Você sabe o que significa dracma, denário, asse, estáter e darico? Essas são moedas muito comuns em toda a Bíblia e com certeza você já se deparou com elas em suas leituras da Palavra.

Iremos mostrar o real significado de cada uma delas para você! Isso irá te ajudar a entender melhor o contexto histórico de uma passagem bíblica. Vejamos:

O que significa Dracma?

Esta é a mais conhecida de todas as moedas que serão mostradas neste artigo. O valor dela foi exemplificado por Jesus em uma de suas parábolas mais conhecidas, a parábola da Dracma Perdida:

“Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar?
E achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida.
Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.” Lucas 15:8-10

A Dracma era uma moeda utilizada no Oriente Médio e na antiga Grécia.

A Dracma é considera como uma das moedas com maior tempo de circulação. Ainda era possível utiliza-la até o ano de 2002 (após esse período, a Grécia passou a fazer parte da zona do Euro).

Veja Também: Planos de Leitura Bíblica para 2023

O que significa Denário?

O Denário aparece também no novo testamento em uma passagem de Marcos, veja:

“Mas Jesus, percebendo a hipocrisia deles, respondeu-lhes: Por que me experimentais? Trazei-me um denário para que eu o veja.” Marcos 12:15

O Denário basicamente representa um dia de trabalho. Era uma das moedas mais famosas entre os romanos e é citado dezesseis vezes no novo testamento.

O que significa Dárico?

O Darico era uma moeda utilizada e introduzida pelo rei Dario. Pesavam aproximadamente 8,4 gramas e aparece no Velho Testamento, veja:

“…conforme as suas posses, deram para a tesouraria da obra, em ouro sessenta e um mil dáricos, e em prata cinco mil minas, e cem vestes sacerdotais.” Esdras 2:69

As primeiras moedas passaram a ser utilizadas 8 A.C.

O que significa Asse?

Asse era uma moeda de baixo valor feita inicialmente de bronze e depois de cobre.

Jesus fala sobre o Asse nesta passagem:

“Não se vendem dois passarinhos por um asse? e nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai.” Mateus 10:29

O que significa Estáter?

Já sabemos o que significa dracma, denário, asse e darico. Agora iremos falar sobre o Estáter.

Diferente do Asse, o Estáter era uma moeda de grande valor. No milagre da moeda na boca do peixe, Pedro retira um Estáter para pagar o imposto para ele e para Jesus, veja:

“Mas, para que não os escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir e, abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter; toma-o, e dá-lho por mim e por ti.” Mateus 17:27.

O Estáter era feito de ouro ou prata e foi originado na Grécia.

Essas são as principais moedas que aparecem na Bíblia.

Se você tiver mais alguma dúvida, considere conhecer o nosso manual com mais de 250 perguntas difíceis da Bíblia respondidas de forma simples e descomplicada em mais de 500 páginas de conteúdo! Clique aqui para baixar o seu!

 

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *