Deus mandava matar mulheres e crianças?

Quando lemos o antigo testamento nos deparamos com um Deus que aparentemente é totalmente diferente do Deus do Novo testamento. Logo nos surge a dúvida: Porque Deus mandava matar mulheres e crianças no antigo testamento?

Se você ler nosso artigo “Deus do velho Testamento e do novo Testamento? Como entender isto?” vai ter uma noção sobre o porque Deus mandava matar mulheres e crianças no A.T. Mas também resolvemos fazer este artigo especifico para sanar essa dúvida muito comum entre os nossos leitores.

Porque Deus mandava matar mulheres e crianças?

Para entendermos esta questão devemos entender uma coisa: Deus não mudou, nós mudamos!

Dito isto, vamos a explicação que é bem simples:

Quando Deus mandava matar mulheres e crianças não era porque ele era mal, mas sim porque a consciência dos que aqui residiam era uma consciência limitada, que só entendia a situação dessa forma.

Dizemos por exemplo que Davi era um homem segundo o coração de Deus, mas se eu agir igual a Davi hoje, eu vou ser preso imediatamente! Isto significa que Davi era sim um homem segundo o coração de Deus, mas em comparação aos homens de sua época.

Resumindo tudo: Deus mandava matar porque o homem só entendia a vida assim!

Porque será que Deus não manda matar ninguém hoje? Porque hoje a nossa consciência está um pouco mais avançada em relação ao ideal de Deus para a humanidade. Esse ideal foi personificado em Jesus, que não matou ninguém mas tratou a todos com amor.

Deus sempre foi o mesmo Deus de amor e misericórdia, mas também é um Deus de paciência e que entende que nós somos seres de consciência infinitamente menor e por isso vai nos ensinando as vogais da vida, depois as consoantes, depois as sílabas e aos poucos vai nos alfabetizando até acalçarmos o pleno conhecimento.

Espero que você tenha entendido.

Até Já!

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Saudações cristãs a todos.

    Essa questão é realmente polêmica, eis que muitos não entende que uma das características do Senhor e ser Uni Ciente, ou seja, diante de todo o seu pleno conhecimento de passado, presente e futuro, Ele já sabe, quem, mesmo antes de nascer, se vai ser bom ou ruim.

    Por quê Deus mandou o dilúvio sobre a Terra? Será porque Ele é Deus cruel? Muitos perguntam, e eu respondo, diante do texto de Gênesis:

    “E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.” Gênesis 6:5.

    Se Deus não tivesse destruído toda aquela geração má, aquela geração por si só se destruiria, e possivelmente nem Noé e sua família escaparia da destruição e nós não estaríamos aqui comentando este fato. Então o que fez o Senhor? Acelerou o processo de destruição da geração má, para poupar Noé e sua Família.

    “Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor.” Gênesis 6:8.

    Vamos agora analisar o texto 1 Samuel 15:1-3.

    Então disse Samuel a Saul: Enviou-me o SENHOR a ungir-te rei sobre o seu povo, sobre Israel; ouve, pois, agora a voz das palavras do SENHOR.
    Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eu me recordei do que fez Amaleque a Israel; como se lhe opôs no caminho, quando subia do Egito.
    Vai, pois, agora e fere a Amaleque; e destrói totalmente a tudo o que tiver, e não lhe perdoes; porém matarás desde o homem até à mulher, desde os meninos até aos de peito, desde os bois até às ovelhas, e desde os camelos até aos jumentos.” 1 Samuel 15:1-3.

    Observamos o versículo segundo do texto acima, quando o Senhor diz se recordar do que os amalequitas fizeram e faziam naquele tempo, contra Israel.

    “Então veio Amaleque, e pelejou contra Israel em Refidim.” Êxodo 17:8.

    “Porque sucedia que, semeando Israel, os midianitas e os amalequitas, e também os do oriente, contra ele subiam.” Juízes 6:3.

    Irmãos e Irmãs, a história conta que os amalequitas era um povo ruim e guerreavam contra os israelitas desde a época de Moisés, saqueavam e matavam mulheres e crianças, veja o que diz Samuel ao rei amalequita que Saul havia poupado.

    “Então disse Samuel: Trazei-me aqui a Agague, rei dos amalequitas. E Agague veio a ele animosamente; e disse Agague: Na verdade já passou a amargura da morte.
    Disse, porém, Samuel: Assim como a tua espada desfilhou as mulheres, assim ficará desfilhada a tua mãe entre as mulheres. Então Samuel despedaçou a Agague perante o Senhor em Gilgal.” 1 Samuel 15:32,33.

    Não foi à toa que Deus se recordou do que eles fizeram a Israel. A história conta ainda que Saul exterminou alguns amalequitas desde Havilá até Sur, mas não todos.

    “Então feriu Saul aos amalequitas desde Havilá até chegar a Sur, que está defronte do Egito.” 1 Samuel 15:7

    A consequência disto e que alguns remanescentes amalequitas se organizaram depois e atacaram a cidade de David chamada Ziclague.

    “Sucedeu, pois, que, chegando Davi e os seus homens ao terceiro dia a Ziclague, já os amalequitas tinham invadido o sul, e Ziclague, e tinham ferido a Ziclague e a tinham queimado a fogo.
    E tinham levado cativas as mulheres, e todos os que estavam nela, tanto pequenos como grandes; a ninguém, porém, mataram, tão-somente os levaram consigo, e foram o seu caminho.” 1 Samuel 30:1,2.

    Irmãos, não devemos jamais questionar a Uni Ciência do Senhor e Sua Soberania, pois Ele sabe exatamente o que faz e o que manda. Portanto o que Ele te mandar fazer, faça sem questionar.

    A Paz.
    Jorge

    • Deus sabe o que faz Jorge, você tem razão. Às vezes não entendemos o que está acontecendo porque temos uma visão simplista do assunto, mas Deus vê muito além daquilo que vemos.

      Fica na paz!

  2. Eu concordo plenamente com esse ensinamento, porque o homem de hoje não é o homem de ontem, e a cada dia Deus tem mostrado maiores conhecimentos ao homem para que ele possa discernir suas mensagens, principalmente aquelas deixadas por Jesus Cristo.

  3. Saudações cristãs a todos.

    Amados irmãos e irmãs, as vezes eu sinto dúvidas no sentido do homem atual não ser aquele homem do passado, é certo que com relação ao conhecimento, não é, sem dúvida, contudo, com relação ao sentimento humano, creio eu que o homem atual está voltando as origens cruéis de antigamente, ficando o seu entendimento de maneira cega, pois Deus deu entendimento ao homem para que ele entendesse o que é o amor, e deu a ciência para que ele a usasse em prol da raça humana, porém o que faz o homem com a ciência, armas de guerras, armas nucleares, espalha o terror por todo o planeta, o que cega todo o seu entendimento e depois quer culpar Deus, o qual eles dizem ser somente o Deus do velho testamento de ser cruel.
    Jesus disse:
    “E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.” Mateus 24:12

    E o que é essa iniquidade? Guerras, intolerância, violência, ganância, egoísmo, hendonismo, luta pelo poder, que cega o homem do entendimento do que é o amor que Deus quer de nós e Jesus nos ensinou.
    Quando eu disse que Deus poupou Noé de ser destruído por aquela geração má, Deus tinha algo em mente, salvar a raça humana, separando o joio do trigo, eu Ele viu que só havia oito sementes boas (Noé e esposa, e seus três filhos e as esposas deles).
    “Noé entrou na arca, e com ele seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos, por causa das águas do dilúvio.”Gênesis 7:7.

    Amados Irmãos e Irmãs, não é só Deus que tudo vê, está observando que o homem atual está caminhando, de novo, para a sua própria extinção, basta abrirmos os olhos e vermos que novamente Deus quer salvar-nos, pois se assim não fosse, por que enviou Jesus? Por que no Seu plano de salvação está no arrebatamento da Igreja, Por que Jesus comparou a sua segunda volta com o evento do dilúvio?
    “37 – E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem.
    38 – Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca,
    39 – E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem.” Mateus 24:37-39.
    Não só Jesus estava vendo que a maioria da humanidade estava cega com o conhecimento e a ciência, mas Deus também deu esse entendimento ao Apóstolo Paulo:
    “Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;” 1 Coríntios 1:27.
    Dito isto, talvez, creio eu, para retardar a destruição do homem.

    Pois o que vejo, a única diferença do homem atual para o do passado, é que, a salvação alcançará a muitos, mais por causa do entendimento que Jesus espalhou de conhecer bem a Deus através do amor, e o que ele quer de nós, pois assim a palavra de Deus diz:

    “Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos;” Apocalipse 7:9.

    Até quando Deus terá que renovar a raça humana? Para mim, Jesus é a última aliança, e depois não precisará mais o homem ser reciclado.

    A paz.

  4. Para reflexão:
    Se foi Deus realmente quem ditou a lei “Não matarás” para aquele tempo, então Ele mesmo não a cumpriu e fez os homens descumpri-la, pois naquela época os homens entendiam a morte de modo diferente.
    Hoje entendemos o “não matarás” e não matamos, mas naquele tempo Deus entendia o “não matarás” e mandou matar?
    De duas coisas, uma está errada: Não foi Deus quem mandou matar ou foi Moisés que mandou matar em nome de Deus.
    O mandamento “não matarás” não foi para nós hoje, mas para os judeus antigos, aqueles que entendiam a morte de modo diferente, ou seja: “Deus nunca poderia mandar matar naquela época”.