Será que Crente pode ter árvore de natal em casa? Seria isso idolatria ou algo que traga coisas malignas para dentro da nossa casa? Nos acompanhe nesse Estudo Bíblico sobre o tema: Crente Pode ter Árvore de Natal em Casa?

Considere compartilhar com os irmãos da sua Congregação:

Crente Pode ter Árvore de Natal em Casa?

Crente Pode ter Árvore de Natal

Antes de tudo é necessário que você entenda que apesar desse ser um tema polêmico, a resposta é muito simples e com certeza você compreenderá rapidamente.

Muitos cristãos compram árvores de natal, enfeites e decoram as casas com luzes e afins… Outros cristãos no entanto, encaram essas atividades como anticristãs e até mesmo como uma forma de idolatria.

A justificativa é de que a origem do natal como conhecemos e principalmente as práticas, tais como, papai Noel, troca de presentes, festas… possuem na verdade origens pagãs.

Se você pesquisar na internet a origem da comemoração do natal irá encontrar aproximadamente 83.400.000 resultados (somente no Google), ou seja, sem contar o Youtube e outros buscadores.

Muitas dessas explicações colocam o natal como uma festa pagã e inclusive a árvore de natal como uma adoração aos deuses dos mais variados.

No entanto existem explicações que ligam a árvore de natal a nomes conhecidos da Igreja Evangélica como Martinho Lutero. Ou seja, você encontrará explicações de todos os gostos.

Mas será que pesquisar a origem das coisas é uma prática acertada dos cristãos?

É correto sair pesquisando a origem dos objetos que utilizamos?

Você acha que pesquisar a origem de um objeto é uma forma valida de saber se posso ou não utilizá-lo?

Antes de entrar em um Uber você pergunta ao motorista se aquele carro foi consagrado a Deus?

Antes de comprar esse computador/Celular/Tablet que você está utilizando agora, você pesquisou a origem dele?

A comida que você comeu hoje, você verificou se o agricultor ou cozinheiro ofereceu o plantio ou o cozimento para algum deus pagão?

Portanto ou pesquisamos a origem de tudo que consumimos ou estamos sendo hipócritas ao pesquisar a origem de algumas coisas e não de outras.

O Paganismo na Época de Paulo

Antes de sabermos se Crente Pode ter Árvore de Natal, vamos analisar rapidamente um trecho da passagem de Paulo em Corinto, veja:

Comei de tudo o que se vende no mercado, sem nada perguntardes por motivo de consciência;
porque do Senhor é a terra e a sua plenitude.

Se algum dentre os incrédulos vos convidar, e quiserdes ir, comei de tudo o que for posto diante de vós, sem nada perguntardes por motivo de consciência.

1 Coríntios 10:25-27

Ou seja, o ídolo em si não possui poder nenhum de me fazer mal. Veja:

Assim que, quanto ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só.

Porque, ainda que haja também alguns que se chamem deuses, quer no céu quer na terra (como há muitos deuses e muitos senhores),

Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele.

1 Coríntios 8:4-6

Acredito que você já entendeu o que eu quero dizer, né?

Crente Pode ter Árvore de Natal em Casa? Análise Final!

Embora tenhamos chegado a conclusão de que “Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados.” (Tito 1:15),

a motivação do nosso coração é o que poderá transformar a árvore de natal em pecado.

Entretanto isso vale para todas as coisas e não somente para a árvore de natal: vale para o seu carro, para a sua casa, vale para pessoas…

veja, existem pessoas que não possuem nenhum ídolo de gesso em casa, mas elas cuidam mais do carro do que da própria família, por exemplo.

É claro que isso é somente um exemplo para que você possa entender que “onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.”

Portanto se a motivação do seu coração é pura, a árvore de natal não influenciará em nada a sua vida.

Mas se a sua motivação não é pura, a árvore de natal é menor dos seus problemas…

Até Já!

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. E qual é a vantagem de se ter uma árvore de Natal em casa? E se é questão de consciência, logo sei q árvore de Natal é um objeto de idólatria. Porque não enfeitar os nossos corações de sentimentos sinceros e verdadeiro para com Deus ? Seria a melhor árvore de adoração ao todo poderoso. Já q as árvores são conhecidas pelos seus frutos.

    • Entendo meu irmão! Também concordo que seria melhor utilizar o tempo em coisas mais importantes como adorar a Deus de todo o coração. Mas a árvore em si é só um objeto e se em seu coração ela também for somente um objeto, aproveite-a.