Existe um texto bíblico que sempre me chamou a atenção quando se trata da pergunta: Deus Permite o Sofrimento? Veja:

Vendo-se iludido pelos magos, enfureceu-se Herodes grandemente e mandou matar todos os meninos de Belém e de todos os seus arredores, de dois anos para baixo, conforme o tempo do qual com precisão se informara dos magos.

Então, se cumpriu o que fora dito por intermédio do profeta Jeremias:

Ouviu-se um clamor em Ramá, pranto, [choro] e grande lamento; era Raquel chorando por seus filhos e inconsolável porque não mais existem.

Mateus 2:16-18

Vou fazer uma observação um tanto “anticristã” para que você pense a respeito:

O que você diria para uma mãe que perdeu o filho por capricho de um paranoico?

Mas antes é necessário lembrá-la que, Deus, o todo poderoso, permitiu isso.

Deus Permite o Sofrimento?

Deus Permite o Sofrimento

Essa pergunta possui dos polos que precisam ser explorados:

O primeiro tem a ver com visão de Deus a respeito do sofrimento.

O segundo tem a ver com a nossa visão sobre o sofrimento.

Uma coisa é eu, sentado em frente a esse computador, discursando a cerca do que Deus pensa sobre o sofrimento e outra coisa é Deus, conhecedor e criador de todas as coisas, falando a cerca do sofrimento.

Existe, portanto, um abismo enorme entre a minha visão e a visão de Deus.

A Minha Visão Humana sobre o Sofrimento

“Acho que o único momento em que as pessoas pensam em injustiça é quando acontece com elas”.

Charles Bukowski

Nós simplesmente não queremos sentir dores, isso é um fato.

Dores emocionais então… nem pensar!

A grande questão é que sempre quando lidamos com o sofrimento do outro dizemos “isso é para o seu crescimento” ou “Deus tem um propósito em tudo isso”.

Existem ainda os mais radicais que dizem “talvez ele tenha cometido algum pecado para estar passando por essa situação” ou “a gente colhe o que a gente planta…”

Para o outro sempre temos alguma resposta na ponta da língua.

O problema é quando a calamidade atinge a nossa casa.

Dizemos que terminar um relacionamento é bobagem, até a pessoa que amamos ir embora…

Reforçamos que até na doença Deus tem um plano, até a doença atingir a nossa casa…

Dizemos que a “morte é lucro”, até um familiar nosso morrer…

Ou seja, é muito fácil lidarmos com os problemas dos outros, até o problema ganhar o nosso sobrenome ou morar na nossa casa.

Uma Experiência Particular

Cresci junto com a Adriana (nome fictício), uma menina que morava perto da minha casa e frequentava os cultos com a família na mesma igreja que a minha.

Eu tinha 7 anos e ela 6. Cantávamos no grupo das crianças, eu, ela e minha irmã mais velha. Sim, aquilo era mágico!

Era a década de 90 e a igreja era realmente unida e comprometida, tanto que os cultos lotavam não importasse o dia da semana ou o pregador.

Mas, nem tudo são flores. O pastor da congregação se separou e anunciou que se casaria de novo, o que na verdade é um pecado capital para muitos e assim também era para os meus pais e para os pais da Adriana.

Como resultado saímos daquela igreja. O ministério ficou divido e aquilo que antes era mágico ficou comum.

Passamos a frequentar igrejas diferentes, perdemos o contato a cada um seguiu o seu caminho.

Na adolescência (ou no fim dela), nossas famílias se reencontraram e voltamos a manter contato. Conversávamos até às 05 da manhã quase todo final de semana, era muito bom.

Uma amizade incrível.

Assim foi até eu completar 28 anos e ela 27. Ela estava casada e com um filho para criar, quando o esposo dela (que também era meu amigo) ligou para a minha casa e disse que ela não estava se sentindo bem e se eu poderia fazer uma oração.

Certamente que orei. Bom, isso era uma sexta.

No domingo ela me disse estar melhor, mas ainda sentindo muita dor de cabeça.

Na segunda ela teve um AVC no trabalho.

Na terça estava morta.

A Pergunta que não quer calar

Eu não sabia o que fazer e muito menos os pais e familiares dela. Como dizer para uma criança que a sua mãe nunca mais vai voltar?

Como um esposo recém casado, lida com o fato de que a sua esposa nunca mais vai voltar?

O que dizer para pais que nunca mais poderão abraçar a filha?

O que dizer da minha oração que, na verdade, não surtiu o efeito esperado?

Essa, portanto, foi a minha primeira experiência com a “oração que não surge efeito” e com o problema do sofrimento. Não que eu não sofresse antes, mas esse fato mudou a minha visão sobre tudo.

Por outro lado, comecei a ler tudo relacionado sobre o tema Deus Permite o Sofrimento do Justo a partir de uma visão cristã.

Por que se Deus cura, e ele certamente cura, qual o sentido de algumas pessoas serem curadas e outras não?

Qual é o critério?

Saiba mais: 50 Livros Evangélicos que todo Cristão deveria ler

A Visão de Deus sobre o Sofrimento

Certamente que se quisermos saber como Deus pensa precisamos voltar para a Bíblia.

Então, observe essa lista de sinais milagrosos:

  • Fim da escravidão;
  • Mar que se abre;
  • Maná que cai do céu;
  • Nuvem que protege do sol do deserto;
  • Coluna de fogo para guiar e aquecer durante a noite;
  • Água que brota da rocha.

Olhando essa lista de sinais visíveis, podemos concluir que as pessoas que experimentaram esses sinais seguiram a Deus sem questionar. Afinal, hoje em dia é tudo o que pedimos a Deus, não é verdade?

“Um sinal Senhor, um milagre, é tudo que eu te peço”, dizemos quando os problemas nos afligem.

Mas na verdade o Velho Testamento nos mostra que sinais nos tornam viciados em sinais e não em Deus.

O povo que presenciou todos os sinais que listei acima e muitos outros, foram murmuradores, reclamões e ficaram 40 anos andando no deserto devido a sua incredulidade.

Tudo o que Deus pediu foi fidelidade, mas na primeira oportunidade as mesmas pessoas que haviam presenciado a abertura do mar vermelho, fizeram um bezerro de ouro para adorar quando Moises demorou um pouco para descer do monte.

Seguimos na mesma linha e chegamos no Novo Testamento. Deus estava entre nós e as pessoas podiam tocá-lo, elas eram curadas por ele, alimentadas por ele e viam o amor genuíno em seu olhar.

Mas, escolheram cometer a maior injustiça da história da humanidade: um homem que nunca havia roubado, matado ou estuprado alguém, estava preso, condenado e além disso, quando ocorreu a oportunidade de soltura, um ladrão foi escolhido para ter o benefício em seu lugar.

Ou seja, podemos concluir que na visão de Deus, ele fez de tudo para que seguíssemos o seu caminho com sinais, prodígios, chegou até a parar o tempo, mas nada disso foi suficiente.

Deus Permite o Sofrimento: A Correção de todas as injustiças

A morte de Jesus foi a maior injustiça que a humanidade cometeu, mas hoje ela serve para nos dar esperança. Não uma esperança de algo distante, mas de algo que pode acontecer a qualquer momento.

Lendo um livro sobre o sofrimento, vi a frase que mudou a minha visão sobre a morte da Adriana e sobre todo o sofrimento que enfrentamos na vida:

“A única desculpa de Deus é o domingo de páscoa”

A frase parece não teológica, como assim a “única desculpa de Deus”?

Mas é isso que eu quero que você entenda.

Talvez você tenha perdido algum parente ou amigo, o COVID mesmo matou 608 mil pessoas no Brasil (até o momento) e a pergunta se Deus Permite o Sofrimento nunca fez tanto sentido.

