Será que Deus sabia que Adão iria pecar? Alguns adeptos da teologia relacional dizem que Deus abriu mão de seus atributos e se tornou “parceiro” do homem na construção da história e assim fazendo, não sabe mais o que ira acontecer amanhã.

Obviamente esta teoria é incorreta e não possui base bíblica, foi criada somente para manter uma linha racional e nada mais! Portanto, Deus sabia que Adão iria pecar? Sim!

Vejamos mais informações sobre este tema. Antes, considere aprender mais sobre o Evangelho:

Deus sabia que Adão iria pecar?

Como informei anteriormente, sim, Deus sabia que Adão iria pecar, pois Deus é onisciente! A onisciência de Deus é revelada em centenas de passagens bíblicas, a mais conhecida é Salmos 139. Veja:

SENHOR, tu me sondaste, e me conheces.
Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.
Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos.
Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces.
Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão.
Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir.
Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face?
Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também.
Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar,
Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.
Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim.
Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa;
Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe.
Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.
Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra.
Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.
E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grandes são as somas deles!
Se as contasse, seriam em maior número do que a areia; quando acordo ainda estou contigo.
Salmos 139:1-18

Portanto, sendo Deus onisciente, sabia sim que Adão iria pecar. Mas essa afirmação nos gera uma outra dúvida que é: Se Deus sabia que Adão iria pecar por que ele não impediu? Vamos responder essa pergunta de modo muito simples!

Se Deus sabia que Adão iria pecar por que ele não impediu?

Por que Deus não me impede de fazer coisas erradas hoje?

Eu e você fomos criados como seres moralmente livres. Isto significa que temos livre-arbítrio para decidirmos o que fazer e quando fazer determinada coisa. Se assim não fosse, seriamos maquinas e não humanos criados por Deus.

Deus sabia por antecedência do pecado de Adão, mas não interferiu pela mesma razão que não interfere nas nossas escolhas hoje: ele deseja que você e eu o obedeçamos por amor e não por imposição.

Deus é amor e quer que você escolha ser dele. E mesmo se você escolher não ser dele, um raio não vai cair na sua cabeça ou como muitos dizem por aí, Deus não “vai pesar a mão dele sobre você” (como se a terra suportasse Deus pesando a sua mão em alguém, não é mesmo?).

Em outras palavras, você que está lendo este texto agora tem o DIREITO DE NÃO QUERER DEUS!

O peso da minha responsabilidade!

O impacto da liberdade carrega essa ambivalência, eu posso decidir ter a vida eterna em Cristo, tanto quanto eu posso decidir a minha própria perdição.

Deus não manda ninguém para o inferno, a escolha é sua e minha!

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Ámen, Louvado Seja Deus… Muitas Pessoas tem essa Dúvida mas esquecem que Deus é onisciente.
    Deus Abençoe você aí

  2. Eu escutei de um pai o seguinte: “Meu filho bebê estava para colocar a ponta de um garfo numa tomada elétrica e quando vi aquela cena, corri e o acudi”. Ainda bem que aquele pai não era “onisciente” para deixar prevalecer o “livre arbítrio” do bebê.
    Adão, como primeiro Homem, surgiu antes de definirmos o que é: seguro e inseguro, certo e errado, conveniente e inconveniente, legal e ilegal, moral e imoral etc. Literalmente, podemos analisá-lo como uma criancinha inocente e sem noção alguma de qualquer contexto da vida. Se nessa situação primordial de primeiro homem criado com perfeição, como a bíblia o diz, não o aprontaram com capacidade de não ser rebelde, então alguma coisa está mal contada. Desta maneira podemos isentá-lo de qualquer culpa inicial, pois, como diz a bíblia, sem lei não há pecado ou transgressão.
    Agora fica a questão da parte do Criador. Se Ele “deixou” o Homem desviar de um caminho pré-estabelecido por um conceito que não sabia, então fica as perguntas: Será que Deus “não pecou por omissão? Será que Adão desencaminhou de um caminho inexistente?
    Para não deixar Deus, o absoluto, numa situação humanamente desconcertante, ainda há a saída da versão do Velho Testamento. Qual seria a melhor escolha de confiabilidade? “Deus errou ou os escritores da bíblia dos judeus se enganaram?
    Outra solução mal resolvida é o reducionismo do dogma em que “Deus é onisciente, portanto não pode não saber de nada”. Deus está aprisionado na sua própria onisciência.

    • “Adão, como primeiro Homem, surgiu antes de definirmos o que é: seguro e inseguro, certo e errado, conveniente e inconveniente, legal e ilegal, moral e imoral etc.” Desculpa, mas de onde você tirou isso?
      “Agora fica a questão da parte do Criador. Se Ele ‘deixou’ o Homem desviar de um caminho pré-estabelecido por um conceito que não sabia, então fica as perguntas: Será que Deus “não pecou por omissão?” Caminho pré-estabelecido? Não havia caminho pré-estabelecido!
      “Para não deixar Deus, o absoluto, numa situação humanamente desconcertante, ainda há a saída da versão do Velho Testamento. Qual seria a melhor escolha de confiabilidade? ‘Deus errou ou os escritores da bíblia dos judeus se enganaram?'” Situação humanamente desconcertante? Deus não está muito preocupado em ficar em uma situação humanamente desconcertante, Deus é Deus, talvez nós estejamos, mas Deus não!
      “Outra solução mal resolvida é o reducionismo do dogma em que “Deus é onisciente, portanto não pode não saber de nada”. Deus está aprisionado na sua própria onisciência.” Eu sei irmão, Deus é simples demais né!? Não existe nada tão simples como isso! A gente não entende porque não quer!

      Fica na paz mano!

      • Esse é um tema que nunca chegaremos a uma conclusão peremptória. É muito subjetivo e por mais que indaguemos não chegaremos a uma resposta satisfatória.
        Eu não tirei nada que não fosse da escritura hebraica. Caminho pré-estabelecido é o conceito do certo e do errado de Deus e que Adão não conhecia ou não tinha experiência de vivê-lo. Mesmo que conhecesse através do aviso, não teve capacidade de evitá-lo e se não evitou, Deus já sabia que iria pecar e mesmo assim o fez sem essa capacidade. Será que há outro entendimento?
        Deus é onisciente, conhece o futuro e não pode desconhecê-lo, não é isso? Então teremos de aceitar a doutrina da predestinação, para o bem e para o mal. Será que faz sentido condenar a primeira criatura? Será que faz sentido condenar os que ainda não nasceram, mas que estão predestinados para o mal?! O livre arbítrio não seria um teatro com um princípio e um final pré-estabelecidos pela onisciência ?
        Espero que não se ofendam com minhas indagações e se elas são motivo de escândalo por não confirmarem os dogmas, estou pronto para saber as respostas satisfatórias. Creio que Deus não me considera um pecador pelos questionamentos que poucas pessoas não o fazem pelo medo de punição, mas também estou convicto de que a nossa fé não deve ser ingênua.
        Mateus 22:37: Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento.

        • Irmão David, graça e paz! Desculpe a demora em te responder, estou com problemas de saúde nos últimos meses.
          Mas falando sobre o seu comentário, eu sei o que é caminho pré-estabelecido, no entanto Adão sabia que não deveria comer do fruto e mesmo assim comeu. Culpa de Deus? Não, culpa de Adão.
          Deus é onisciente e conhece o futuro, mas não há predestinação porque ao mesmo tempo que Deus é onisciente e conhece o futuro, você e eu somos responsáveis por nossas ações. Ninguém está predestinado a nada, a mensagem é: “Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me” Mateus 16:24. Ele não diz: “Por favor, os predestinados sigam-me” ele diz: “Se alguém quiser…” ou seja, atribui a nós a decisão de fazermos o que quisermos. Veja: “Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha os seus pintos debaixo das asas, e não quiseste?” Lucas 13:34. Mais uma vez Jesus diz: “não quisestes”, em outras palavras, a escolha é nossa! Deus sabe o futuro e o futuro não é imutável! A física quântica prova que nem o passado é imutável, quem dirá o nosso futuro.
          O livre arbítrio existe justamente porque o futuro não é imutável e como eu falei, a ciência prova isto na física quântica! Mas voltando a bíblia, com certeza você conhece a história de Manasses, que fez o que fez, mas depois tomou a decisão a de se arrepender. Veja: “E ele, angustiado, orou deveras ao Senhor seu Deus, e humilhou-se muito perante o Deus de seus pais; E fez-lhe oração, e Deus se aplacou para com ele, e ouviu a sua súplica, e tornou a trazê-lo a Jerusalém, ao seu reino. Então conheceu Manassés que o Senhor era Deus.” 2 Crônicas 33:12,13. A decisão de perdoar Manasses é o resultado da sua súplica, ou seja, se Manasses não tivesse se arrependido, Deus não o teria perdoado. A decisão sempre é nossa e ao mesmo tempo Deus é onisciente: “Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces.” Salmos 139:4. Como isso é possível? Só Deus sabe!
          Vou parar por aqui, mas existem diversos exemplos ao longo do Evangelho nos mostrando que todo aquele que toma a decisão de crer se torna filho de Deus, pela graça conquistada na cruz.

