Antes de entendermos a Ordem de Melquisedeque, precisamos ter em mente que Melquisedeque é um personagem misterioso da Bíblia. Basicamente temos três “aparições” de Melquisedeque em toda a Bíblia:

  • Gênesis 14-18: “E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo.”
  • Salmo 110: “Jurou o Senhor, e não se arrependerá: tu és um sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque.
  • Hebreus 7-1: “Porque este Melquisedeque, que era rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, e que saiu ao encontro de Abraão quando ele regressava da matança dos reis, e o abençoou;”

Os evangélicos parecem não falarem muito sobre a “Ordem de Melquisedeque”, quero acreditar que seja por ignorância, mas como está havendo uma “judaização da igreja evangélica”, não ficaria surpreso se o motivo fosse outro…

Entendendo a Ordem de Melquisedeque

Quando falamos da “ordem de Melquisedeque”, estamos basicamente falando daquilo que Deus faz fora dos “muros” da religião. Enquanto todos imaginavam o messias sendo da ordem levítica (ordem dos sacerdotes), o salmista profetiza que ele seria feito sacerdote eterno segundo a ordem de Melquisedeque: sem pai, sem mãe, sem genealogia (portanto sem uma “terra específica”). Este é o mistério: Deus opera além da religião!

O poder de Deus não está confinado a “doutrinas”, a “culturas” e muito menos a “caprichos” humanos! Deus é Deus para além da sua e da minha cabeça!

Enquanto os sacerdotes da ordem levítica (de quem o povo de Israel recebeu a lei) ofereciam sacrifícios para eles e para o povo (pois todos pecavam), Jesus imaculado e sem pecado, se fez sacrifício para a salvação não só dos judeus, mas de todos os povos da terra.

Cristo morreu por todos não somente para a descendência de Abraão, visto que este sacrifício de Cristo estabelece uma nova aliança, pois a graça é para todos os que possuem o conhecimento da existência dela e até para os que não possuem!

Outro Exemplo em Hebreus…

Nós somos feitos descendência de Abraão pela fé, no entanto o mesmo Deus que se revelou a nós por meio de Jesus, pode se revelar a qualquer ser humano na face da terra sem que necessariamente precisa ter um missionário ou um canal para que essa informação chegue a ele, isto porque foi feito sacerdote de todos os homens, segundo a Ordem de Melquisedeque!

O escritor de Hebreus nos diz que assim como Jesus foi sacrificado fora do arraial, nós também devemos sair do “arraial” pois não temos cidade fixa. Isto quer dizer que o poder de Deus não conhece fronteiras e nem limites culturais. Deus é o Eu Sou!

Por isso Jesus é o FIM DE TODA A LEI para a salvação de todo aquele que nele crê! A lei conhece fronteiras, Jesus só conhece corações humanos, e planta neles o amor, a sabedoria, a fé e a misericórdia. Ou você acha que a maioria dos seres humanos são bons porque querem?

O amor de Jesus se manifesta em todos nós, mesmo que as vezes nem saibamos que estamos sendo usados no amor de Deus. Veja:

Jesus era a verdadeira luz que, vindo ao mundo, ilumina todo homem. João 1:9

Você ainda tem dúvidas que Jesus é maior que as “fronteiras da religião”?

Para complementar leia:

20 Comentários


  1. Sim. Eu acredito que jesus é maior que as fronteiras da religião, ainda porque quando Ele regressar para levar-nos para o céu, e reinar com ele nos mil anos( entre outros processos) Jesus não vai levar uma placa de igreja, ou uma igreja, na verdade, Jesus vem buscar um povo, mas não qualquer povo e sim aquele que tem o seu testemunho e guarda os mandamentos, não é mesmo ?
    Que Deus nos abençoe.

  2. Eu não acredito que Deus é só para aqueles que se alinham em grupos religiosos. Eu vejo Deus em todos os lugares que percorremos e que ainda vamos percorrer. Vejo Deus em um mendigo e visualizo como se ali fosse o próprio Deus a pedir. Observando o nosso coração. Sei que Deus é tudo de bom.

  3. Eu creio que Jesus não está preso ao tempo, nem a religiões, porquanto Ele habita em nós por Seu Doce e Meigo Espírito Santo, e não em templos feitos por mãos humanas!!

  4. para jesus nao existe fronteiras porque o amor de jesus por nos ultrapassa todas elas o amor quebra todos os obstaculos amem

  5. Melquisedeque possivelmente foi um rei (líder) e sacerdote politeísta jebuseu da antiga Salém, portanto sem genealogia judaica, daí o desinteresse dos escribas hebreus de apresentarem sua origem e árvore genealógica.
    Melquisedeque, apesar de ser um “não-judeu” é mencionado na bíblia pelo fato de Abraão ter identificado El Eloim, o deus mais alto (altíssimo) do panteão jebuseu com o Deus Javé da tribo de Israel, além de Abraão ter se dado muito bem com aquele povo. Melquisedeque é apresentado positivamente nas gerações seguintes como um lenda, até muitos séculos depois, quando é comparado ao sacerdócio de Cristo.
    Salém, a cidade fundada e administrada pelos jebuseus era conhecida como um lugar de paz e relativamente avançada para a sua época. Não há registro de os pacíficos jebuseus terem iniciado guerra contra os hebreus, pelo contrário, eles é que foram invadidos destroçados e dizimados pelos tais. Talvez a menção a Melquisedeque seja em reconhecimento daquela passividade anti a agressividade exagerada e desproporcional dos hebreus…

  6. Gostei muito do seu entendimento sobre melquisedeque….mto bom.
    Esse Deus é maravilhoso e para todos e esta em todos

  7. Quando saímos do aprísco ao ouvirmos a voz do BOM PASTOR, muitas falácias caem por terra. Mas falta ainda despoluir a mente, o coração e o corpo das toxinas religiosas advindas da lei Mosaica que as denominações insistem em cultuar e ressalto um ponto para os leitores desta página refletirem: conseguiram retirar a visão caucasiana do povo judeu descrito nas escrituras?

  8. Boa tarde! Paz a todos.
    Estava lendo Hebreus e fui estudar sobre Melquisedeque e achei uma explicação interessante que eu nunca tinha lido. Leiam esse artigo: https://pt.wikipedia.org/wiki/Melquisedeque Nele fala sobre Sem, filho de Noé ser Melquisedeque. Pelo estudo, que faz você ler Gênesis para entender a linhagem de Sem, é aceitável essa ideia sim.
    Outra conclusão seria essa: Cristofania – Alguns teólogos cristãos acreditam que Melquisedeque teria sido uma aparição do Messias antes de seu nascimento carnal, humano.
    Eu sou apaixonada por detalhes assim e vocês?
    Fiquem todos na paz do Senhor Jesus!