No entanto, a maior injustiça da história foi corrigida naquele domingo de páscoa. Ali Deus mostrou que todas as injustiças serão corrigidas!

Haverá um momento em que vou ver a Adriana novamente. Haverá um momento em que o esposo dela poderá vê-la e abraçá-la novamente!

Chegará o dia em que aquelas mães que citei no começo do Estudo Bíblico, de Mateus 2, poderão abraçar os seus filhos e nunca mais serão separados.

Enfim, chegará o dia em que você encontrará os seus familiares que se foram e a saudade não será mais um problema.

Eu sei disso porque naquele domingo de páscoa Deus estava dizendo para a humanidade que chegará o dia em que “ele enxugará dos nossos olhos toda a lágrima”.

Conclusão

Jesus disse:

“Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal.”

João 17:15

Ou seja, Jesus está dizendo que não sejamos poupados de viver em um mundo caído.

Em um mundo caído, COVID acontece, AVC acontece, assaltos acontecem, mortes acontecem, separações acontecem… enfim, todo o tipo de problema acontece.

Mas talvez você esteja se perguntando: Afinal, Deus permite o sofrimento ou não?

E a resposta é sim! Isso porque ele diz “…mas que os livres do mal.”. E a minha pergunta para você é: o que é mal?

Certamente que do nosso ponto de vista aquelas mulheres experimentaram o maior mal do mundo. A Adriana partiu sem ver o filho crescer e as vitimas do COVID não podem mais ser abraçadas. Bom, de fato isso é muito mal.

Mas do ponto de vista de Deus, o que é mal?

Hoje, 02 de novembro, é conhecido como o dia dos finados e muitas pessoas estão sentindo dores inenarráveis e saudades indescritíveis.

A minha mensagem para você que hoje está sofrendo e perguntado por que Deus permite o sofrimento é:

Hoje, pode ser a sexta feira da paixão na sua existência, ou até mesmo o sábado de aleluia, mas acredite: O Domingo da ressurreição vem ai.

O domingo onde todas as injustiças da vida serão corrigidas e onde ele “limpará de seus olhos toda a lágrima;” o domingo onde “não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.”

O Domingo em que ele “fará novas todas as coisas”!

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Muito impactante o texto, edificante, me tocou quando diz que o domingo virá na minha vida e eu creio que ainda verei a glória de Jesus na minha vida, estou no aguardo e sei que Deus não falha, ele é poderoso para fazer o meu domingo chegar

  2. Boa noite, a paz do nosso Senhor e Salvador Jesus.
    As perguntas que fizeste e que não querem calar.
    Primeiro, o que é mal? Na minha visão o mal é ausência do bem, que é Deus na pessoa de Jesus Cristo, assim como o frio é ausência de calor (energia), as trevas é ausência de luz, e porque as pessoas cometem o mal, simplesmente porque não tem Cristo no coração.
    Segundo, por que Deus permite o sofrimento? Vamos começar por Jesus Cristo, por quê Ele teve que ia a Cruz? Se Jesus não morresse naquela Cruz, como então Ele poderia ressuscitar? Ora Jesus nos dá até hoje, assim como deu aos seus discípulos e todos que O acompanharam, a esperança da uma vida eterna, e você citou muito bem isto. Ele veio com o propósito de mostrar que a ressureição é possível é prometida por Deus lá no velho testamento, veja o que diz Daniel 12:2
    “E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno.” Mas como ressuscitar sem morrer primeiro? O morte e ressurreição de Jesus nos garante essa esperança, já pensou um dia que você poderia morrer sem essa esperança? Como você viveria?
    Ainda respondendo a pergunta porque Deus permite o sofrimento? Pois seria por dois motivos, um vocè mesmo citou que é o aprimoramento da alma. e o segundo? Eu diria que é para que o homem conhecesse as consequências do pecado, porque se assim não fosse, como saberiámos discernir o que é o bem e o que é mal, pois como já respondi que o mal é ausência do bem, ou seja ausência de Deus, pois porque Adão e Eva cometeram o pecado original? porque estavam na presença de satanás, o seja na presença do mal. e aí já entra outra questão não relacionada com o foco do post que é do livre arbítrio, ou seja, podemos escolher entre o bem e o mal sem sabermos as consequências? pois o que você escolheria? Garantir a sua vitória com sofrimento, ou ter vitórias agora para sofrer eternamente depois?
    Entendendo os propósitos de Deus, as vezes ele permite o sofrimento por provar os nossos corações também
    Tenha já fim a malícia dos ímpios; mas estabeleça-se o justo; pois tu, ó justo Deus, provas os corações e os rins. Salmos 7:9
    Mas, como fomos aprovados de Deus para que o evangelho nos fosse confiado, assim falamos, não como para agradar aos homens, mas a Deus, que prova os nossos corações.
    1 Tessalonicenses 2:4
    O crisol é para a prata, e o forno para o ouro; mas o Senhor é quem prova os corações.
    Provérbios 17:3
    E porque temos que morrer? Eu diria para que o pecado que habita em nossa carne, tenha que morrer junto com o corpo em que aqueles que morrerem com Jesus, vão ressuscitar em um corpo glorificado.
    Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção.
    Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará com vigor.
    Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual. 1 Coríntios 15:42-44
    E para finalizar o meu post, finalizo com este versículo
    E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Romanos 8:28.
    Ou seja todas as coisas contribuem juntamente para o bem dos daqueles que amam a Deus. Todas as coisas, tanto o bem como o mal.
    Um abraço.
    Jorge

    • Muito bom Jorge! E essa é a chave: “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.”

      O problema é que as vezes não acreditamos nisso do fundo do nosso coração e acabamos sofrendo e questionando a Deus sobre algo que só vamos entender lá na frente: “O que eu faço não sabes agora, mas saberás depois.” João 13:7

      Deus Abençoe Jorge! Obrigado pela contribuição 🙂

  3. Boa noite,
    Gostei muito da explicação sobre o sofrimento. Creio que tudo que passamos na vida, tanto coisas boas quanto coisas ruins, serve muito para que nós possamos evoluir como seres humanos imperfeitos que somos. Deus quer que sejamos plenos em todos os sentidos.E para isso muitas das vezes temos que passar por coisas ruins para atingirmos essa plenitude.

  4. Por um motivo eu escrevi no rodapé do meu whatsapp, Deus limpará dos olhos toda lágrima. Mas por outro motivo, essa mensagem continua lá.
    Aos 40 anos encontrei um primo que não conhecia por uma ligação perguntando por uma tia nossa, passamos um ano conversando. No ano seguinte ele veio e casamos.
    Ele tinha câncer na cabeça, os médicos só deram 6 meses de vida, ele viveu 5 anos antes de me encontrar. Os médicos diziam que seria impossível ele ainda ter filhos, tivemos uma filha.
    Com 4 anos e 8 meses que nos encontrarmos pela primeira vez, ele morreu, em decorrência do câncer.
    Choro muito de saudade dele e do que não vivemos, mas em meio ao choro, agradeço a Deus por posto ele em minha vida e do milagre de ter tido uma linda e meiga menina, minha companheira de todas as horas, de choro e sorrisos.
    E o que nos motiva a sorrir depois do choro, é a promessa do reencontro é o, ” Deus limpará dos olhos toda lágrima.’

    • Tenho certeza que vocês viveram uma linda história Tânia e isso não será apagado!

      Mas tenha certeza que chegará o momento do reencontro, onde o tempo, a doença e a distância não serão mais um problema.

      Deus te abençoe e te dê forças!

  5. Que palavra tocante. Ontem a mãe da minha amiga faleceu, e ter lido isso foi reconfortante. Que Deus abençoe grandemente. 💜