Você sabia que a Genealogia de Jesus tem muito a nos ensinar?

Às vezes lemos essa quantidade enormes de nomes em Mateus 1, por exemplo, e não nos damos conta da quantidade de lições que podemos tirar para a nossa vida.

Sendo assim, montamos esse Estudo Bíblico Completo sobre a Genealogia de Jesus com lições práticas para você.

Antes de começarmos, considere compartilhar esse Estudo com os irmãos da sua congregação:

A Genealogia de Jesus – Estudo Bíblico Completo

Em primeiro lugar vamos analisar alguns nomes que estão presentes na genealogia de Jesus e que usaremos como exemplo para o restante do Estudo:

Judá e Tamar

Judá gerou de Tamar a Perez e a Zera; Perez gerou a Esrom; Esrom, a Arão;

Mateus 1:3

Quando lemos Judá e Tamar, até pensamos em um casal legal, feliz e próspero. Mas na verdade não era bem assim, veja:

E o comunicaram a Tamar: Eis que o teu sogro sobe a Timna, para tosquiar as ovelhas.
Então, ela despiu as vestes de sua viuvez, e, cobrindo-se com um véu, se disfarçou, e se assentou à entrada de Enaim, no caminho de Timna; pois via que Selá já era homem, e ela não lhe fora dada por mulher.
Vendo-a Judá, teve-a por meretriz; pois ela havia coberto o rosto.

Gênesis 38:13-15

Judá, o sogro, possuiu a nora, Tamar!

Vejamos portanto outro nome interessante da genealogia de Jesus:

Manassés

Ezequias gerou a Manassés; Manassés, a Amom; Amom, a Josias;

Mateus 1:10

Da mesma forma vamos verificar quem foi Manassés:

Tinha Manassés doze anos de idade, quando começou a reinar, e cinqüenta e cinco anos reinou em Jerusalém.

E fez o que era mau aos olhos do Senhor, conforme às abominações dos gentios que o Senhor lançara fora de diante dos filhos de Israel.

Porque tornou a edificar os altos que Ezequias, seu pai, tinha derrubado; e levantou altares aos Baalins, e fez bosques, e prostrou-se diante de todo o exército dos céus, e o serviu.

E edificou altares na casa do Senhor, da qual o Senhor tinha falado: Em Jerusalém estará o meu nome eternamente.

Edificou altares a todo o exército dos céus, em ambos os átrios da casa do Senhor.

Fez ele também passar seus filhos pelo fogo no vale do filho de Hinom, e usou de adivinhações e de agouros, e de feitiçarias, e consultou adivinhos e encantadores, e fez muitíssimo mal aos olhos do Senhor, para o provocar à ira.

2 Crônicas 33:1-6

Mas não para por ai… O texto segue:

E Manassés tanto fez errar a Judá e aos moradores de Jerusalém, que fizeram pior do que as nações que o Senhor tinha destruído de diante dos filhos de Israel.
E falou o Senhor a Manassés e ao seu povo, porém não deram ouvidos.

2 Crônicas 33:9,10

Manassés pode ser considerado um “Hitler” do Velho Testamento!

Ele se arrependeu posteriormente, graças a Deus, mas olha a quantidade de maldade que ele fez levando os moradores a pecarem deliberadamente.

Veja também: Por Que as Pessoas Viviam Muitos Anos no Antigo Testamento?

Salomão

Certamente Salomão foi o homem mais sábio e mais rico da história, porém fez mal aos olhos do Senhor e se desviou do caminho:

Porque Salomão seguiu a Astarote, deusa dos sidônios, e Milcom, a abominação dos amonitas.

Assim fez Salomão o que parecia mal aos olhos do Senhor; e não perseverou em seguir ao Senhor, como Davi, seu pai.

Então edificou Salomão um alto a Quemós, a abominação dos moabitas, sobre o monte que está diante de Jerusalém, e a Moloque, a abominação dos filhos de Amom.

E assim fez para com todas as suas mulheres estrangeiras, as quais queimavam incenso e sacrificavam a seus deuses.

Pelo que o Senhor se indignou contra Salomão; porquanto desviara o seu coração do Senhor Deus de Israel, o qual duas vezes lhe aparecera.

E acerca deste assunto lhe tinha dado ordem que não seguisse a outros deuses; porém não guardou o que o Senhor lhe ordenara.

1 Reis 11:5-10

Salomão se arrependeu dos seus pecados antes de morrer, porém veja como até a mente mais sábia do mundo pode se corromper.

Existem outros personagens interessantes da genealogia de Jesus, mas esses três já servem de exemplo para o que eu preciso te contar…

A Genealogia de Jesus: A Família Complicada

Certamente podemos dizer: a família de Jesus era um pouco complicada, não?

São personagens únicos na história e que com certeza nos ensinaram grandes lições, porém possuem problemas como qualquer outra pessoa, na verdade apresentam problemas até piores que a maioria das pessoas.

Manassés, por exemplo, sacrificou os próprios filhos no vale de Hinom. Eu tenho certeza que por mais problemas que você tenha, você não sacrificou ou sacrificaria os seus filhos para um deus pagão.

Isso só reforça a ideia de que na família de Jesus haviam pessoas “problemáticas”, podemos dizer…

Mas isso nos mostra uma lição importante que você precisa carregar para o resto da sua vida:

A Maior lição da Genealogia de Jesus

Muitas pessoas olham para as próprias famílias e história de familiares antigos e sentem medo.

Às vezes o avô era um beberrão, o pai virou um beberrão e agora você está ai com medo de que em qualquer momento algum gatilho psicológico leve você a seguir os passos dos seus antepassados.

Talvez você tenha tido problemas na infância e agora está com medo dos seus filhos desenvolverem algo parecido…

Eu não sei como é a sua família ou qual foi o comportamento dos seus antepassados, pode ser que nem você saiba. Mas o que você precisa saber hoje é que independente do comportamento dos seus antepassados você pode fazer a diferença!

Jesus veio de uma família com pessoas complicadas, ele foi testado nas mesmas aflições e problemas que nós temos hoje e mesmo assim saiu vitorioso.

A sua família ou o passado dela não determina quem você é hoje!

Guarde essa Palavra no seu coração e viva a liberdade do Evangelho e comece uma nova história hoje!

Deus Abençoe e até já!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *