Certa vez ouvi a seguinte frase e acredito que ela tem tudo a ver com essa questão das promessas de Deus que parecem nunca se cumprirem em nossas vidas:

“Para viver a vida que você sonha, você precisa abrir mão da vida que leva”.

Parece contraditório porque se a promessa é de Deus não sou eu quem devo agir, mas sim ele… Bem, sinto muito, mas não é assim que funciona.

As promessas de Deus não se cumprem por qual motivo?

Deus te fez uma promessa e acredite, ele irá cumprir. O problema é que na maioria das vezes a promessa de Deus é um caminho e não um fim em si mesmo.

Toda e qualquer promessa de Deus requer um processo e é esse processo que irá te preparar para receber aquilo que foi prometido.

No entanto a promessa é também uma direção, preste atenção nessa frase sensacional:

“Um homem no deserto pode ao menos caminhar para qualquer direção” Autor Desconhecido

Para vivermos o melhor de Deus em nossas vidas devemos ter a noção de que as promessas de Deus são na verdade uma bússola para nos guiar nesse deserto.

Quando decidimos deixar de lado o nosso direito de entender e seguir em direção às promessas de Deus, as coisas começam a acontecer.

Por exemplo, Abraão ouviu uma voz dizendo para ele sair da terra de sua parentela e seguir para uma terra desconhecida. Veja:

“Portanto, disse o Senhor a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção!
Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.”

Gênesis 12:1-3

Em primeiro lugar foi solicitado uma ação e em segundo lugar a promessa foi feita, mas a promessa só poderia ser cumprida se houvesse uma ação de Abraão.

Existem outros inúmeros exemplos bíblicos e até na vida de milhões de pessoas pelo mundo comprovando que a promessa requer uma ação.

Por outro lado, é certo que Deus não precisa da nossa ajuda para cumprir uma promessa, mas ele quer que nos movamos em direção ao processo.

Você recebeu uma promessa e está fazendo o que com ela?

Recentemente uma moça me disse ter recebido uma promessa de que iria viajar para o exterior, mas que até agora a promessa ainda não havia se cumprido.

Perguntei se ela já havia feito o passaporte e ela disse que não!

Gente, não é possível viajar para o exterior sem um passaporte! Deus não vai fazer a sua parte no processo!

Aprenda que tudo aquilo que Deus já te deu (capacidade, conhecimento, inteligência…) gerará tudo aquilo que ele te prometeu, mas por favor tome a decisão de abrir mão da vida que você leva para viver o extraordinário de Deus.

Abra mão do processo de entender como será feito, deixe o impossível com quem tem essa capacidade (Deus), no mais faça a sua parte.

Como saber qual é a minha parte para que Deus cumpra as suas promessas?

Pense por um instante por favor:

“Sobre essa promessa, o que você pode fazer hoje?”

Você tem a promessa de pregar a Palavra de Deus? Ótimo, mas você está se alimentando da Palavra?

Entenda, Deus não fará a sua parte no processo, ele faz o convite mas cabe a você se levar e segui-lo!

Na vida eu aprendi que 99% das pessoas sabem o que precisam fazer, mas não possuem a coragem necessária para fazer.

Eu tenho certeza que você sabe o que precisa fazer mas ainda não teve coragem para fazer e isso significa que você não acredita no processo de Deus tanto assim como diz…

Talvez a moça da viagem para o exterior não tenha tirado o passaporte porque estava com medo de pagar a taxa e o passaporte encher de poeira em casa.

Talvez você tenha medo de tomar uma atitude que irá te levar para perto das promessas de Deus e com isso se mantém paralisado, literalmente em “ponto morto”.

Ou seja, andar para frente requer que você pise na embreagem, engate a primeira marcha e acelere bem de leve… não adianta colocar em ponto morto e achar que isso é suficiente.

Mas esse processo de se “mover” em direção às promessas requer uma coisinha bem simples…

Como ter fé nas promessas de Deus e agir ainda hoje.

Certamente que você conhece a história de Davi. Várias coisas boas e ruins aconteceram a Davi, mas uma das mais conhecidas ocorreu quando ele se propôs a enfrentar o gigante Golias.

Peço que mesmo que você conheça essa história, leia atentamente os versículos abaixo por favor:

“E parou, e clamou às companhias de Israel, e disse-lhes: Para que saireis a ordenar a batalha? Não sou eu filisteu e vós servos de Saul? Escolhei dentre vós um homem que desça a mim.
Se ele puder pelejar comigo, e me ferir, a vós seremos por servos; porém, se eu o vencer, e o ferir, então a nós sereis por servos, e nos servireis.
Disse mais o filisteu: Hoje desafio as companhias de Israel, dizendo: Dai-me um homem, para que ambos pelejemos.
Ouvindo então Saul e todo o Israel estas palavras do filisteu, espantaram-se, e temeram muito.”

1 Samuel 17:8-11

Agora preciso por favor que você leia atentamente o verso abaixo:

“Chegava-se, pois, o filisteu pela manhã e à tarde; e apresentou-se por quarenta dias.”

1 Samuel 17:16

Você sabe qual o problema que ocorreu nesses dois trechos da história de Davi contra Golias?

A voz do gigante! Isso mesmo, a voz do gigante!

O que a voz de Golias tem a ver com as promessas de Deus para a minha vida?

O problema é que Golias apareceu por quarenta dias até o pequeno Davi (que estava aparecendo ali pela primeira vez) resolvesse enfrentá-lo.

Os soldados de Israel se acostumaram com a voz do gigante e com a passividade que sobreveio sobre eles, ou seja, a voz do gigante não era familiar para Davi, por isso ele agiu!

Eu tenho certeza que frequentemente surge uma voz na sua cabeça dizendo que você não irá conseguir, que as promessas de Deus não irão se cumprir ou até mesmo que a sua vida será medíocre e que você deve se acostumar com isso.

Isso é falso! Não é o que Deus tem para você!

Por favor, não seja como o exército de Saul que se acostumou com a voz do gigante e se sujeitou à passividade.

Deus irá cumprir as promessas dele em sua vida, mas você precisa estar disposto a enfrentar o gigante. Talvez esse gigante tenha nome para você, talvez ainda não, mas uma das maiores certezas da vida é que mais cedo ou mais tarde esse gigante irá aparecer e cabe a você decidir se irá se acostumar com ele ou enfrentá-lo.

Eu lamento te dizer, mas a vida é difícil. É difícil para mim, é difícil para o presidente, é difícil para os ricos, é difícil para os pobres, é difícil para todos. Cada um sabe o gigante que aparece, ou seja, cada um sabe dos seus problemas.

Mas eu tenho uma notícia para você:

Jesus venceu o mundo!

E se você não se acostumar com a voz do gigante e enfrentá-lo, você também irá vencer.

Talvez você pense que Deus precisa te dar mais ferramentas para enfrentar esse gigante… mas olha só: Tudo aquilo que Deus já te deu gerará tudo aquilo que ele já prometeu em sua vida.

Você é uma pessoa completa em Deus e isso é suficiente para você vencer a batalha que for.

Conclusão

Você já percebeu que existem algumas pessoas que se converteram a dez, quinze, vinte anos e até hoje não conseguiram experimentar as promessas de Deus?

Enquanto alguns com poucos meses de conversão genuína deram um salto na vida espiritual?

Sabe o que as diferencia?

A atitude, a não passividade e principalmente a confiança de que Deus irá cumprir as promessas mas que eu também preciso agir.

Por isso, se hoje você está desanimado, achando que Deus não liga para você e que a vida é uma droga… Adivinha?

“Levanta-te, toma o teu leito, e anda.”

João 5:8

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Boa tarde a todos, a paz do nosso Salvador Jesus.
    Existem dois quesitos que as pessoas se esquecem ou não atentam para o cumprimento das promessas de Deus.
    1) O tempo do cumprimento da promessa.
    As pessoas acham que quando Deus faz uma promessa ela tem que ser cumprida imediatamente, quando na verdade, conforme foi dito no post, o cumprimento da promessa exige um processo, e a lição que Deus tem para nós faz parte desse processo. Repare que quando Deus fez a promessa da terra prometida aos hebreus (Israelitas), Ele simplesmente não a deu de mão beijada, mas fez os hebreus lutarem por ela, mas por quê? Para que a promessa de Deus, fosse muito mais valorizada, e também para o que povo acreditasse naquilo que Deus havia prometido por meio da fé.
    As promessas do Senhor são infalíveis. Tantas coisas podem acontecer, mas Deus cumpre as Suas promessas. 1 Reis 8.56: “Bendito seja o Senhor, que deu repouso ao seu povo de Israel, segundo tudo o que prometera; nem uma só palavra falhou de todas as suas boas promessas, feitas por intermédio de Moisés, Seu servo”.
    2) O qual é a promessa que Deus tem para você?
    Será que Deus tem promessas de bens materiais, riquezas, carro novo, um feliz casamento? Ora, pode ser até que sim, porém é importante saber, inclusive já falei isso aqui em outro post sobre oração, que Deus não nos dará aquilo que queremos, mas aquilo que precisamos, não só para nossa sobrevivência, mas também para o cumprimento da Sua vontade, por que as pessoas não perguntam a Deus se o promessa Dele não é justamente uma grande obra Dele, um grande ministério na Igreja de Cristo? E é aí justamente que as pessoas se acomodam por não assumirem um compromisso de fato com Deus.
    Veja esse texto de Jeremias.
    E veio a palavra do SENHOR a Jeremias, segunda vez, estando ele ainda encarcerado no pátio da guarda, dizendo:
    Assim diz o Senhor que faz isto, o Senhor que forma isto, para o estabelecer; o Senhor é o seu nome.
    Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.
    Porque assim diz o Senhor, o Deus de Israel, acerca das casas desta cidade, e das casas dos reis de Judá, que foram derrubadas com os aríetes e à espada.
    Eles entraram a pelejar contra os caldeus, mas isso é para os encher de cadáveres de homens, que feri na minha ira e no meu furor; porquanto escondi o meu rosto desta cidade, por causa de toda a sua maldade.
    Eis que eu trarei a ela saúde e cura, e os sararei, e lhes manifestarei abundância de paz e de verdade.
    E removerei o cativeiro de Judá e o cativeiro de Israel, e os edificarei como ao princípio.
    Jeremias 33:1-7
    Certamente os cativos de Judá estavam clamando por um messias, que libertasse o povo da Babilônia, mas o que eles precisavam era um messias que libertasse a vida espiritual do cativeiro da idolatria, ou seja, não o que queriam mas o que precisavam.
    E Deus cumpriu a promessa que foi grande, primeiro restaurou a nação de Israel, com três êxodos (Retorno a Jerusalém com Zorobabel, Esdras e Neemias), e 420 anos depois envia Jesus, perceba que o cumprimento de toda a promessa de Deus, demorou esse tempo todo, mas por quê? Falta de entendimento do povo de Israel que está esperando esse messias guerreiro até os dias de hoje.
    Por isso é importante ter discernimento sobre o tempo e qual a promessa que Deus tem realmente para você.
    A paz
    Jorge

    • Sim Jorge, esse é outro problema… Às vezes Deus não falou e a pessoa acredita que aquilo é uma promessa, quando na verdade não é!

      Temos que crer de verdade que tudo coopera para o nosso bem, quando acreditamos nisso trazemos paz para o nosso coração e tudo fica mais fácil.

      Deus te abençoe e obrigado pelo comentário!