Uma das dúvidas mais pertinentes os cristãos possuem sobre a Bíblia é em relação a Malaquias 3:10 – Afinal, o que realmente Deus quis dizer quando disse ” Fazei Prova de Mim”? Que tipo de ordenança era essa? Vejamos mais nesse Estudo Bíblico.

Antes, considere compartilhar esse material com os irmãos da sua congregação, tenho certeza que irá ajudá-los:

Vamos então para o Estudo Bíblico: Fazei Prova de Mim: O que isso Significa?

” Fazei Prova de Mim”: O que isso Significa?

“Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.” Malaquias 3:10

O Contexto para o ” Fazei prova de mim”

O livro de Malaquias nos traz um contexto pesado, pois o povo estava sendo infiel a Deus. Isso tanto entre os líderes quanto entre o próprio povo.

Essa infidelidade era caracterizada pela não obediência aos dízimos e ofertas, veja:

“Desde os dias de vossos pais vos desviastes dos meus estatutos, e não os guardastes; tornai-vos para mim, e eu me tornarei para vós, diz o Senhor dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar?

Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.

Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação.”

Malaquias 3:7-9

Essa atitude trazia para o povo todo tipo de maldição descrita na antiga aliança.

Em Deuteronômio 28 temos a descrição de todas as maldições que acompanhariam o povo em caso de desobediência.

Portanto agora que você já sabe o contexto da famosa frase ” fazei prova de mim “, vamos para a explicação:

Uma Ordem de Deus

Em Malaquias 3:10 temos uma ordem de Deus: Trazei todos os dízimos à casa do tesouro.

Essa ordem na verdade é acompanhada de uma benção, em caso de obediência.

Portanto o ” fazei prova de mim ” diz respeito ao fato de que Deus está chamando o seu povo à desafiá-lo, ou seja, sejam fieis, experimentem ser obedientes e vocês serão abençoados grandemente.

Deus não precisa provar nada para ninguém, no entanto ele dá essa liberdade ao povo para que vejam o quanto não vale a pena ser infiel. Aquilo que eles retinham e não entregam a Deus não era nada se comparado ao que Deus tinha para eles.

Conclusão

Amados irmãos como é bom sermos obedientes ao Senhor!

Não existe ninguém que tenha sido obediente ao Senhor e não tenha provado do melhor de Deus.

Não adianta queremos fazer prova de Deus se estamos sendo desobedientes em coisas simples da vida cristã: ame a Deus de todo o seu coração e ao seu próximo como a ti mesmo.

Experimente seguir o Evangelho e crescer na Graça de nosso Senhor Jesus.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. A paz do nosso Senhor e Salvador Jesus.
    Se me permitem acrescentar também uma segunda dúvida que paira entre irmãos e irmãs da nossa congregação.
    Existe uma grande diferença entre fazer prova de Deus e colocar Deus em prova.
    Na verdade, o texto de Mateus 4:7, onde diz: “Respondeu-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus.”, quando o diabo tentou Jesus no deserto, e colocou Jesus no pináculo do Templo, e disse para Jesus se atirar dali para baixo, que Deus o seguraria. Mateus 4:5-7.
    Entretanto, existe traduções onde está escrito:” …. Não tentarás o Senhor, teu Deus…”, está escrito desta forma: “Jesus lhe respondeu: “Também está escrito: ’Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus…”, e onde está a diferença?
    1) Fazer prova de Deus: Não significa testar Deus em prova, mas sim fazer prova da Sua fidelidade, amizade, intimidade. Exemplo;
    Mas Gideão lhe respondeu: Ai, Senhor meu, se o Senhor é conosco, por que tudo isto
    Então o Senhor olhou para ele, e disse: Vai nesta tua força, e livrarás a Israel das mãos
    dos midianitas; porventura não te enviei eu?
    E ele lhe disse: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a
    mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai.
    E o Senhor lhe disse: Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás aos midianitas como
    se fossem um só homem.
    E ele disse: Se agora tenho achado graça aos teus olhos, dá-me um sinal de que és tu
    que falas comigo.
    Rogo-te que daqui não te apartes, até que eu volte e traga o meu presente, e o ponha
    perante ti. E disse: Eu esperarei até que voltes.
    E entrou Gideão e preparou um cabrito e pães ázimos de um efa de farinha; a carne
    pôs num cesto e o caldo pôs numa panela; e trouxe-lho até debaixo do carvalho, e lho
    ofereceu.
    Porém o anjo de Deus lhe disse: Toma a carne e os pães ázimos, e põe-nos sobre esta
    penha e derrama-lhe o caldo. E assim fez.
    E o anjo do Senhor estendeu a ponta do cajado, que estava na sua mão, e tocou a
    carne e os pães ázimos; então subiu o fogo da penha, e consumiu a carne e os pães
    ázimos; e o anjo do Senhor desapareceu de seus olhos.
    Então viu Gideão que era o anjo do SENHOR e disse: Ah, Senhor DEUS, pois vi o anjo do
    SENHOR face a face. Juízes 6:13-22.
    Reparem que aqui Gideão no testou Deus, mas sim provou a fidelidade de Deus,
    pedindo um sinal se era aquilo que Deus queria que ele fizesse, ou seja, pediu a
    confirmação de Deus, pois estaria disposto a cumprir a Sua ordem.
    2) Não colocará seu Deus em prova (Não tentarás o Senhor teu Deus).
    Neste caso, é como se você estivesse afrontando Deus, como se estivesse duvidando se Ele é capaz de realizar tudo e que tenha poder para isso ou até mesmo fazendo Deus de seu Empregado: Se não usarmos os recursos que temos disponíveis e, em vez disso, desejarmos recursos que não temos, então estaremos colocando Deus à prova. Isso é o que Satanás queria que Cristo fizesse. Satanás disse a Jesus para se lançar do templo enquanto existiam degraus que ele poderia usar para descer. Alguém que não veste roupas apropriadas no inverno, mas espera que Deus, miraculosamente impeça-o de congelar também está testando Deus. Foi assim com os líderes judeus, que ignoravam os sinais que haviam recebido e desejavam que viessem outros sinais do céu. Da mesma maneira, as pessoas que dormem quando deveriam trabalhar estão testando Deus. Por Deus ter prometido cuidar deles, eles consideram que Deus encontrará uma forma de sustentá-los. Mas, em Provérbios, Deus diz a eles para trabalharem: “As mãos preguiçosas empobrecem o homem, porém as mãos diligentes lhe trazem riqueza” (Pv 10.4). Exemplo:
    Tendo pois ali o povo sede de água, o povo murmurou contra Moisés, e disse: Por que nos fizeste subir do Egito, para nos matares de sede, a nós e aos nossos filhos, e ao nosso gado?
    E clamou Moisés ao Senhor, dizendo: Que farei a este povo? Daqui a pouco me apedrejará.
    Então disse o Senhor a Moisés: Passa diante do povo, e toma contigo alguns dos anciãos de Israel; e toma na tua mão a tua vara, com que feriste o rio, e vai.
    Eis que eu estarei ali diante de ti sobre a rocha, em Horebe, e tu ferirás a rocha, e dela sairão águas e o povo beberá. E Moisés assim o fez, diante dos olhos dos anciãos de Israel.
    E chamou aquele lugar Massá e Meribá, por causa da contenda dos filhos de Israel, e porque tentaram ao Senhor, dizendo: Está o Senhor no meio de nós, ou não? Êxodo 17:3-7

    A paz
    Jorge