Culto de Jovens: 7 simples passos para fazer um culto memorável!

Tempo de leitura: 6 minutos

Já citamos aqui 9 dicas para o ministério infantil e hoje vamos falar sobre 7 simples passos para fazer um culto de jovens memorável!

Eu mesmo já fui líder do grupo de adolescentes e posteriormente do grupo de jovens e ao longo do tempo fui desenvolvendo algumas técnicas para o lançamento de um culto de jovens memorável e vou compartilhar-las com você!

Antes, vou deixar o link para você assistir o vídeo e conhecer mais sobre o nosso curso de líderes de jovens e adolescentes, com certeza este material irá te ajudar a ser um(a) líder altamente capacitado(a) para o ministério de jovens e adolescentes.

Clique aqui para assistir o vídeo e receber mais informações!

7 simples passos para fazer um culto de jovens memorável

Vamos agora listar 7 simples passos para você fazer um culto de jovens realmente interessante e que possa gerar interesse e consequentemente trazer novas pessoas a sua congregação.

Passo 1: Defina o dia e uma verba para o culto.

Planejamento para o culto de jovens

É importante que o culto tenha um dia definido, seja uma vez por mês ou uma vez a cada quinze dias, isso quem vai definir é você com os jovens da sua congregação. Levando sempre em conta a disponibilidade de cada um.

Além disso é de extrema importância que você inicialmente tenha uma verba reservada para esse dia. Digo inicialmente porque futuramente você poderá criar um culto autossustentável, mas como estamos no começo, argumente com os membros e com o responsável pela sua congregação a importância em fazer esse culto e em se ter uma verba reservada para o mesmo.

Passo 2: Defina o objetivo e o planejamento do culto.

Quando falamos em um culto de jovens, assim como no ministério infantil é necessário um objetivo e um planejamento.

Você pode por exemplo definir uma sequência de três cultos para os jovens, sendo o primeiro culto uma “apresentação”, o segundo um “encontrão” e o terceiro culto uma “fidelização”.

Então o primeiro culto será destinado a apresentar o Evangelho as pessoas que não o conhecem (veremos como atrair visitantes no passo 4 e no passo 5), o segundo será uma abordagem um pouquinho só mais profunda sobre a fé e sobre Jesus e o terceiro será destinado a fidelizar aquela pessoa que se interessou no primeiro e foi no segundo.

A ideia aqui é trazer novos jovens para a sua congregação, isto no entanto não acontecerá da noite para o dia mas não desanime, com muito trabalho, oração e dedicação as coisas com certeza irão acontecer!

Passo 3: Entregue uma tarefa para cada jovem da sua congregação.

As pessoas envolvidas no culto precisam ajudar de alguma forma a torná-lo memorável. Isso significa que elas precisam participar, opinar e apresentar estratégias para que o culto saia da melhor forma possível.

Após definir o objetivo e o planejamento, defina qual será o papel de cada um, tanto nos dias anteriores como no dia do culto.

Somente com o empenho de todos você conseguirá fazer um culto de jovens memorável.

Passo 4: Faça uma divulgação especial do culto.

divulgar culto de jovensApós definir o dia, o objetivo e o planejamento do culto, vamos falar sobre a divulgação e ela será feita em duas etapas. A primeira etapa será ir de porta em porta em todas as casas e estabelecimentos do bairro divulgando divulgando o culto.

Estude Teologia hoje mesmo!

Uma das coisas que aprendi ao longo do tempo e que pode parecer estranha, foi não dizer a palavra “culto” no momento da divulgação. Diga “encontro”, “confraternização”, “apresentação”, “festa”, entre outras nomenclaturas que possam definir o culto.

Comecei a fazer isso e os resultados foram surpreendentes, pois percebi que a maioria das pessoas convidadas não demostravam muito interesse quando eu dizia “culto”, mas quando dizia alguma das palavras que citei, percebia que elas passaram a demostrar mais interesse no que eu estava falando.

Passo 5: Faça mais divulgações especiais!

Depois de ir de porta em porta nos bairros próximos, faça dois tipos de divulgação que iram gerar mais resultados, principalmente para um culto de jovens:

  1. Vá até a porta de todas as escolas da região: se estamos falando de um culto de jovens e o público-alvo são jovens (óbvio), então que lugar melhor para encontrar jovens do que na porta das escolas?  Utilize uma abordagem simples e vá vestido de uma forma “não intimidadora” (esqueça o paleto e a gravata, que tal uma camiseta e uma calça jeans, por exemplo?). Algumas escolas até permitem que você entre e fale aos alunos no intervalo, por exemplo, essa seria uma ótima oportunidade.
  2. Vá até a porta das baladas e dos grandes bares: outro lugar para encontrar jovens e na porta das baladas e dos bares. Quando era responsável pelo grupo de jovens, separava-os em dois grupos: um grupo ficava orando e intercedendo dentro da congregação durante a madrugada, enquanto o outro grupo ia até a porta das baladas e dos bares para fazer convites e falar de Jesus aos jovens. Isso gerou resultados sensacionais e muitos jovens se converteram a Jesus.

Passo 6: Cadastre os visitantes.

 

cadastre os jovens visitantes

Monte um formulário para entregar no dia do culto. Mas um formulário bem simples, contendo somente: Nome, Whatsapp e e-mail. Entregue esse formulário somente no final do culto, quando a pessoa já sabe quem são vocês e o que estão fazendo (as taxas de preenchimento são muito maiores se você entregar no final).

Com os formulários preenchidos, selecione duas ou três pessoas para fazer o acompanhamento dos cadastrados para que eles possam comparecer nos próximos cultos. Mas não fique fazendo convites, converse. Pergunte mais sobre eles, crie intimidade e quando eles estiverem se sentindo à vontade convide-os para os cultos.

Passo 7: Utilize as redes sociais.

As redes sociais são gratuitas e devem ser usadas sem moderação. Utilize blogs, sites, Facebook, Whatsapp, enfim, utilize tudo a seu favor para levar a mensagem o mais longe possível.

Além disso, utilize planilhas, crie arquivos e modelos para que todos os organizadores do culto falem a “mesma língua” com os visitantes e posteriormente com os cadastrados.

Conclusão

Devemos utilizar as ferramentas disponíveis no mundo atual para fazermos a mensagem do Evangelho chegar a mais pessoas.

Não pare no culto! Crie atividades, crie sites e blogs, crie newsletter com os visitantes da sua congregação para mante-los atualizados sobre os cultos. Enfim, utilize a tecnologia para fazer um culto de jovens memorável.

Se você possui alguma dica que queira compartilhar, deixe nos comentários. Com certeza irá ajudar outros leitores.

Até já!

3 Comentários


    1. Boa noite Jaqueline!

      Com 4 jovens já é possível implementar algumas ideias, principalmente as divulgações no bairro e nas escolas.

      Força que Deus é com vocês!

      Até Mais!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *