Muitos pastores ainda utilizam a tática do devorador para manter as pessoas dando dinheiro continuamente nas suas igrejas, em outras palavras, utilizam a tática do medo para manter as ofertas e principalmente os dízimos. Mas quem é o devorador? Ele realmente pode destruir as suas finanças? Vejamos mais sobre este tema.

Considere ler também:

Quem é o devorador?

“E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o Senhor dos Exércitos.”
Malaquias 3:11

O devorador citado em Malaquias e utilizado como “arma” para causar pânico e dependência dentro das igrejas, nada mais é que um gafanhoto. Isto mesmo, um gafanhoto!

Este gafanhoto destruiria a colheita do povo e servia como maldição, caso o povo não seguisse as leis de Deus. Podemos ver isto em Joel 1, mas especialmente neste trecho:

“O que o gafanhoto cortador deixou o gafanhoto peregrino comeu; o que o gafanhoto peregrino deixou o gafanhoto devastador comeu; o que o gafanhoto devastador deixou o gafanhoto devorador comeu.”
Joel 1:4

O mesmo se diz em Malaquias. Ora, tudo o que se está sendo dito é: se o povo obedecesse  as leis de Deus era abençoado, (ser abençoado neste caso e ter uma boa colheita já que Israel possuía uma economia agrícola, logo dependiam muito do sucesso das colheitas para serem bem sucedidos) e se o povo não obedecesse as leis de Deus não era abençoado. Você poderá ler em Deuteronômio 28.

Portanto não faz sentido nenhum dizer que o devorador é um demônio.

O devorador pode destruir as minhas finanças?

Quem é o devorador

Agora que a pergunta “quem é o devorador” foi respondida, você precisa entender que não há nenhuma maldição sobre você e não aceite que te digam o contrário! Veja:

“Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.”
Romanos 8:1

A contribuição deve ser voluntaria e não por meio de ameaças. Jesus nunca ameaçou ninguém, quem aceitou segui-lo o fez por livre e espontânea vontade e não por medo.

Sendo assim o único que pode destruir as suas finanças é você mesmo. Se você gasta mais do que ganha e não sabe se controlar, o que Deus ou Diabo tem a ver com isto? É fácil transferir a responsabilidade para um suposto “espírito maligno” ou para algum “castigo divino” e não se enxergar!

No mais chame você do que preferir, mas é melhor dar do que receber e eu não estou falando só de dinheiro. Lançar o pão sobre as águas deve ser feito sempre, independente do “pão”. Você entendeu?

Sobre o dizimo, já falamos sobre isto no artigo abaixo. Portanto acesse para aprender mais sobre o tema:

Para encerrar, veja o que nos é dito sobre contribuições:

“E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará.
Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.”
2 Coríntios 9:6 e 7.

Até Já!

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. OLÁ LUIZ, EU FREQUENTO UMA IGREJA ONDE PEDEM OS DIZIMOS E AS OFERTAS, ULTIMAMENTE EU PASSEI POR LUTAS NA MINHA VIDA FINANCEIRA, EU SOU DIZIMISTA , MAS DE UNS 6 MESES PRA CÁ , EU PERGUNTEI A DEUS, SENHOR SOU DIZIMISTA, E ESTOU PASSANDO TANTA LUTA NA VIDA FINANCEIRA, NAO CONSIGO CONCILIAR OS MEUS GASTOS, MESMO NAO GASTANDO MUITO , PAGANDO SOMENTE O NECESSARIO E EU OREI E FALEI SENHOR NAO PODE SER ASSIM, PORQUE SE A GENTE É FIEL, COMO FICAR NO VERMELHO ? E REALMENTE EU OUVI DE UMA OUTRA DENOMINAÇAO QUE COM CERTEZA JÁ DEVE TER OUVIDO PASTOR ED RENE KIVITZ DA IGREJA BATISTA E DO ESCRITOR DANIEL MASTRAL, ONDE EXPLICAM EXATAMENTE O QUE VOCE COMENTOU…
    BOM REPENSEI SOBRE AS VEZES QUE DIZIMEI, COM MEDO QUE O DEMONIO FOSSE ME JULGAR DIANTE DE DEUS E FALAR “OLHA LÁ A SUA SERVA SENDO INFIEL”, FIQUEI DEVENDO NA MINHA CONTA BANCARIA POR CAUSA DISSO E EU PEDI A DEUS PARA ME AJUDAR , PORQUE SE EU NAO ESTAVA GASTANDO MUITO O QUE SOBRAVA EU DAVA TUDO PRA IGREJA E AI EU FICAVA SEM NADA!
    BOM EU CONTINUO INDO NA IIGD , MAS AGORA COM SABEDORIA , VOU DIZIMAR O QUE EU SENTIR NO CORAÇAO COM ALEGRIA E NAO MAIS FORÇADA, POR CAUSA DE MEDO E DE CONSTRANGIMENTO.
    PORQUE DEUS QUER QUE O SIRVAMOS COM ALEGRIA E AMOR, E NAO POR INTERESSE !
    OBRIGADA POR MAIS UM TEMA, DEUS O ABENÇOE!

    • Olá Thais!

      Quando se utiliza a doação como barganha, como nos é ensinado em algumas igrejas, Deus não abençoa. Somente quando damos com alegria e com sabedoria. Se eu posso dar 90% de tudo o que eu ganho, que bom. Mas se eu posso dar somente 1% do que ganho, Deus não abençoará mais o outro, só porque ele deu 90. Cada um contribua conforme as suas condições. Até porque dízimo não é só dinheiro, dízimo é servir o próximo!

      Fica na paz e que Deus te abençoe!

    • A paz, também estive nessa situaçao, Deus me abriu os os olhos através de eu estar lendo a bíblia, falando em mudança, nao estava entendendo, mas meu esposo falou para ver uma pregaçao de falsos profetas pregaçao do Pastor Paulo Junior, abriu meus olhos e graças a Deus estou bem melhor.

  2. Boa tarde amados irmãos, saudações cristãs.

    Permita-me acrescentar estes textos:

    Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas. Mateus 23:23.

    É exatamente aquilo que o Luiz Henrique falou, quando dizimamos com o escopo de barganha, de recebermos alguma benção em troca, nesse sentido estamos dizimando ervas, que para Deus não significam nada.

    Dízimo também não é só finanças, mas também com o seu trabalho na obra do Senhor.

    “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. 1 Coríntios 15:58

    Segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar.
    1 Coríntios 14:1. Profetizar aqui significa pregar o evangelho.

    O que é negligente na sua obra é também irmão do desperdiçador. Provérbios 18:9.

    Na Paz.

    Jorge

  3. A paz Luiz! Dizimos era comida e nao dinheiro. Por isso o devorador era os gafanhotos Deus não deixou obra pra se fazer ou terminar ele fez td . ele abençoa quem ele quer independente de quem seja. Fica na paz!