Localizada em Lucas 15:08, a Parábola da Dracma Perdida nos revela um significado especial do amor de Deus para com cada um de nós.

Convido você a ler este estudo bíblico e aprender mais sobre este tema aparentemente fácil, mas que possui uma profundidade enorme: O Amor de Deus revelado dentro de casa!

[+] Como entender a parábola do Administrador infiel?

A Parábola

“Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar?

E achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida.

Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.”

Lucas 15:8-10

Uma parábola curta, mas como eu falei, profunda! É precedida pela parábola do Filho Pródigo e basicamente revela a mesma profundidade mas de maneira diferente.

Nesta parábola Jesus está nos comparando a dracmas que se perderam dentro da própria casa por não conhecer “o seu valor”.

Essa mensagem de Jesus, apesar de ter o mesmo sentido de amor das outras parábolas, revela que muitas vezes nós nos perdemos dentro de casa, dentro do caminho que achamos conhecer.

Isso ocorre simplesmente por não sabermos quem somos

Isso acontece aos bilhões pela face da terra: pessoas que não demonstram, pois “não sabem que estão perdidas”, mas que se perderam dentro de si mesmas.

Pessoas que acham que existem por existir, mas não conhecem o seu valor.

Este valor só é revelado quando “a dona da casa” encontra a sua dracma, ou seja, quando o meu real valor é revelado para mim mesmo dentro do meu coração.

Eu não sou só mais um pela terra, muito pelo contrário, eu tenho identidade de filho de Deus.

Tudo pode desabar mas eu sei o meu valor em Cristo, sei que tenho irmãos que podem até não me conhecerem, mas são valorosos assim como eu sou!

[+] O que significa dracma, denário, asse, estáter e dárico?

O Significado da Parábola da Dracma Perdida

A parábola da dracma perdida revela esse amor de Deus que enche o nosso ser de alegria e contentamento.

Ora, você que está lendo este texto, você não é um ente sem sentido e sem valor.

Deus está te dando a oportunidade de achar valor dentro de si mesmo.

Quando tomamos consciência desse valor que possuímos em Cristo, os anjos fazem festa.

A vida de muda de sentido e ganha significado. Você se torna alguém para si mesmo e essa a vontade de Jesus!

Esse valor vem através de arrependimento, visto que encontrar significado em Deus requer antes de mais nada conhecer a própria incapacidade de se dar o devido valor.

E, não encontrando essa capacidade, faze-se Graça ao verdeiro dono da casa.

O dono vendo esse reconhecimento festeja, porque sabe que mais um filho descobriu o quanto é valoroso e importante nessa vida!

Espero que você tenha entendido.

Até Já!

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Eu sinto que não tenho valor. Não sinto alegria alguma. Meu coração está muito ferido. Só Deus sabe o que está me acontecendo. Oro todos os dias, porém Deus não fala comigo, nem me responde. Acho que o magoei de tal maneira que esse zelo dele não se estende a mim. Estou cansada de tudo. Pesso a Ele que me tire dessa terra. Não tenho prazer em viver. A vida se tornou amarga demais.
    (Só queria que alguém soubesse que estou vivendo. E que estou preste a desistir)