Com certeza você já ouviu falar ou leu a visão de Ezequiel 37, onde ele profetiza para que ossos secos retornem a vida (com toda a complexidade que a vida exige). Bom, neste Estudo Bíblico iremos analisar e conhecer a Explicação Ezequiel 37: Vale de Ossos Secos.

Antecipadamente, compartilhe com os irmãos da sua congregação para que todos possam aprender da Palavra Gratuitamente:

Agora que você já foi uma benção na vida de outras pessoas e compartilhou este material, vamos ao que interessa:

Explicação Ezequiel 37: Analisando o Contexto

A princípio o profeta Ezequiel tem uma visão na qual ele é levado para um vale de ossos.

Podemos interpretar esse vale como sendo um cemitério, e esses ossos pertenciam a pessoas que haviam morrido a muito tempo, tanto que já estavam secos.

Deus então faz uma provocação para Ezequiel, ele pergunta se esses ossos poderão reviver e o profeta responde que  somente Deus é que sabe.

Contudo Deus ordena que Ezequiel profetize para que os ossos voltem a vida. Veja:

“Assim diz o Senhor DEUS a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis.” Ezequiel 37:5

Observem que a palavra “espírito” está com letra minúscula o que indica espírito humano, ou seja, não era uma metáfora.

A partir desse ponto uma reconstrução se inicia, de tal modo que toda a anatomia do corpo humano é reestabelecida.

No entanto os corpos ainda estavam sem vida, já não eram somente ossos, mas ainda não possuíam vida:

“E ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor DEUS: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam.
E profetizei como ele me deu ordem; então o espírito entrou neles, e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo.”  Ezequiel 37:9,10

Agora que você já entendeu o que se passou em Ezequiel 37, vamos analisar o significado para as pessoas que estavam ali naquela época.

Veja também: O Diabo Pode Ouvir as Nossas Orações? Isso é Bíblico?

Explicação Ezequiel 37: O significado para Israel

Em primeiro lugar aquele vale significava a nação de Israel e abrangia os dois reinos (reino do sul e do norte).

Se você tem alguma dúvida sobre a divisão de Israel pode acessar o Estudo: Por que os judeus odiavam os samaritanos?– Nele eu explico sobre essa divisão com mais detalhes.

Então veja que a nação de Israel estava sem esperança e totalmente arruinada:

“Então me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; nós mesmos estamos cortados.” Ezequiel 37:11

Agora como Israel chegou a esse ponte de desesperança e ruína?

Veja também: Por Que as Pessoas Viviam Muitos Anos no Antigo Testamento?

Por que Israel é comparado a ossos secos?

Israel é comparado a ossos secos devido a quebra da aliança. O distanciamento de Deus gera sequidão!

Tanto o povo quanto os reis se distanciaram de Deus, quebraram a aliança e passaram a fazer o que era mal aos olhos do Senhor.

Sendo assim Deus permitiu que os dois reinos fossem conquistados por povos estrangeiros: O reino do norte pelos assírios e o reino sul, mais tarde, pelos babilônicos.

Esperança para Israel!

No entanto conforme lemos Ezequiel 37, vemos que embora o povo estivesse como ossos secos, Deus os reconstruiriam:

“Portanto profetiza, e dize-lhes: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu abrirei os vossos sepulcros, e vos farei subir das vossas sepulturas, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel.” Ezequiel 37:12

A última parte do versículo em negrito exemplifica o que eu disse no tópico anterior, ou seja, eles foram levados como cativos e estavam sem esperança, mas Deus os traria de volta.

Veja Também: As pessoas podem nascer homossexuais? Jesus disse isso?

O Significado do Vale de ossos secos para os dias de hoje

Nessa Explicação Ezequiel 37 não poderia faltar o significado de tudo isso para os nossos dias, correto?

Podemos então analisar algumas colocações:

O pecado nos distancia de Deus

Quando permanecemos no pecado nos distanciamos de Deus e isso gera sequidão em nossas vidas.

Paramos de dar frutos, perdemos as bênçãos de Deus e ficamos como mortos nos nossos delitos e pecados.

Sempre que quebramos a aliança com Deus, perdemos a nossa Vida!

No entanto mesmo nessa situação é possível ressurgir, pois Deus é misericordioso. Não existe caso perdido para Deus, portanto se você está distante de Deus hoje, ainda dá tempo de você ressurgir e voltar a Vida!

Só é necessário arrependimento verdadeiro e busca pela Palavra de Deus.

“Mas qualquer que guarda a sua Palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele. Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou.” 1 João 2:5,6

Ande como Jesus andou e tenha a Vida Eterna, em Nome de Jesus!

Até Já!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *