Timidez na hora de pregar? Saiba como agir!

Você sente vontade de pregar mas sempre barra na timidez? Fizemos este artigo especialmente para você que sente timidez na hora de pregar.

Você é daqueles que treme, a boca fica seca, os pensamentos desaparecem e ainda sente uma vontade quase incontrolável de abaixar a cabeça sempre que precisa falar em público? Você, assim como a maioria da população possui um pouco de timidez quando se apresenta em público.

Ter timidez na hora de pregar ou de se apresentar em público é absolutamente normal e você não deve se sentir mal por isso. Vamos dar a você algumas dicas práticas para te ajudar a superar esse medo e se tornar um grande pregador(a) do Evangelho, mas antes você precisa entender a causa dessa timidez. Vejamos:

Por que tenho timidez na hora de pregar?

A timidez é só o medo do julgamento, nada mais! Quando sentimos medo do que o outro pensará sobre nós, tendemos a nos retrair e a não nos expor, pois pensamos que não nos expondo estaremos “preservando a nossa imagem” de qualquer erro que poderíamos cometer.

Esse medo do julgamento alheio pode ser causado por uma pré disposição genética, por alguma experiencia traumática ou simplesmente pela educação que se obteve na infância.

Essa timidez se agrava quando passamos a ser o “centro das atenções”, é por isso que o seu coração acelera, a sua boca fica seca e as suas pernas parecem não querer te obedecer quando você será posto diante de outras pessoas.

É como se aí dentro do seu cérebro houvesse um botão de “perigo” que é acionado toda vez que você está diante de pessoas. O seu cérebro pensa que você realmente está em perigo e passa a ativar “mecanismos de sobrevivência” para tentar te livrar desse perigo.

É claro que estar diante de uma plateia não é perigoso e você poderá controlar melhor a sua timidez na hora de pregar seguindo algumas dicas.

Dica 1 – Esteja preparado

Quanto mais preparado você estiver, melhor será a sua confiança e menor será o seu medo de errar. Ainda haverá timidez, mas o fato de você saber exatamente o que fazer e o que dizer deixará a sua timidez em “standby” e você ficará muito mais a vontade.

Estar preparado significa saber o que você pretender dizer. Não significa que a sua pregação será robótica, mas você terá uma direção a seguir. Uma sugestão neste caso é usar esboços que te ajudarão a manter o foco, veja aqui 2000 esboços para pregações.

Dica 2 – Conhecimento

Quanto maior for o seu conhecimento sobre o assunto, melhor você irá se sair. Isto tem muito a ver com o tópico anterior, ou seja, a preparação nada mais é que o conhecimento prévio do tema.

Quanto mais você estudar, mais terá bagagem e o medo de errar irá diminuir. Esse conhecimento se adquiri lendo as escrituras e estudando com outras pessoas. Neste caso eu sugiro a você que faça um curso de teologia ou aprenda com os estudos em vídeo que disponibilizamos para você.

Dica 3 – Faça pequenas experiencias

A timidez na hora de pregar é como qualquer outra timidez, ou seja, só é vencida se enfrentada. Existem algumas experiencias que te ajudarão a diminuir gradativamente a sua timidez:

  • Comece a dar bom dia ou perguntar as horas para estranhos: isto irá te ajudar a perceber que o outro não é uma ameaça como a sua timidez diz.
  • Leia em voz alta: além de ajudar na memorização, também ajuda na dicção e no tom de voz.
  • Não acredite em tudo o que você pensa: infelizmente eu tenho uma notícia ruim para te dar… A sua cabeça não é a dona da verdade! Sempre que sentir medo, questione a sua cabeça sobre isso. Vá fundo nos pensamentos e tenho certeza que não encontrará nenhuma razão plausível para esse medo.
  • Desabafe com Deus: Pois é, o criador do universo está na sua frente e quer saber o que você sente, basta abrir a boca e dizer. Ninguém além de Deus te dará forças para vencer essa timidez.

Dica 4 – Invista no seu ministério!

Investir no seu ministério significa ler muito (de preferencia em voz alta), fazer cursos, participar de seminários, conhecer outras pessoas, estudar a bíblia e orar muito a Deus pedindo sabedoria e unção!

Não importa o curso que você pretende fazer, se você não buscar a Deus, sinto muito mais você não vai conseguir vencer isso.

Dica Extra: Conheça o PAI

A algum tempo atrás foi lançado um material que alinha a psicologia com a espiritualidade cristã e que com certeza irá te ajudar a ser um grande pregador(a) do Evangelho.

São aulas em vídeo disponibilizadas para você acessar de qualquer lugar e que te ajudarão a ter uma melhor compreensão sobre como se comportar, manter as pessoas interessadas no que você está falando e montar uma pregação de qualidade que realmente possa transmitir a mensagem de Deus de forma clara e objetiva.

Caso queira conhecer e assistir o vídeo gratuitamente, clique aqui.

Conclusão

Assim como andar de bicicleta, ninguém perde a timidez sem antes levar alguns “tombos”. O importante é não desistir e continuar tentando.

Perder a timidez será benéfico não só para a sua pregação, mas também para a sua vida! Pense em quantas oportunidades você perdeu por causa da timidez? Por mais oportunidades que a timidez tenha tirado de você, existem outras esperando por você lá na frente, cabe a você começar a se preparar de verdade!

Fica na paz!

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Obrigado ficou bem mas claro para como lidar com minha timidez. Vou colocar tudo em prática. Mais uma vez obrigada, fica na paz de Cristo Jesus.

  2. Nossa esse tópico me ajudou muito.
    Obrigado por abençoar nossas vidas com essa realidade.
    Muitas das vezes para nós pregadores que estamos começando o ministério agora, é bem complicado lidar com essas coisas kkkk, dá uns paranauê muito estranho cara quando vc tá lá na frente pregando.
    Mais DEUS É QUE CONDUZ, e ele pede a nossa ENTREGA e CONFIANÇA.

    Amanhâ eu vou pregar pela 2° vez, e eu tenho orado para que seja totalmente diferente do que a 1° vez para que EM NOME DE JESUS esse espírito de TIMIDEZ, e O QUE AS PESSOAS VÃO PENSAR DE MIM caiam de uma vez por todas em terra, que ISSO NÃO VENHA ATRAPALHAR O AGIR DE DEUS SOBRE MINHA VIDA e que ele realmente ELE AJA NA MINHA VIDA da forma que ele quer!

    Fique na paz!