Neste Estudo Bíblico sobre Oração, iremos montar um guia completo para que você entenda o porquê devemos orar mesmo Deus já sabendo o que iremos pedir. Além disso iremos falar sobre o que é uma oração eficaz e sobre o que realmente significa orar na Palavra de Deus.

Certamente que se você acredita que esse material pode ajudar outras pessoas, considere compartilhar em suas redes:

Agora vamos para o conteúdo e eu espero de coração que Deus possa falar com você através deste Estudo Bíblico sobre Oração!

Estudo Bíblico sobre Oração: O que é Orar?

Vou começar esse estudo bíblico contando uma história que ouvi na adolescência e que basicamente explica o que é oração:

Conta-se que um pastor foi chamado para orar por um idoso muito doente.

O pastor então comparece na hora marcada na casa do idoso e ao entrar no quarto percebeu uma cadeira vazia, mas logo que tentou sentar foi repreendido pelo idoso: “a cadeira já está reservada”.

O pastor então procurou outra cadeira para se sentar e começou a conversar com o idoso. As horas se passaram e nada do visitante misterioso aparecer.

Curioso, o pastor perguntou quem era o convidado especial que deveria se sentar naquela cadeira mais próxima do idoso. O idoso respondeu com um sorriso no rosto:

– Pastor irei contar um segredo ao senhor: eu estava afastado da igreja e muito triste por estar com essa doença terminal, uma pessoa conhecida colocou essa cadeira ao meu lado e disse que a qualquer momento eu poderia chamar por Jesus que ele sentaria comigo para conversarmos por longas horas.

Portanto, continuou o idoso, sempre que desejo orar eu chamo Jesus, ele senta na cadeira e eu deito a minha cabeça em seu colo e conto absolutamente tudo o que estou sentindo para ele.

O pastor conversou por muitas horas com o idoso e no final, ambos oraram, o pastor se despediu e partiu para a sua casa.

Algumas horas depois recebeu um telefonema da filha do idoso dizendo que ele havia falecido.

O pastor correu para a casa deles e encontrou o idoso com a cabeça repousada na cadeira. A moça disse não entender o porquê dele sempre estar com aquela cadeira vazia próxima da cama.

O pastor por outro lado pediu para que ela glorificasse a Deus, pois o idoso havia morrido literalmente nos braços de Jesus.

O Idoso entendeu o que é Oração!

Eu não sei se essa história é real, mas o que eu sei é que o idoso entendeu perfeitamente o que é orar, ou seja, orar é conversar com Deus!

Nem sempre orar é gritar, é falar em línguas ou recitar versículos, mas frequentemente orar é conversar com aquele que nos ama e nos quer bem.

Estudo Bíblico sobre Oração: A Oração Eficaz segundo o Evangelho

Continuando o nosso Estudo Bíblico sobre Oração, vamos analisar segundo o Evangelho, o que realmente significa uma oração eficaz segundo o Evangelho.

A Oração Eficaz coloca em primeiro lugar a vontade de Deus:

“E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve.
E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos.”
1 João 5:14,15

Acima de tudo a vontade de Deus é perfeita e agradável, a questão é que nem sempre é perfeita e agradável aos nossos olhos.

Nós temos uma limitação natural, ou seja, estamos limitados ao tempo e espaço. Deus não possui essa limitação, por isso a vontade dele é perfeita pois ele sabe o que está por vir e conhece além do nós conhecemos.

Colocar a vontade de Deus acima de qualquer intenção do nosso coração não é fácil e eu tenho certeza que normalmente temos as melhores intenções possíveis na nossa oração, mas padecemos de um mal que é não confiar de verdade em Deus.

Certamente que falamos e pregamos que Deus é nosso refúgio, que o Senhor é nosso pastor ou que fazemos tudo que Deus manda, mas a prática é um pouco diferente…

Obviamente que eu me encaixo nessa situação e acredite, isso não é um julgamento, é uma constatação que começa por mim mesmo.

Assim que começarmos a colocar de verdade a vontade de Deus como prioridade em nossas orações e descansarmos de verdade, teremos uma vida um milhão de vezes melhor!

A Oração Eficaz requer humilhação perante Deus

Para esclarecer: Isso não tem a ver com a posição do seu corpo! Veja:

“Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.”
Tiago 4:10

A humilhação neste caso é totalmente relacionada com o nosso coração. De nada adianta você se ajoelhar e continuar orando com o coração orgulhoso e não colocando a vontade de Deus em primeiro lugar.

Observe que o ladrão da cruz não estava de joelhos, mas o seu coração reconheceu a presença do Filho de Deus na cruz.

Portanto ore na posição que achar mais confortável e não necessariamente você precisa orar de madrugada, mas tenha a certeza de estar com o coração voltado totalmente para Deus e creia que a vontade Dele deve permanecer sempre.

Certamente que a oração não é uma carta de regras que deve ser seguida religiosamente, caso contrário seria uma “reza” e não uma conversa (oração).

Mas essas duas questões estão presentes ao longo de toda a Palavra de Deus, ou seja, devem ser seguidas como exemplo de que sim, a oração eficaz é aquela que coloca a vontade de Deus como prioridade e coloca o nosso ego no chão.

No entanto, agora que sabemos o que é uma oração e as duas principais características de uma oração eficaz, eu te pergunto:

Se Deus sabe de tudo como falei anteriormente, por qual motivo devemos orar? Não seria muito mais fácil não falar nada e deixar Deus tomar conta de tudo?

Por que devemos Orar se Deus sabe o que precisamos e o que iremos pedir?

Chegamos em uma parte interessante do nosso Estudo Bíblico sobre Oração…

Gostaria que parasse um pouco de ler e pensasse em uma resposta para a pergunta acima.

Não precisa buscar referências bíblicas neste momento, somente pense em uma resposta sincera que venha de dentro de você.

Por exemplo, a minha resposta sincera para essa pergunta é que se Jacó lutou com o anjo e Abraão “negociou” com Deus o livramento para o seu sobrinho, por qual motivo eu não posso dizer a Deus o que desejo?

Imagine que uma pessoa muito amiga sua está doente, você iria orar pedindo a cura ou dizer somente “seja feita a vontade de Deus” e deixar pra lá?

Nós devemos dialogar com Deus porque a nossa função é bater na porta, veja:

“Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.
Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á.”
Mateus 7:7-8

Se eu não bater a porta não será aberta, no entanto ao abrir-se a porta teremos a perfeita e agradável vontade de Deus.
Pode ser que a vontade de Deus seja idêntica a nossa ou pode ser que não, mas a certeza é que…:

“Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?”
Mateus 7:9-11

A vontade de Deus é boa e é por isso que devemos orar pedindo que a vontade de Deus prevaleça.

O 2ª motivo pelo qual devemos orar.

Lembra da história do começo deste Estudo Bíblico sobre Oração?

Eu disse que a oração na verdade é um diálogo com Deus e é justamente por isso que também precisamos orar:

O diálogo aproxima as pessoas e com Deus não é diferente, veja:

“Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.”
Tiago 4:7,8

Aproximem-se de Deus é o que Tiago está dizendo, em outras palavras, mantenham-se em oração para poderem resistir ao diabo.

Estar perto de Deus significa orar e orar significa dialogar com Deus.

Conclusão: Estudo Bíblico sobre Oração.

Talvez você seja um crente em Jesus a muitos anos, mas eu te pergunto: a quanto tempo você não sente o seu coração arder do fogo do Espírito Santo durante uma oração?

Muitas vezes robotizamos a nossa oração ou passamos a orar citando dezenas de versículos e falando palavras difíceis para impressionar as pessoas a nossa volta e consequentemente nos esquecemos do principal:

A Oração é uma conversa com Deus.

Portanto faça um exercício hoje: puxe uma cadeira e peça para Jesus se sentar e converse com ele.

Tenha fé que ele está te ouvindo e melhor ainda, agradeça a Deus e coloque a vontade dele em primeiro lugar.

Eu tenho certeza que a sua conversa com Deus irá melhorar muitas áreas da sua vida ainda hoje!

Deus te abençoe!

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Li o estudo apenas por curiosidade,apreciei muito, facil entendimento e conteudo super instrutivo;uma benção,recomendo.