Em Apocalipse 2:17 nos é dito que teremos uma pedrinha branca com um novo nome que ninguém conhece… Mas qual o significado da Pedra Branca em Apocalipse 2:17?

Vamos aprender mais da Palavra de Deus neste Estudo Bíblico Gratuito!

Antes, caso você deseje aprender a Palavra de Deus com videoaulas, acesse o link abaixo de acordo com o seu conhecimento:

Bora para o Estudo Bíblico?

“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei do maná escondido, bem como lhe darei uma pedrinha branca, e sobre essa pedrinha escrito um nome novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe.” Apocalipse 2:17

Entendo o Contexto de Apocalipse 2:17

significado da Pedra Branca

Observe o que está escrito em Apocalipse 2:14:

“Tenho, todavia, contra ti algumas coisas, pois que tens aí os que sustentam a doutrina de Balaão, o qual ensinava a Balaque a armar ciladas diante dos filhos de Israel para comerem coisas sacrificadas aos ídolos e praticarem a prostituição.”

Inicialmente nós temos alguns cristãos que, seguindo o exemplo de Balaão estavam levando os irmãos de Pergamo a cometerem pecados, tais como a prostituição e a participação em festas com comidas sacrificadas aos ídolos.

Já em Apocalipse 2:16 temos a seguinte mensagem:

“Portanto, arrepende-te; e, se não, venho a ti sem demora e contra eles pelejarei com a espada da minha boca.”

Nesse segundo versículo temos a ideia de que havia um grupo que, sabendo do ensino incorreto, eram omissos.

Portanto o convite é para o arrependimento!

Percebemos isso quando ele diz “… contra eles pelejarei…”, ou seja, contra aquele grupo do versículo 14 Jesus haveria de pelejar.

Então para que todos possam entender: havia um grupo ensinando coisas erradas e um grupo que era omisso. Quando Jesus diz “…pelejarei com a espada da minha boca.” está se referindo a Palavra de Deus. Ou seja, quem não se arrepender será derrotado pela Palavra de Deus.

Agora que você entendeu esse contexto, vamos conhecer o significado da Pedra Branca:

O Significado da Pedra Branca

1º Significado: Convite

O contexto cultural da época nos mostra que uma pedra branca era usada como um convite para grandes festas e banquetes.

Portanto seguindo essa linha de raciocínio, Jesus está mostrando que ao contrário da pedra branca que muitos usavam para comparecer em festas mundanas e em adoração a outros deuses, quem se manter fiel receberá uma pedra branca como um convite para a festa celestial.

Por isso também a menção ao “maná escondido”…

Sendo assim, o que nos é ensinado é que aquele que vencer, aquele que se mantiver puro, receberá um convite para as festas das festas, para a glória eterna e para o Reino que nos está preparado desde a fundação do mundo.

Veja também:

2º Significado: Julgamento

As pedras brancas também eram usadas em tribunais para determinar a condenação ou a absolvição de um réu.

Então uma pessoa que estava sendo julgada por um determinado crime era sentenciada por meio de pedras: se houvessem mais pedras brancas ela era absolvido, mas se houvessem mais pedras pretas, ela era condenada.

Essa é uma segunda possibilidade de interpretação a partir do conhecimento cultural que temos daquela época.

Conclusão – Significado da Pedra Branca

Eu gosto mais da primeira interpretação, e você?

Mas o que fica de lição é que haverá algo de especial se permanecermos fiel ao nosso proposito.

Precisamos escolher o que queremos sempre tendo em mente que nenhum prazer mundano se compara ao banquete da Glória de Deus!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *