Uma das dúvidas mais frequentes entre os cristãos é se o Diabo pode ouvir as nossas orações.

Alguns chegam até a sugerir que não se deve orar em voz alta, já que o Diabo pode ouvir as nossas orações e então trabalhar contra aquilo que pedimos. Mas será que isso é realmente verdadeiro? A Bíblia fala sobre isso?

Nos acompanhe neste Estudo Bíblico gratuito 🙂

Em primeiro lugar, se você conhece mais alguém com essa dúvida, compartilhe esse material para que todos possam aprender da Palavra:

Vamos então para o Estudo Bíblico:

O Diabo Pode Ouvir as Nossas Orações?

O Papel do Diabo

Algumas pessoas acreditam que o Diabo é o adversário de Deus e isso não é verdade.

Deus não tem adversários!

Portanto não pense que o Diabo está em poder de igualdade com Deus, ele não está! Todavia, ele é nosso adversário. Não é à toa que ele está ao nosso derredor procurando uma brecha para nos tragar.

Sendo assim evite os extremos, isto é: O Diabo não pode tudo, mas também não é um zé ninguém…

Tendo isso em mente, vamos analisar algumas questões.

Veja também: Por Que as Pessoas Viviam Muitos Anos no Antigo Testamento?

O Diabo é subserviente à Deus

“Disse o Senhor a Satanás: Eis que ele está em teu poder; mas poupa-lhe a vida.
Então, saiu Satanás da presença do Senhor e feriu a Jó de tumores malignos, desde a planta do pé até ao alto da cabeça.” Jó 2:6,7

O Diabo existe, nós não vivemos em um mundo com a ausência do mal. Nós não somos o nosso próprio Diabo, embora muitas vezes isso aconteça.

Ele é um ser que existe e que está sempre a procura de brechas.

Observe também que ele não é um ser passivo, ou seja, ele possui interesses e trabalha por eles.

Entretanto, ele é subserviente à Deus. Veja:

Disse o Senhor a Satanás: Eis que ele está em teu poder; mas poupa-lhe a vida. (versículo 6)

Veja também:

“Ora, andava ali, pastando no monte, uma grande manada de porcos; rogaram-lhe que lhes permitisse entrar naqueles porcos. E Jesus o permitiu.” Lucas 8:32

Observe que os demônios rogaram, ou seja, pediram com insistência, se humilharam para que Jesus permitisse que eles entrassem naqueles porcos.

Agora se o Diabo existe e é subserviente à Deus, ele pode ouvir as nossas orações e atrapalhá-las?

A oração em voz alta

Ao contrário do que as pessoas pensam, Deus não nos proíbe de orar em voz alta.

Jesus disse:

“Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.” Mateus 6:6

Ao contrário do que imaginam, Jesus não pediu para que orássemos em voz baixa, na verdade ele pediu para que não orássemos de maneira orgulhosa, para impressionar as outras pessoas.

Além disso temos vários registros de pessoas na Bíblia que oraram em voz alta.

Mas e esse caso:

O Diabo pode ouvir as nossas orações? O Caso de Daniel 10

O Diabo pode ouvir as nossas orações

” Então, me disse: Não temas, Daniel, porque, desde o primeiro dia em que aplicaste o coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, foram ouvidas as tuas palavras; e, por causa das tuas palavras, é que eu vim.

Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; porém Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu obtive vitória sobre os reis da Pérsia.” Daniel 10:12,13

Algumas pessoas ainda argumentam que o Diabo pode ouvir as nossas orações e atrapalhar as nossas bênçãos a partir desse versículo de Daniel.

No entanto observem que o fato do príncipe da Pérsia atrapalhar o anjo do Senhor, a oração de Daniel foi ouvida e atendida:

Então, me disse: Não temas, Daniel, porque, desde o primeiro dia em que aplicaste o coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus,  foram ouvidas as tuas palavras; e, por causa das tuas palavras, é que eu vim.” Daniel 10:12

Esse versículo na verdade nos mostra que existe sim uma batalha espiritual acontecendo, no entanto o Diabo não tem poder anular uma ordem de Deus.

Se Deus diz sim, não tem como… o Diabo simplesmente não tem o que fazer.

Veja:

“Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: Estas coisas diz o santo, o verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi, que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá:

Conheço as tuas obras — eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar — que tens pouca força, entretanto, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome.”  Apocalipse 3:7,8

Se Deus abre uma porta, ninguém tem o poder de fechá-la!

Agora, o que realmente pode atrapalhar as nossas orações?

” Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.” Isaías 59:2

As nossas iniquidades fazem separação entre nós e Deus.

Frequentemente transferimos a responsabilidade ao Diabo, mas nós é que estamos em falha com Deus!

Eu espero que você tenha entendido 🙂

Deus te abençoe e até já!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *