanhosa, a uma cidade de Judá,
entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel.
Ouvindo esta a saudação de Maria, a criança lhe estremeceu no ventre; então, Isabel ficou possuída do Espírito Santo.
E exclamou em voz alta: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre!”
Lucas 1:39-42

A grande questão é: quais palavras, sentimentos e ações você absorveu dos seus pais e conhecidos enquanto estava no ventre da sua mãe?

Certamente que não temos como lembrar dessas coisas, mas podemos afirmar com certeza que o nosso autoconhecimento se inicia no ventre da nossa mãe.

O nascimento e o local de infância

E foi habitar numa cidade chamada Nazaré, para que se cumprisse o que fora dito por intermédio dos profetas: Ele será chamado Nazareno.
Mateus 2:23

As pessoas mais seguras de si na vida são aquelas que sabem as suas origens e não tem vergonha delas!
Agora, conquanto Jesus não tenha nascido em Nazaré, muito antes dele um profeta disse: “Ele será chamado Nazareno”.

Nazaré era uma cidade insignificante até Jesus passar a sua infância lá. Natanael questiona, anos mais tarde, se algo de bom poderia vir de Nazaré, deixando claro a irrelevância que aquela cidade tinha na região.

Mas aqui estamos nós, século XXI, e eu não sei onde você nasceu ou como foi a sua infância, só tenho certeza que quem realmente sabe de onde veio pode ir para qualquer lugar.

E a pergunta é como foi a sua infância? De onde você veio?

Jesus se tornou “o nazareno” e você?

Aprenda que você pode se afastar do lugar em que foi criado, mas sempre haverá uma pontinha desse lugar em você e se as coisas foram ruins, é necessário ressignificar isso.

Veja também: 70 temas para o culto de jovens

Estudo Bíblico para Jovens: A fase da Adolescência

Terminados os dias da festa, ao regressarem, permaneceu o menino Jesus em Jerusalém, sem que seus pais o soubessem.

Pensando, porém, estar ele entre os companheiros de viagem, foram caminho de um dia e, então, passaram a procurá-lo entre os parentes e os conhecidos; e, não o tendo encontrado, voltaram a Jerusalém à sua procura.
Três dias depois, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os.
E todos os que o ouviam muito se admiravam da sua inteligência e das suas respostas.
Logo que seus pais o viram, ficaram maravilhados; e sua mãe lhe disse: Filho, por que fizeste assim conosco? Teu pai e eu, aflitos, estamos à tua procura.
Ele lhes respondeu: Por que me procuráveis? Não sabíeis que me cumpria estar na casa de meu Pai?
Lucas 2:43-49

É nessa fase que você ganha individualidade.

É aqui que você passa a ser você, ou seja, ganha uma personalidade própria.

Lembra que Jesus foi abençoado desde o ventre, sabia e conhecia as suas origens?

Pois é, por isso agora ele passa a exercer aquilo que havia sido semeado dentro dele durante toda a infância.

Nesse Estudo Bíblico para Jovens, eu gostaria que você entendesse que é nesse processo que você passa a ser você, ou seja, é quando você começa a despertar interesses individuais, interesses que são diferentes dos seus pais.

Jesus mostrou ter uma aptidão diferente do seu pai, embora ele com certeza ajudasse na carpintaria, Jesus tinha a clara noção de que aquilo não era um fim para ele.

Existem muitos jovens hoje em dia perdidos, e acredite, não existe nenhum problema em não saber o que se quer da vida.

Nós sempre somos cobrados em ser alguém na vida e tenho certeza que você já ouviu isso de alguém, mas na verdade você deve se cobrar para ser você!

Quais os seus gostos, desejos, sonhos, projetos de adolescência que você deixou para trás por medo do que os outros iriam falar?

Você só conseguirá saber quem você realmente é quando tiver a coragem de ser você!

Cortando o “cordão umbilical”

“E, deixando Nazaré, foi habitar em Cafarnaum, cidade marítima, nos confins de Zebulom e Naftali.”
Mateus 4:13

Jovem, chega um momento em nossas vidas que precisamos cortar o “cordão umbilical”, isso é extremamente sadio.
Mas é claro, isso nem sempre significa sair da casa dos pais, não se precisa se pressionar para que isso aconteça, no entanto, é importante que mesmo morando com eles você passe a ser responsável.

E isso significa ter o seu dinheiro, ter as suas coisas, ter os seus sonhos, projetos, desejos… mas nem tudo são flores.

O contexto desse versículo é Jesus sendo batizado e posteriormente sendo tentado no deserto, o que me leva a crer que esse processo de cortar o “cordão umbilical” é um processo muitas vezes solitário e cheio de tentações.
E são essas as maiores tentações nessa fase da vida:

  • Transformar pedra em pão: tentações de necessidades básicas como (relacionamentos fora da hora, sexo e necessidade de sentir prazer, por exemplo).
  • Necessidade de afirmação psicológica: querer provar aos outros o seu valor fora do tempo, ou seja, pular do pináculo do templo.
  • Tentações do poder: “tudo isso te darei…” isso significa o “jeitinho” ou o ter algo sem passar pelo processo.
    E os seus pais não estarão lá. A sua mãe existe, o seu pai, e inclusive Deus existe, mas a decisão agora é somente sua.

Veja mais sobre as Tentações de Jesus clicando aqui

Início da fase adulta: Eu Sou!

Depois de passar por todos esses estágios, Jesus pode dizer “Eu sou”!

Ele pode dizer “Eu sou o pão da vida…” ou “Eu sou o caminho…” porque agora ele sabe quem ele é para Deus e para os homens.

Agora ele pode ficar vestido somente com uma toalhinha na frente dos outros, e isso significa que ele pode deixar se conhecer por completo porque ele sabe quem ele é!

Mas talvez você tenha chegado até esse momento do nosso estudo e tenha percebido que em algum momento você fez escolhas erradas na vida. Talvez na infância ou na adolescência…

O mais importante neste caso é entender que nada está perdido, não importa a sua idade.

Você não pode voltar no tempo, mas pode dar início a um novo tempo em sua vida.

Estudo Bíblico para Jovens: Um novo tempo!

Observe que frequentemente Jesus saia das multidões e se isolava para conversar com Deus.

Comece a fazer isso ainda hoje!

Sair das multidões significa silenciar as vozes exteriores, e conversar com Deus na solitude. Porém, conversar significa realmente conversar, expor as suas dúvidas, dilemas, opiniões, necessidades e agradecimentos a Deus.

Esqueça essas orações que te ensinaram onde você deve seguir uma cartilha para falar com Deus. Deus te entende da forma que você se expressa e ele quer a sinceridade do seu coração.

Somente quando você ganha intimidade com Deus é que você pode dizer “Eu sou”, pois só podemos ser alguma coisa na vida se ele estiver na nossa frente.

Você está entendo?

Somente com essa intimidade você passa a ter consciência de que talvez os seus pais não tenham te desejado quando você estava no ventre, que talvez a sua infância tenha sido ruim e a sua adolescência cheia de problemas, mas que você é importante para Deus!

Talvez você não existe para os seus pais do jeito que você gostaria de existir, talvez ninguém tenha demonstrado um interesse romântico em você, talvez você se sinta sempre aquele amigo rejeitado e deixado de lado, mas acredite:

VOCÊ É IMPORTANTE PARA DEUS!

E ele te ama muito mais do que você imagina.

Conclusão

Frequentemente na vida as coisas podem ficar complicadas, situações podem acontecer que acabam fugindo do nosso controle, mas assim como Jesus venceu o mundo nós também podemos vencer.

Mas se quisermos ter uma vida sincera e alegre aqui na terra é extremamente importante que você, jovem e adolescente, saiba quem você é em Deus.

Ninguém irá te valorizar se você não se valorizar.

Ninguém irá te amar se você não se amar.

Saiba que você não é um zé ninguém, você é filho de Deus, filha de Deus…

E mesmo que tudo esteja nebuloso hoje, acredite, Jesus morreu em uma sexta mas ressuscitou no domingo, ou seja, todo o período de trevas passa.

Eu espero que você tenha entendido 🙂
Deus te abençoe!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *