A pergunta “Por qual livro devo começar a ler a Bíblia?” é uma das perguntas mais recorrentes entre os evangélicos que desejam estudar a Bíblia de verdade. Neste artigo iremos falar sobre este tema, além de dar algumas dicas sobre como você poderá estudar a Bíblia com qualidade.

Por qual livro devo começar a ler a Bíblia?

A Bíblia não é um livro somente para doutores, pregadores ou teólogos. A Bíblia é para todos nós!

Tendo isto em mente, eu vou te dar algumas dicas práticas que me ajudaram muito quando comecei a estudar a Bíblia de capa a capa:

Ore a Deus

Antes de saber por qual livro devo começar a ler a Bíblia você precisa orar a Deus e pedir a ele entendimento, sabedoria para que ele te ajude:

“A entrada das tuas palavras dá luz, dá entendimento aos símplices.” Salmos 119:130

Deus é quem dá entendimento, veja:

“Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes.” 1 Coríntios 1:27

E se você está com vontade de estudar e entender a Bíblia, essa sede só pode vir do Espírito Santo e ele estará te capacitando se você orar a Deus com fé.

Comece a ler a Bíblia como uma carta.

Quando você recebe uma carta você lê um paragrafo hoje, uma frase amanhã, mais um paragrafo depois… ou você lê a carta de uma vez?

É claro que lê de uma vez certo?

A mesma coisa se dá com a Bíblia! No próximo tópico eu vou te mostrar por qual livro você deve começar a ler a Bíblia, portanto pegue a Bíblia, a partir desse livro e leia de carreirinha.

Leia também:

A reposta para a pergunta: Por qual livro devo começar a ler a Bíblia?

A minha dica é que você comece lendo a Bíblia pelo Evangelho de João, depois o Evangelho de Marcos, o de Lucas e por último o de Mateus.

Isto porque o Evangelho de João demonstra de maneira mais objetiva os ensinamentos de Jesus.

Já o Evangelho de Marcos é “simplista” na sua proposta, já que é um Evangelho escrito para o povo romano, e para prender a atenção do povo romano era necessário um Evangelho curto e que mostrasse somente os fatos principais. É por isso que o Evangelho de Marcos não tem genealogia, por exemplo.

Já o Evangelho de Lucas é um Evangelho mais “técnico”, ou seja, cronologicamente é o mais correto porque foi escrito para os gregos. Um povo que na época era absolutamente filosófico e se importava em ler os assuntos sequenciais e lógicos.

E o Evangelho de Mateus é um Evangelho escrito para os judeus, por isso ele começa com uma genealogia. Já que para o povo judeu é importante que se saiba não somente quem é Jesus, mas ainda é mais importante saber quem vem atrás dele, por isso a genealogia e tudo que a sucede.

Veja Também: 50 Livros Evangélicos que todo Cristão deveria ler

E o que fazer depois?

Depois de ler os Evangelhos e compreendê-los, e é importante que você compreenda os Evangelhos, você poderá ler todo o resto.

E neste caso a minha sugestão é que você leia o novo testamento todo e por completo. E somente depois você deve ler o antigo testamento, que possui um nível maior de dificuldade interpretativa.

O meu irmão em Cristo, Presbítero André Sanchez, possui um material muito bom onde ele ensina você a ler a Bíblia passo a passo. É um material super legal em vídeo onde ele mostra como você pode ler a Bíblia de capa a capa.

Se você quiser conhecer, basta clicar aqui e saber mais sobre este projeto que tem ajudado milhares de pessoas a ler e entender a Bíblia!

Até Já!

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *