Um dos grandes mistérios da Bíblia tem a ver com a briga pelo corpo de Moisés. Afinal, por que e para que o Diabo queria o corpo dele? Nos acompanhe nesse Estudo Bíblico para entendermos esse significado.

Veja Também:

Onde está na Bíblia a Briga pelo Corpo de Moisés?

” Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda.” Judas 1:9

Entendendo o Contexto

Havia um claro conflito entre os falsos e verdadeiros mestres, ou seja, autoridades levantadas por Deus estavam sendo questionadas por pessoas que pregavam um outro tipo de evangelho.

Alguns até questionavam e negavam a existência de Deus, como podemos ver em Judas 1:4 – Veja:

” Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo.” Judas 1:4

Nesse sentido Judas está exemplificando como o juízo de Deus afetou pessoas que, no passado, agiram de forma semelhante a esses falsos mestres.

Judas então utiliza os seguintes exemplos:

  • Pessoas que receberam punição no deserto depois do Êxodo (Judas 1:5);
  • Anjos que desagradaram a Deus (Judas 1:6);
  • Sodoma e Gomorra (Judas 1:7).

Portanto o que temos em comum em todos os exemplos é o não respeito as autoridades instituídas por Deus.

A partir disso Judas utiliza o exemplo do arcanjo Miguel que disputou o corpo de Moisés com o Diabo, mas que não ousou proferir qualquer tipo de acusação contra ele, antes o repreendeu em nome do Senhor.

Veja Também: Aulas em vídeo: Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse!

Por que o Diabo queria o corpo de Moisés?

Embora não tenhamos uma explicação clara na Bíblia, teólogos levantam algumas possibilidades sobre o motivo do Diabo querer o corpo de Moisés. Alguns motivos são:

Idolatria

Alguns levantam a hipótese do Diabo querer o corpo de Moisés para apresentá-lo ao povo em um momento futuro, e tentá-los a adorá-lo.

Essa é uma hipótese muito interessante, visto que o pecado que o povo de Israel mais praticava em conjunto era a idolatria.

Assassinato

Como vemos em Êxodo 2:12, Moisés matou um egípcio e muitos acreditam que o Diabo imaginava que por conta disso (por conta do pecado), o corpo de Moisés pertencia a ele.

Como sabemos o Diabo também é chamado de acusador e muitos por conta disso acreditam nessa teoria.

Humilhação e Difamação

Alguns também acreditam que a briga pelo corpo de Moisés ocorreu porque o Diabo queria de alguma forma difamá-lo e ridicularizá-lo.

Agora se não temos nenhuma menção do real motivo da briga pelo corpo de Moisés, de onde Judas tirou essa ideia?

Briga pelo corpo de Moisés – Origem

Veja também:

Em nenhum dos livros bíblicos encontramos qualquer outra menção a essa disputa, no entanto no livro apócrifo chamado “Assunção de Moisés” existem citações a esse respeito.

Sendo o livro Assunção de Moisés um livro apócrifo, como pode Judas tê-lo utilizado como exemplo?

Bom, isso é comum principalmente no Novo Testamento, temos exemplos de Pedro e Paulo que também utilizaram-se de matérias seculares para facilitar o entendido das pessoas.

Um exemplo claro é o discurso de Paulo em Atenas.

Portanto sabemos a origem dessa citação, mas será que ela é verdadeira?

A Disputa pelo corpo de Moisés realmente aconteceu?

É possível que tenha acontecido, principalmente se observarmos o livro de Deuteronômio:

“Assim morreu ali Moisés, servo do Senhor, na terra de Moabe, conforme a palavra do Senhor.
E o sepultou num vale, na terra de Moabe, em frente de Bete-Peor; e ninguém soube até hoje o lugar da sua sepultura.” Deuteronômio 34:5,6

Vemos portanto que o próprio Deus sepultou Moisés, isso abre um leque de possibilidades incluindo a que o próprio Diabo foi até o local para disputar o corpo.

Até Já!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *