A pergunta “Como saber se minha igreja é a certa?” ecoa na mente de muitos cristãos hoje em dia. Afinal, como podemos saber se a igreja/congregação que estamos frequentando é a certa?

Será que ali realmente é pregado o verdadeiro Evangelho de Cristo? E caso não seja, o que fazer?

Veremos as respostas para essas e outras perguntas neste artigo.

Veja Também:

Como saber se minha igreja é a certa?

Existem alguns passos a serem seguidos para determinarmos se a igreja em que frequentamos é realmente a igreja certa. Antes, vou explicar em poucas palavras o que seria a igreja certa:

  1. A igreja certa é aquela que prega o verdadeiro Evangelho!
  2. A igreja certa é aquela na qual eu me sinto bem em frequentá-la.

Essas são as duas principais características do que chamamos de “igreja certa”.

Perceba que estou escrevendo igreja com “i” minúsculo, pois a grande Igreja de Cristo, com “I” maiúsculo, é a Igreja da qual eu e você fazemos parte e que outros milhões ao redor do planeta também fazem parte,

porém só Deus a conhece. Sobre está Igreja não cabe essa pergunta, pois ela única e todos que escolhem seguir a Jesus passam a fazer parte dela!

Tendo explicado isso, vou falar sobre a igreja com “i” minúsculo que significa denominações.

Basicamente é aquele ajuntamento que se abre em um salão, que tem um púlpito, que tem uma placa na frente de identificação, que tem um responsável… ou seja, uma instituição.

Como falei, essa instituição precisa de algumas características algumas particulares outras universais.

Vamos falar primeiro sobre as características universais, ou seja, aquela que todas precisam ter.

A igreja certa e suas características universais

Essas características devem estar presentes em todas as igrejas, independentemente dos costumes, da região ou da cultura no qual esta igreja está relaciona.

Este tópico basicamente responde a pergunta “Como saber se minha igreja é a certa?”

A primeira característica é a pregação do Evangelho e da cruz! 

Por isso é importante que você tenha conhecimento do Evangelho para poder ter uma mentalidade critica quanto a mensagem que está sendo ali apregoada.

O Evangelho deve ser a nossa bussola.

Qualquer coisa que não tenha a ver com o Evangelho, por mais que seja feita em nome de Deus, não é de Deus.

Observe como Jesus pregava, o que ele dizia, qual era o comportamento dele e depois passe a observar a sua congregação.

Não digo isso para que você se torne um julgador das pessoas e nem dos pregadores que lá estiverem, mas falo para que você possa olhar para o que está sendo dito e comparar com o que está escrito!

Se não se parecer com Jesus, eu sinto muito mas ela não é do Evangelho!

Só é do Evangelho quando se parece com Jesus. E só se parece com Jesus quando a cruz é o ponto central!

A cruz é salvação. O maior milagre que Deus pode oferecer a alguém é a salvação da sua alma!

Uma igreja que fala muito sobre dinheiro, política, história, testemunhos, louvores e adorações, mas não fale da salvação das almas, não pode ser de Deus!

Ofertas são importantes, assim como tudo o que eu falei na frase anterior, mas a salvação é o principal:

“E Caifás, um deles que era sumo sacerdote naquele ano, lhes disse: Vós nada sabeis,
nem considerais que nos convém que um homem morra pelo povo, e que não pereça toda a nação.

Ora ele não disse isto de si mesmo, mas, sendo o sumo sacerdote naquele ano, profetizou que Jesus devia morrer pela nação.

E não somente pela nação, mas também para reunir em um corpo os filhos de Deus que andavam dispersos.”

João 11:49-52

O sacrifício de Jesus deve ser o ponto central que reuni os filhos de Deus!

A segunda característica universal é o amor. 

Sem amor não existe igreja. Se a sua igreja não externaliza o amor de Deus cuidando dos necessitados, dando de comer a quem fome, de beber a quem tem sede,

dando cobertor para quem está com frio, eu sinto informar mas essa igreja não se parece com Jesus.

De nada adianta lindos templos, lindas catedrais, cadeiras confortáveis e telões, se a igreja não exalar o bom perfume do amor de Cristo.

De nada adianta os grandes milagres dentro do templo, se as ruas ao entorno da igreja estão cercadas de mendigos e prostitutas, enquanto os membros da igreja saem e nem se dão conta da existência deles:

“Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;

Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;

Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver.

Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?

E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos?

E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?

E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.”

Mateus 25:33-46

Se você ainda possui a pergunta “Como saber se minha igreja é a certa?” ecoando em sua mente, vou expor algumas características particulares.

Essas características vão de cada um e não são obrigatórias, embora algumas sejam importantes.

Como saber se minha igreja é a certa: características particulares

Como eu havia informado, essas características vão de cada um, portanto não são universais.

É importante para você que a igreja possua um ministério infantil desenvolvido? (clique aqui para ver mais informações sobre como desenvolver um ministério infantil).

Se for importante frequente uma que tenha este tipo de ministério.

É importante para você que a igreja possua um ministério de jovens e adolescentes? (clique aqui para ver mais informações sobre como desenvolver um ministério de jovens).

Se for importante frequente uma que tenha este tipo de ministério.

É importante para você que a igreja ofereça uma mentoria espiritual e acompanhamento pastoral? (clique aqui para conhecer nosso o programa de mentoria espiritual).

Se for importante frequente uma que tenha este tipo de mentoria.

É importante para você que a igreja ofereça um seminário teológico? (clique aqui para conhecer o nosso curso livre de teologia).

Se for importante frequente uma que tenha este tipo de seminário.

É importante para você que a igreja ofereça Escola Bíblica Dominical? (clique aqui para conhecer o nosso curso para a formação de professores da Escola Bíblica Dominical).

Se for importante frequente uma que tenha este tipo de escola bíblica.

Essas são algumas características com as quais você conseguirá analisar para responder a pergunta: “Como saber se minha igreja é a certa?”!

Até Já!

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Saudações cristãs a todos.

    Você citou dois quesitos dos quais gostaria de apresentar a minha análise:
    1) A Igreja certa é aquela que prega o verdadeiro Evangelho? Nisso eu concordo em gênero, número e grau. Como você já citou em todo esse post, a verdadeira Igreja prega o foco, não na cruz em si, mas no sangue de Cristo que lá foi vertido para remir nossos pecados. É importante frisar que o símbolo da cruz significa morte. Certa feita, quando estava eu no velório da minha tia, que era católica, o Padre que fez a cerimônia religiosa, orava e fazia o símbolo da cruz, com todos os demais presentes, somente eu não o fazia, foi quando o Padre, percebendo que eu não fazia o símbolo da cruz nas orações, me chamou em particular para me orientar quanto a esse meu gesto, simplesmente perguntei a ele: “Padre, o senhor crê que Jesus ressuscitou ao terceiro dia? Mas é claro meu filho, Eu creio que Jesus permanece vivo em nós, respondeu ele. Então, perguntei novamente a ele, por que devo venerar uma cruz vazia?” É importante saber essa diferença, que o verdadeiro foco é Jesus, que vivo está, e está presente em nossas vidas, na forma do Espírito Santo, e não numa cruz vazia.

    2) A Igreja certa é aquela em que me sinto bem em frequentá-la? Veja que aqui eu coloco o ponto de interrogação, e acrescento que nessa pergunta devemos fazê-la dividindo-a em duas outras perguntas:

    2.1) A Igreja certa é aquela em que me sinto bem em fazer e amar a obra de Deus, e ela me dar total condições para isso? Uma das coisas que você citou no Post é o Amor, o Amor gera comunhão, cumplicidade, união e a união da Igreja gera o verdadeiro Corpo de Cristo, onde as pessoas servem a Jesus com Alegria, aprendendo que juntos seguem um mandamento que Jesus. Mateus 28:19-20.

    2.2) A Igreja certa é aquela em que me sinto bem e atende todas as necessidades do meu conforto, onde me relaciono bem com a maioria? frequento os principais eventos sociais da Igreja tais como acampamento, retiro de carnaval, viagens e etc. Ir para a Igreja onde o foco não é Jesus não vale a pena ir para qualquer Igreja. Veja esse texto que tirei das redes sociais:
    Ir ao culto aos domingos. É obrigatório?!? Veja que resposta interessante.
    Fernanda-Joinville/SC
    Pergunta: –Olá * *pastor, paz do Senhor! Estou com uma dúvida e penso que o senhor poderá me ajudar. É preciso ir todo domingo ou final de semana ao culto?
    Eu não tenho conseguido ir e minha mãe fala que é errado, porém eu penso que não adianta eu ir todos os finais de semana se não estiver bem para receber o que vem de Deus. Gostaria de uma resposta, pois isso tem me intrigado muito! Um abraço e que Deus o abençoe!

    *Pastor
    Responde: –Fernanda, se você *entende que ir ao culto todos os domingos é uma obrigação, não vá.
    Se você entende que ir ao culto todos os domingos é bobagem, não vá.
    Se você entende que ir ao culto todos os domingos é muito chato, não vá.
    Se você entende que ir ao culto aos domingos é perda de tempo, não vá.
    Se você entende que não ir ao culto aos domingos é pecado, não vá. 
    Vá ao culto todos os domingos, Fernanda, somente nas circunstâncias abaixo: quando você entender que ir ao culto é uma resposta de amor a Deus por todo o amor que você recebe dele constantemente; 
    quando você entender que é preciso alimentar a sua fé com a Palavra de Deus e com o Pão da Vida que é Jesus; quando você entender que você participa de uma grande família e que, quando você não vai seu lugar fica vazio na mesa; quando você entender que não basta ter fé, é preciso viver a sua fé;
    quando você entender que o domingo é dia de curtir a família, os amigos, a vida, mas também é dia de curtir o Deus maravilhoso que a ama de todo coração. Sabe, Fernanda, certamente você já deve ter experimentado aquela sensação de que o culto não muda. É tudo igual, tudo repetitivo, etc. Lembre-se, porém, que sua família não muda e você a ama; sua escola é a mesma, e você a frequenta; seus amigos são os mesmos e você não se enjoa deles. Você vai ouvir também de muita gente que ir ao culto só vale quando a gente tem vontade. Eu também acho. Mas também acho, querida, que devemos educar a nossa vontade para querer coisas boas que nos fazem crescer, que nos fazem felizes.

    Quero com isso enfatizar que muitas pessoas estão a procura de uma Igreja perfeita, valendo lembrar que Igreja, palavra oriunda da palavra grega Eclésia, que significa Assembléia, Reunião de pessoas e pessoas não são perfeitas, por esta razão não existe Igreja perfeita, procurar uma Igreja certa para se fazer a obra de Deus, faz sentido, porém procurar uma Igreja que seja perfeita, é correr atrás do vento :
    “Quem observa o vento, nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará.
    Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas.”
    Eclesiastes 11:4,5

    A Paz.
    Jorge

    • Olá Jorge!

      Realmente não existe igreja perfeita. Quem for procurar uma igreja perfeita vai ficar correndo atrás do vento com certeza.

      Quando eu disse que a igreja certa é a igreja em que eu me sinto é isso mesmo! A igreja em que eu me sinto bem, ou seja, o ajuntamento em que eu me confortável. Alguns preferem um lugar mais pentecostal outros mais tradicionais, por exemplo. Nada disso afeta o fato de que o foco deve ser Jesus. Jesus está na mais “barulhenta” e na mais “silenciosa”, mas eu não prefiro a mais “silenciosa”. Isso não me afasta de Jesus, só mostra que eu prefiro a igreja X porque o ajuntamento faz menos barulho. (Isso é um exemplo para que você entenda).

      Por isso coloquei essa característica.

      Até mais Jorge!

  2. A igreja certa,eu quero encontrar, não é aquela que me agrade,pois o Senhor Jesus não agradou a todos,mais aquela que como base esteja focada nos ensinamentos da palavra,que as vzs podem me confrontar! Mais que irão me ensinar como me chegar a Deus!!Como ser Salvo,como ser obediente,como viver uma vida que agrade ao Senhor! E as vzs pode não me agradar, mais porém a alegria de saber que o meu esforço pra agrada- ló, vai me fazer uma pessoa melhor ,e consequentemente abençoada!Que o Senhor me dê a direção de onde servi-lo!!E que eu possa dizer, Alegrei- me quando me disseram : Vamos a casa do Senhor!!