Uma das modas que está sendo amplamente difundida nos dias de hoje é o “pensamento positivo” e eu tenho certeza que em algum momento você já ouviu sobre isso, mas como pensar positivo segundo Jesus?

Jesus falou em algum momento sobre como pensar positivo?

Certamente que iremos falar sobre tudo isso e muito mais neste Estudo Bíblico Completo!

O Pensamento Positivo realmente afeta a nossa vida?

Em primeiro lugar leia este versículo atentamente:

“Ouve tu, ó terra! Eis que eu trarei mal sobre este povo, o próprio fruto dos seus pensamentos; porque não estão atentos às minhas palavras, e rejeitam a minha lei.”

Jeremias 6:19

O contexto desse versículo é um Deus cansado de um povo desobediente e que se desviava da Palavra de Deus.

Consequentemente o castigo que lhes seria aplicado é se tornarem aquilo que pensavam… e acredite isso é um tremendo castigo.

O tempo passou, Jesus veio a terra e disse a seguinte frase:

São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso;
se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!”

Mateus 6:22,23

O que Jesus está nos dizendo é que o mundo existe a partir do nosso olhar e o nosso olhar é moldado pelos nossos pensamentos.

Portanto a vida que você leva está dentro da sua cabeça, ou seja, você, a partir dos seus pensamentos é que molda a sua vida.

Existem pessoas que possuem pouco ou quase nenhum poder aquisitivo e são extremamente felizes, enquanto existem pessoas riquíssimas pensando em suicídio.

Você é o que você pensa e a sua vida segue a partir dos seus pensamentos.

Um Estudo para comprovar a eficácia do Pensamento Positivo

Um estudo realizado pela Universidade de Northumbria na Inglaterra chamou a atenção do mundo:

Foram recrutados 71 participantes com idades variadas (acima de 19 anos), os participantes foram divididos em dois grupos.

Um grupo foi estimulado a escrever sobre as melhores experiências que tiveram na vida e a pensar mais positivo.

O outro grupo foi estimulado a escrever sobre situações neutras e sem muita perspectiva positiva. Agora, adivinhe?

As pessoas que escreveram e foram estimuladas a pensar em coisas positivas, tiveram uma diminuição drástica no nível de estresse, ansiedade e desconfortos físicos se comparados com o outro grupo.

Portanto você é sim o que você pensa e os seus pensamentos influenciam sim a sua vida e consequentemente a sua forma de ver o mundo (inclusive influenciam na sua saúde física).

Mas, como podemos pensar positivo de verdade?

Como pensar positivo segundo Jesus?

Na minha opinião a maior lição de Jesus para esse tema é um versículo que na verdade não fala sobre esse tema…

“Não julgueis, para que não sejais julgados.”

Mateus 7:1

Talvez você esteja se perguntando o que esse versículo tem a ver com a mudança de pensamento e eu gostaria que você se concentrasse na verdade nas duas primeiras palavras: “Não Julgueis”.

Certamente que Jesus está falando que não devemos julgar o próximo, mas já parou para pensar se nós também parássemos de julgar os acontecimentos das nossas vidas?

Nós sempre estamos julgando as coisas que nos acontecem, classificando-as como boas ou ruins e na verdade isso só gera ansiedade, depressão e estresse.

Portanto, a partir de hoje experimente não julgar uma situação e somente agradecer… aliás, será que nós conseguimos fazer isso?

Eu leio e ouço frequentemente esse versículo nos cultos e tenho certeza que você também:

“Portanto sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.”

Romanos 8:28

Mas será que acreditamos mesmo nisso?

Por que não conseguimos entregar tudo para Deus e crer que ele fará o melhor em todas as áreas da nossa vida?

Para resumir, pensar positivo segundo Jesus é acreditar que a vontade de Deus é boa e agradável.

Pensar positivo para Jesus é expressar em oração o que está acontecendo, mas terminar dizendo “seja feita a sua vontade”.

Ou seja, acredite de verdade que a vontade de Deus é a melhor coisa que pode acontecer e aposte tudo nisso porque ele não vai te decepcionar!

Tudo que passar disso é positivismo barato.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Boa tarde, a paz do nosso Senhor Jesus.
    Frank Outlaw uma vez disse:
    “Cuidado com seus pensamentos, pois eles se tornam palavras.
    Cuidado com suas palavras, pois elas se tornam ações.
    Cuidado com suas ações, pois elas se tornam hábitos.
    Cuidado com seus hábitos, pois eles se tornam o seu caráter.
    E cuidado com seu caráter, pois ele se torna o seu destino.”

    Realmente, se tivermos bons pensamentos, não só sobre nós mesmo, mas também com com relação aos outros, seremos a luz do mundo e o sal da terra,
    Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.
    Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Mateus 5:13,14

    Porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas.1 Tessalonicenses 5:5

    Pensar positivo como Jesus está associado a fé principalmente, eis que Jesus tinha fé o tempo todo.

    E Jesus lhes disse: Por causa de vossa incredulidade; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível.
    Mateus 17:20

    O problema da humanidade é que muitos pensam em si próprio, e muitos pensam até positivamente pedindo a Deus:
    Coragem; Deus não lhe dará coragem, mas dará a oportunidade de você ser corajoso
    Paciência: Deus não lhe dará paciência, mas a oportunidade de ser paciente
    Se alguém pede que a família seja mais unida em amor, Deus não dará amor a família, mas dará a oportunidade de todos se amarem.
    Se alguém pede riquezas; Deus não dará as riquezas, mas o oportunidade de você conquistar as riquezas através do trabalho.

    E como disse Frank Outlaw, se os nossos pensamentos moldam as nossas palavras, ações, hábitos, caráter e o nosso destino, então não só devemos pensar positivo como Jesus, mas andar como Jesus.
    E para andar como Jesus, temos.
    1) Ter o caráter de Jesus.
    2) Ter o amor de Jesus.
    3) Orar como Jesus.
    4) Obedecer como Jesus.
    5) Servir como Jesus.

    A Paz.
    Jorge

  2. Muito bom o estudo, realmente a gente vive muitas emoções e muitas vezes não queremos encarar a realidade, o apostolo disse tudo posso naquele que me fortalece, dizer é fácil viver a realidade é que realmente faz a diferença!