Nas igrejas de hoje é muito comum encontrarmos pessoas que profetizam, outras que revelam e outras que tem visões, mas as vezes não conseguimos estabelecer a diferença entre profecia, revelação e visão e é isso que veremos neste artigo.

Apesar de estarmos em um momento onde algumas profecias, visões e revelações não passam de uma trapaça, Deus ainda fala com as pessoas, pode acreditar que ele fala!

Veremos agora diferença entre profecia, revelação e visão, também mostraremos o que significa cada um desses elementos.

Veja também:

O verdadeiro significado de profecia, revelação e visão.

Podemos dizer que não existe nenhuma diferença significativa entre essas três palavras e algumas vezes elas podem até se completar. Vejamos:

Profecia

No caso da profecia ela tem a função de revelar acontecimentos futuros, sejam bons ou sejam maus.

Revelação

A revelação possui a função, como o próprio nome sugere, de revelar ou trazer a luz para algo que esteja oculto.

Visão

Já a visão pode em alguns casos ser sinônimo de revelação ou até de profecia. Pode mostrar o futuro, o passado ou o presente.

A diferença entre profecia, revelação e visão

Como falei, praticamente não existe uma diferença no objetivo. Podemos dizer que profecia, revelação e visão são somente mídias diferentes. É como se estivéssemos falando sobre a diferença entre o DVD, CD-ROM e o CD-RW: são mídias diferentes que rodarão o mesmo software.

Neste caso as “mídias” podem até ser sinônimos: uma revelação pode ser dada por meio de uma visão e uma profecia também pode ser dada por meio de uma visão.

Espero que tenha entendido.

Até Já!

Outros estudos indicados para você:

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Saudações cristãs a todos.
    A palavra Profecia também pode significar ; “Transmitir a mensagem – Traduzir – explicar a revelação ou visão de Deus – Proclamar uma mensagem.”
    Em 1 Coríntios 12:10 e Romanos 12:6, a palavra Profecia está relacionada a um Dom, ou seja, pode ocorrer frequentemente, enquanto que a Revelação e Visão só ocorrem em um determinado momento,
    É por isso que Profecia, Revelação e Visão são quase sinônimos, apenas diferenciando entre eles, a maneira como eles ocorrem. A palavra grega traduzida como “profetizar” ou “profecia” em ambas as passagens bíblicas acima significa exatamente “proclamar” ou declarar a vontade divina, interpretar os propósitos de Deus, ou se dar a conhecer de alguma forma a verdade de Deus que tem o objetivo de influenciar pessoas. Muitas pessoas se equivocam ao acharem que o dom de profecia é a capacidade de prever o futuro. Embora saber algo sobre o futuro possa, por vezes, ter sido um aspecto do dom de profecia aos profetas do antigo testamento, pois eles eram também considerados “videntes”, esse dom era essencialmente um dom de proclamação, e não de previsão.
    Outra maneira da forma com a Profecia era dada por Deus ao profeta, era para que ele desse uma ordem sobrenatural, para provar o poder de Deus e explicar qual era Sua vontade. Ex. Ezequiel profetizando ao vento no vale dos ossos secos Ezequiel 37:1-9.
    De fato, a principal ideia transmitida pelas palavras das línguas originais da Bíblia, traduzidas “profetizar” ou “profecia”, é, basicamente, exprimir os pensamentos de Deus sobre um assunto ou, como diz o livro de Atos, falar “as coisas magníficas de Deus”. (Atos 2:11) É neste sentido que muitas pessoas estão sendo roubadas por falsos profetas.
    Um pastor/pregador que declara a Bíblia pode ser considerado um “profetizador” porque está proclamando o conselho de Deus. Com a conclusão do cânone do Novo Testamento, profetizar deixou de ser a declaração de nova revelação e passou a ser declaração da completa revelação que Deus já nos deu. Judas 3 fala da “fé que uma vez por todas foi entregue aos santos (grifo nosso).” Em outras palavras, a fé à qual nos apegamos já foi resolvida para sempre, e não precisa de adição ou refinamento proveniente de revelações extra-bíblicas.

    Além disso, observe a transição de profeta à mestre em 2 Pedro 2:1: “Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres” (grifo nosso). Pedro indica que a era do Antigo Testamento tinha profetas, ao passo que a igreja terá mestres. O dom espiritual de profecia, no sentido de receber novas revelações de Deus para proclamá-las aos outros, cessou com a conclusão da Bíblia. Durante o tempo em que a profecia era um dom de revelação, ela foi usada para a edificação, exortação e consolação dos homens (1 Coríntios 14:3). O moderno dom de profecia, que é realmente mais parecido com o ensino, ainda declara a verdade de Deus. O que mudou é que a verdade de Deus hoje já foi totalmente revelada em Sua Palavra, enquanto que, no início da igreja, não tinha sido ainda totalmente revelada.

    Abraço
    Jorge.

    • Certo meu querido irmão agora te pergunto se vc tivesse um filho que ama profundamente não o avisará ele do buraco que está a sua frente, do perigo que ele está correndo ou até mesmo de planos malignos tramados contra ele para tirarlhe a vida.isso é o Deus da bíblia que vc ler

  2. MUITO BOM JORGE! POREM EU SÓ RESSALTARIA UM PONTO. QUANDO VC DIZ QUE HOJE A VERDADE DE DEUS JÁ FOI TOTALMENTE REVELADA. EU NÃO DIRIA NECESSARIAMENTE O TERMO “REVELADA” , EU TROCARIA PELO TERMO “REGISTRADA”, POIS EU ENTENDO QUE SÓ SE CARACTERIZA EM REVELAÇÃO, QUANDO A MENSAGEM ESTA CLARA, (DESCRIPTOGRAFADA), CASO CONTRARIO É APENAS A ESCRITURA. É O MESMO CONCEITO EM QUE HA UMA DIFERENÇA DO TERMO “ESCRITURAS SAGRADAS” QUE SÃO OS REGISTRO DA EXPRESSÃO DE DEUS (ALGUMAS DELA AINDA CODIFICADA) , ENTRE O TERMO “A PALAVRA DE DEUS” (QUE SÃO OS REGISTRO DESCODIFICADO OU REVELADO PELO O ESPIRITO SANTO). RESUMINDO: NO MEU CONCEITO, AS ESCRITURA SAGRADA EM SI, SÃO OS REGISTRO DA PALAVRA DE DEUS PARA A HUMANIDADE. CONTUDO SÓ REVELADA PARA ALGUNS. VOU ENTENDER SE DISCORDAR
    ( AFINAL É UM PENSAMENTO PECULIAR DA MINHA PESSOA) . PAZ

    • Gostei muito da sua colocação, amigo.
      De fato, há necessidade de revelar (trazer à luz) aquilo que está oculto das Escrituras Sagradas, pois nem todos tem discernimento para entendê-las completamente, havendo necessidade de que alguém traduza (revele) o significado das palavras para a edificação da sua fé.
      Ao ter de Deus a iluminação acerca de alguma passagem escriturística, essa pessoa proclama a verdade (profetiza) aos demais.
      Deus te abençoe!!!

  3. a revelação é a mesma profecia porque eu falo isto ? as revelações eram dadas por profecias e não apenas por visões , quando DEUS queria falar com alguém ele usava a revelação profética . é através da profecia que deus transmite em vareas igrejas quando elas aceitam as revelações que o senhor nos alerta de que estamos fazendo alguma coisa errada ou te avisa que vai te dar uma benção .