Você se considera um verdadeiro cristão?

Estimasse que o Brasil tenha cerca de 42,3 milhões de pessoas que se consideram evangélicas, isto significa um aumento de 61,5% nos últimos 10 anos. Este aumento pode ser explicado pela popularização dos “templos”, ou seja, é quase uma igreja em cada esquina. Além deste fator as promessas de prosperidade, curas e libertação também contribuem para o aumento dos evangélicos. O problema é: quantos destes 42,3 milhões são de fato verdadeiros cristãos? Veremos o que Jesus nos ensina sobre como ser um verdadeiro cristão em um mundo como o nosso.

Segundo Jesus, o que é ser um verdadeiro cristão?

Verdadeiro cristão

“Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.”
João 14:6

Quando disse a frase acima, Jesus estava nos dizendo o que significa ser um verdadeiro cristão e ao mesmo tempo nos dizendo o que significa não ser um verdadeiro cristão.

Os 4 tipos de cristãos.

Existem 4 tipos de cristãos: os cristãos do caminho, os cristãos da verdade, os cristãos da vida e os cristãos que unem os três elementos ditos por Jesus. Vou explicar cada um deles para que você compreenda:

Os cristãos do caminho.

Os cristãos do caminho são aqueles que só se preocupam com a conduta, pois se é caminho é estrada e estrada possui regras, sinalizações e outras coisas que criam uma sensação de segurança para o condutor. Logo as pessoas do caminho são os “santarrões”, tudo é regra e quase nada é permitido. Os cristãos do caminho são aqueles que não dançam, não festejam nada, não se alegram… tudo isto em nome de Jesus.

Os cristãos do caminho acham que serão salvos pelo comportamento, por isso não podem fazer nada, ou seja, possuem uma vida muito chata e sem graça!

Os cristãos da verdade.

Os cristãos da verdade são os da teologia pura e das filosofias. Embora, tanto a teologia como a filosofia sejam importantes, elas não podem ser as únicas coisas a serem aprendidas com Jesus. Estes cristãos da verdade, ficam procurando erros teológicos e filosóficos em tudo aquilo que ouvem.

Os cristãos da verdade acham que serão salvos pela intelectualidade e pelo conhecimento, também possuem uma vida muito chata e sem graça!

Os cristãos da vida.

Ao contrário dos cristãos do caminho, onde tudo é regra e tudo é proibido, os cristãos da vida vivem de libertinagem e de emoções. Não importa o que está sendo dito, eles não ligam para isso, só ligam para a emoção e para a paixão. Não podem ficar tristes e nem deprimidos, estes cristãos são aqueles que se emocionam durante os cultos, mas quando chegam em casa se sentem tristes e vazios… colocam a culpa nos outros irmãos da igreja ou no pregador que não foi capaz de os “emocionar” suficientemente.

Os cristãos da vida acham que serão salvos pelas emoções, pelas línguas estranhas e pelo dom de revelação, levam uma vida fora da realidade!

Os cristãos do caminho, da verdade e da vida.

Os cristãos do caminho, da verdade e da vida são aqueles que unem comportamento, conhecimento e emoção. São os verdadeiros cristãos!

Eles sabem que o caminho possui sinalizações a serem respeitadas, sabem que o conhecimento teológico e filosófico são importantes e sabem que emoções fazem parte da nossa vida, por isso andam equilibrados, são moderados, não vivem empolgados, mas são alegres… enfim, levam a vida como Jesus: cientes de que o comportamento é importante (caminho), cientes de que o conhecimento é importante (verdade) e cientes de que as emoções são importantes (vida).

Fazendo uma autoanálise…

Como você tem caminhado pelo vida? Você é daqueles que só querem saber das regras e das “doutrinas”, mas não abraça os seus filhos, não se diverte com a sua esposa(o)… você pode até irá para o céu, mas está desperdiçando a sua vida! Ou você é das teologias e das filosofias? Achando que somente você possui o conhecimento da Bíblia e da teologia? Se achando o único certo no planeta?

Ou você é das emoções, chora o culto inteiro e não consegue aprender nada para a vida. Corre de congregação em congregação atrás de revelações e prosperidade, mas não consegue acreditar no simples Evangelho de Jesus?

Espero que você possa refletir e aprender que Jesus é equilíbrio: é necessário comportamento de cristão, é necessário conhecimento e é necessário emoção. Se você aliar estes três elementos de Jesus, você será um verdadeiro cristão e uma pessoa muito mais divertida de se conviver!

Até Já!

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. É bom saber que entre tantas doutrinas existe um equilíbrio. Jesus ensinou, mas muita gente não entende. Estou feliz com esses ensinamentos. Fiquem com Deus.

  2. Muito profundo!

    Gostei bastante do texto; É importante alinhar as coisas e se manter equilibrado,

    Jesus foi simples e nos ensinou a ser como Ele,

    Um abraço.

  3. Paz do Senhor Jesus estou agradecida por esta mensagem Jesus sempre nos mostrou o caminho que precisamos trilhar e realmente você conseguiu nos esclarecer com toda sabedoria sua colocação bíblicas.
    Somos adoradores de Deus chamados pra ser luz neste mundo sendo a diferença nesta terra obrigado pelo texto.