          Fica na paz!

          • Oh! Luiz Henrique, Melhoras para você.
            Veja se eu estou entendendo. A onisciência de Deus é apenas um projeto para execução futura e não uma realidade antecipada que não poderá ser mudada? Se for assim, então a linha do Seu projeto ficaria assim: Deus escreve certo por linhas tortas e escreve torto por linhas certas, tudo para que o Homem o execute conforme a Sua onisciência no final. O problema está nesse “final”; nem sempre esse “final de projeto” acaba bem para muitas pessoas, mas Deus sabe. Vamos usar o “projeto divino Judas Iscariotes”, que é um exemplo impar. Tudo deu certo no final? Sim, claro que deu certo, de acordo com as escrituras, pois Jesus dependia da participação operária de um homem para a execução daquele projeto, só que o final não foi muito bom para o pescoço do Judas. Esse modo de “pensar Deus”, também não resolve o problema da omissão e da predestinação, pois se pensarmos bem, Judas caiu na armadilha de um plano que já nasceu fracassado (profeticamente), não para nós… Assim, quantos planos fracassados houveram no passado e testemunhamos no presente tantas pessoas, grupos, famílias e até países que não conseguiram executar cada plano, apesar de alguns o conseguirem!
            Em fim, tudo ocorre para contemplar a onisciência de Deus. Jó 42:2: Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado. Isso confirma a predestinação ou não?
            OBS.: Eu não creio na predestinação para bem e do mal.

          • Obrigado David!

            Como já falei ninguém está predestinado a nada. Nós falamos assim de Judas porque sabemos a história dele, mas Judas não sabia a história de Judas. Judas não lia o Evangelho, entende? Jó não lia o livro de Jó, Rute não lia o livro de Rute… porque eles eram a história. É fácil para nós dizermos que Judas foi só uma peça descartável de um xadrez cósmico porque a história já está feita, mas ninguém sabe o que se passava pela mente de Judas. Sabemos o que o Evangelho nos revela, mas a mente dele mesmo só Deus sabe.
            Só não estou entendendo o fato do irmão dizer não acreditar na predestinação. Aparentemente, achei que acreditasse.
            Então, nenhum dos planos de Deus podem ser frustrados pelo simples fato dele ser Deus! Se os planos de Deus forem frustrados ele não seria Deus.
            Deus sabe o futuro porque sabe que você diante de determinada situação, agirá de determinada forma, porque te conhece. Não tem um caminho traçado, Jesus nos deixou o Evangelho para seguirmos, quem quiser seguir siga, quem não quiser não siga, de qualquer modo haverão consequências.
            Basta lermos os Evangelhos e perceberemos que tudo parte de uma decisão pessoal: “Que queres que eu te faça?”, “Lázaro, vem para fora”, “Tu queres ser curado?” ou a mais chocante de todas, que fez pessoas largarem tudo para ir com ele, que é: “Segue-me”.
            Então está bem claro que a sua decisão importa e que ela gera consequências.

            Espero que tenha entendido.

            Até mais meu irmão!

  3. Realmente ninguém sabia o que se passava na cabeça Judas, exceto Jesus e Deus? Essa é a minha dificuldade. Será que Jesus e Deus estão reduzidos pelas suas impossibilidades de “não saber o futuro”, ou seja, saber o futuro os torna culpados de omissão e manipulações? coisa que não entendo. É claro que não podemos admitir essa atribuição a Deus.
    Se Deus quer que todos os homens sejam salvos, conforme 1 Timóteo 2:4 (eu creio que essa é a predestinação certa), então alguma coisa está errada. Deus não pode desejar que todos os homens sejam salvos se Ele sabe que muitos não serão e por outro lado, não pode desejar a salvação daqueles que serão salvos, pois já sabe dessas salvações.
    Eu creio que Deus nos conhece até ao dia de hoje. Isso pode ser pela própria opção Dele, de não querer saber o futuro e também conhece a nossa capacitação para sermos salvos ou não. Ele pode até pressentir que, do jeito em que estamos poderemos ser salvos ou não. Se tomarmos a decisão errada, Ele vai esperar o nosso retorno (na parábola do filho pródigo Ele fica muito alegre do seu retorno, isso me faz pensar que essa alegria não era falsa), e talvez alterar o nosso rumo de alguma forma. Ele faz isso com todos os homens, inclusive com os que não querem as suas salvações e não serão salvos. Isso fica melhor para a minha compreensão.
    Filipenses 3: 10-16 …Para o conhecer, e o poder da sua ressurreição, e a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte; para, de algum modo, alcançar a ressurreição dentre os mortos (João 6:40). Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Todos, pois, que somos perfeitos, tenhamos este sentimento; e, se, porventura, pensais doutro modo, também isto Deus vos esclarecerá. Todavia, andemos de acordo com o que já alcançamos.

    • Realmente David são mistérios de Deus que estão para além da nossa compreensão. Eu continuo crendo da forma que expliquei a você, entretanto não temos uma verdade absoluta, somente fragmentos dela. Nossa capacidade de compreensão ainda extremamente limitada. Esperaremos o dia em que isto nos será revelado.

      Fica na paz meu irmão.

  4. 16 Não fostes vós que me escolhestes; pelo contrário, eu vos escolhi e vos designei a ir e dar fruto, e fruto que permaneça, a fim de que o Pai vos conceda tudo quanto lhe pedirdes em meu nome.10 Nisto está o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele quem nos amou e enviou seu Filho como propiciação* pelos nossos pecados.Ele vos deu vida, estando vós mortos nas vossas transgressões e pecados

  5. BOM DIA! SUA PERGUNTA POR SI SÓ JÁ TRAZ A RESPOSTA, MESMO SABENDO DEUS DE TUDO, NÃO SERIAMOS LIVRES SE ELE NOS IMPEDISSE DE QUALQUER COISA QUE FIZERMOS. A ESCOLHA É NOSSA, VIVER OU MORRER, AMAR OU ODIAR, QUERER OU NÃO QUERER, CRER OU OU NÃO CRER. POSSO SER JOIO OU POSSO SER TRIGO, NISSO HÁ UMA CERTEZA DE QUE NO TEMPO DELE TRIGO E JOIO NÃO ESTARÃO MAIS JUNTOS. UM IRÁ PARA UM LUGAR DE VIDA ETERNA COM DEUS POR QUE ESCOLHEU CRER E AMAR. O OUTRO TAMBÉM POR SUA SUA PRÓPRIA ESCOLHA IRÁ VIVER ETERNAMENTE ARDENDO EM PECADOS POR NÃO CRER EM DEUS E AMAR O PECADO. COMO POSSO SABER O O QUE É PECADO? O AMOR DE DEUS É TÃO GRANDE, SUA SABEDORIA É TÃO INCONTESTÁVEL QUE AO SABER DA NOSSA FRAQUEZA HUMANA, ALIVIOU O NOSSO JULGO, SIMPLIFICOU A LEI, NOS DEIXOU APENA DOIS MANDAMENTOS: AMARÁS A DEUS ACIMA DE TODAS AS COISA E AO TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO. SE FEZ CARNE, SENTIU TODAS AS DORES QUE PODEMOS SENTIR, VIVEU TENTAÇÕES MAIORES DO QUE AS PODEMOS VIVER, SE ENTREGOU NA CRUZ POR AMOR A NÓS E AINDA ASSIM CRIAMOS DÚVIDAS E QUESTIONAMENTOS QUE EM NADA NOS APROXIMAM MAIS DE DEUS E MUITO MENOS DOS NOSSOS SEMELHANTES. O HOMEM CARNAL ESTÁ CADA DIA INDIVIDUALISTA, EGOÍSTA, AMBICIOSO, MATERIALISTA E BUSCANDO CADA VEZ MAIS SEU PRÓPRIO ENTENDIMENTO, MAS JESUS É O CAMINHO A VERDADE E A VIDA, NINGUÉM CHEGARÁ AO PAI SE NÃO FOR GUIADO PELO FILHO. SEREMOS TODOS ESPIRITUAIS, ESTE MUNDO TERRENO E CARNAL DEIXARÁ DE SER E O BEM E O MAL JÁ PODERÃO MAIS ESTAR JUNTOS E ISTO É A VONTADE DE DEUS.