Você com certeza já ouviu falar ou leu no Evangelho que precisamos crescer na Graça e no conhecimento. Mas o que seria isso na prática?

Neste estudo iremos descrever a você como podemos crescer na Graça e no conhecimento de verdade, tudo de acordo com o Evangelho.

Crescer na Graça e no conhecimento.

Vamos dividir o estudo em duas partes:

  1. O que é e como crescer na Graça.
  2. O que é e como crescer no Conhecimento.

Considere divulgar este artigo para os seus amigos, seja uma benção na vida deles:

O que é e como crescer na Graça?

Na verdade, Graça nada mais é do que um “favor”. Existe graça em tudo que se faz na vida.

Por exemplo: se alguém ajuda na minha mudança e dias ou meses depois essa pessoa se muda, eu irei ajudá-lo. Porque lá trás ele me ajudou. É uma troca de favores, isso acontece em todos os aspectos da vida, não é exclusivo do Evangelho.

A Graça proposta no Evangelho e que é a Graça de Deus, se diferencia por uma simples, mas profunda razão: A Graça de Jesus é favor imerecido!

Não existe um ser humano ou qualquer ser vivo da terra ou do universo que seja merecedor deste favor de Jesus. Favor este que não permite troca, justamente pela natureza do favor.

Este favor transformou o nada em vida! Eu só estou aqui escrevendo este texto e você só está lendo este texto pela Graça de Deus. O oxigênio é Graça de Deus, a sua família é Graça de Deus, nós só existimos pela Graça de Deus!

Resumindo: o favor de Jesus por nós, nos deu vida! Literalmente vida!

Crescer na Graça significa pegar este favor e transformá-lo em algo útil para o outro. Simples assim.

Se alguém tiver fome, de comer. Com sede, de algo para beber. Se estiver com frio, de algo para se cobrir. Estando descalço, de algo para calçar e assim por diante. Quem assim age, está crescendo na Graça.

Veja Também: Planos de Leitura Bíblica para 2023

O que é e como crescer no Conhecimento?

Crescer na Graça e no conhecimento é algo que nos é falado pela Palavra e que caminham juntos.

Não basta crescer só na Graça, porque você poderá se tornar só um “bonzinho” e o chamado de Deus não para sermos “bonzinhos” é para sermos bons! Bom é diferente de bonzinho.

Do mesmo modo que não podemos crescer somente no conhecimento, porque se assim fizermos seremos um ser sem alma. O conhecimento é importante, pois ele é o que nos fornecerá, aliado a Palavra de Deus, o discernimento.

Portanto com discernimento você não virará um “bonzinho”, mas sem a Graça o seu conhecimento se torna inútil porque você não oferecerá ele aos outros. De nada adianta saber interpretar a Bíblia toda se isso não se transformar em algo útil para o meu próximo.

Agora isso tudo gera uma dúvida…

Como podemos crescer no conhecimento e ser útil para o nosso próximo?

O Conhecimento gera discernimento, ou seja, quem faz algo para obter o conhecimento está na verdade plantando a Graça (porque eu não poderei ser útil para o meu próximo em determinada área se eu não souber nada sobre essa área) e colherá o discernimento.

O Conhecimento, neste caso, da Palavra da Deus deve ser adquirido por meio da leitura diária da Palavra, do convívio com os irmãos e até por meio de cursos, livros, congressos…

Quando optamos por adquirir conhecimento com a intenção de ajudar os outros, passamos a absorver melhor este conhecimento pois agora temos um objetivo.

Muitas pessoas fazem Teologia por exemplo (Teologia não é o único meio para obter conhecimento da Palavra, é obvio. Mas é o meio mais utilizado e o mais fácil), e não sabem por qual motivo fazem. Ora se você não dar isso como dadiva para o outro, não adianta nada!

Conclusão

Levando-se em conta o que foi observado podemos entender basicamente que crescer na Graça e no conhecimento é uma via dupla de único sentido, ou seja, ambos caminham juntos.

Não é saudável só ter um e não ter o outro. A Graça ajudará você a utilizar o seu conhecimento para o outro e o conhecimento te ajudará a ser útil para os outros.

Espero que você tenha entendido.

Até Já!

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *