O que é realmente o Reino de Deus? Onde será estabelecido? Quando virá? Como podemos nos preparar para o Reino de Deus e entrar nele?

Como cristão, é importante entender o significado por trás dessa expressão. Se alguém lhe perguntasse o que o reino de Deus queria dizer, você saberia como respondê-lo?

Então definitivamente você precisa ler este estudo até o final!

Qual o real Significado de Reino de Deus?

A expressão “reino de Deus” é mencionada nas Escrituras de várias maneiras diferentes ao longo do Antigo e do Novo Testamentos:

• Mateus 6:33, Marcos 1: 14-15 e Lucas 4:43, todos se referem ao reino de Cristo;
• Mateus 13:41 e 20:21 se referem ao reino de Cristo e Deus;
• Efésios 5: 5 refere-se ao reino de Davi;
• Marcos 11:10 refere-se ao reino;
• Mateus 3: 2 , 4:17, 8:12, 13:14 e 13:29 se referem ao reino dos céus;

Embora a redação exata seja diferente entre Cristo, Deus e o céu, todas as Escrituras simbolizam o mesmo conceito com aspectos diferentes. Abaixo listo 2 coisas que o Reino de Deus realmente significa:

• O governo de Jesus Cristo na terra (que hoje ocorre espiritualmente, em breve será também fisicamente);
• As bênçãos e vantagens que advêm de viver sob o governo de Cristo;

O próprio Jesus Cristo não apenas mencionou “arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus” (Mateus 4:17), mas ele também o usou ao ensinar seus discípulos a orar “venha o teu reino ”(Mateus 6:10).

O que Jesus quis dizer com “O reino de Deus está dentro de vós”?

A frase “o Reino de Deus está dentro de vós” significa que o governo de Deus na presente Era é essencialmente espiritual. Essa declaração de Jesus ensina que em seu estágio presente, o Reino de Deus se encontra naquele coração puro que reconhece verdadeiramente Deus como Rei e Senhor.

Jesus disse que “o Reino de Deus está dentro de vós” quando foi questionado pelos fariseus sobre quando o Reino de Deus haveria de vir (Lucas 17:20,21).

Quando Jesus veio à terra, os judeus estavam procurando o Messias para vir e elevar a nação judaica para destaque. Em vez de ouvir uma mensagem de arrependimento, eles anteciparam um Libertador de sua nação.

A primeira vinda de Jesus foi para pregar “o evangelho do reino de Deus” (Marcos 1: 14-15) e pagar a penalidade pelos pecados da humanidade. Mais tarde, Ele “aparecerá pela segunda vez … para a salvação” (Hebreus 9:28) e o estabelecimento do Reino de Deus aqui na terra.

Onde está o Reino de Deus e como podemos entrar nele?

Infelizmente, ao ler a afirmação de Jesus de que “o reino de Deus está dentro de você”, muitos limitaram erroneamente o Reino de Deus a uma perspectiva filosófica ou a uma maneira de pensar.

Embora a Bíblia fale de nossa “cidadania” como estando no céu depois de sermos batizados (Filipenses 3:20), para entrar no Reino de Deus, os humanos devem ser mudados de carne e sangue para espírito, de mortal para imortal, na segunda vinda de Jesus (1 Coríntios 15: 50-53 ; Hebreus 9:28).

Não podemos negar, que são muito os sinais do fim dos tempos, o reino está mais próximo do que nunca!

Quando o Reino de Deus vier à Terra, dominará todos os “reinos deste mundo” (Apocalipse 11:15).

Por que Mateus menciona “Reino dos Céus” ao invés de “Reino de Deus”?

Em todo o evangelho de Mateus, ele utiliza a expressão “reino dos céus” ao referir-se ao anúncio do governo de Jesus Cristo e às boas novas de Seu reinado.

Ele faz isso por sensibilidade aos judeus que evitam mencionar o nome sagrado de Deus. A doutrina é a mesma e não há visão ou significado diferente entre reino de Deus vs reino dos céus;

Mateus está simplesmente usando uma frase indireta que respeita o leitor judeu.

O que significa “buscar primeiro o reino de Deus”?

Um verso que todo cristão deve guardar na memória é Mateus 6:33: “buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

O Todo-Poderoso nos chama a buscar primeiro o reino de Deus, em vez de nos preocuparmos com o que comeremos, como nos vestiremos – preocupações temporais ou superficiais.

Nosso Pai, que é amor e muito mais confiável que o homem, nos encoraja por meio de Mateus 6:33 a manter uma perspectiva eterna. Você e eu somos chamados a recusar preocupações e ansiedade. Ao invéz disso, buscamos primeiro o reino de Deus.

Deus ainda tem um plano para o planeta Terra. Ele governará e reinará aqui, e como cristãos, nós governaremos e reinaremos com ele.

O que é o reino de Deus? Palavras finais

O Reino de Deus

Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
O pão nosso de cada dia nos dá hoje;
E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;
E não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém. Mateus 6:9-13

Nós nos tornamos parte do reino de Deus quando aceitamos o sacrifício de Jesus Cristo e nos arrependemos. Somos então chamados a ser testemunhas de Jesus, a contar aos outros sobre Ele.

Orar pelo Reino de Deus deve ser nosso foco como cristão – para uma vida frutífera e para que Jesus seja conhecido em toda a Terra e num futuro próximo nós teremos é faremos parte do reino de Deus que será estabelecido nesta terra.