Jesus é o caminho, a verdade e a vida. Mas o que isso significa?

Jesus é o caminho, a verdade e a vida. E isso eu tenho certeza que você sabe. Mas você sabe o que isso significa de verdade?

A maioria de nós passou muito tempo ouvindo isto na Igreja, na escola dominical, em casa e até leu sobre isso em diversos livros de teologia. Mas isso significou o que para você?

Neste estudo bíblico eu quero te mostrar o real significado da afirmação: “Jesus é o caminho, a verdade e a vida”.

Além disso, no final do estudo você estará apto(a) a responder o que significa cada parte dessa frase poderosa!

O que significa dizer: Jesus é o caminho?

Primeiro de tudo você precisa saber que o caminho na verdade não é um caminho, mas uma relação pessoal. É uma ligação direta, é algo relacional e absolutamente único!

Essa relação inicia sempre com um encontro pessoal com Jesus. Somente após eu me encontrar nele de verdade é que eu estou no caminho.

Enquanto a minha relação com Jesus for uma relação terceirizada, onde eu preciso de alguém para estudar a Palavra por mim, orar por mim, cantar por mim ou fazer qualquer coisa por mim, eu apenas conheço o caminho, mas ainda não estou nele.

Certamente que os irmãos na fé são importantes e devem sempre ajudar uns aos outros na oração, mas nada substitui a minha relação pessoal com Jesus. Não existe mais intermediários entre nós é o caminho, ou seja, entre nós e Jesus Cristo.

A relação com Jesus é um caminho e não um viaduto!

Quando afirmamos que Jesus é o caminho e que este caminho é uma relação pessoal, devemos entender que essa relação não se dá por meio de uma “linha exclusiva”. É uma relação que acontece na vida!

E na vida infelizmente ficamos doentes, sofremos perseguições e passamos por dificuldades.

Porque o caminho de Jesus acontece entre as dificuldades da vida e essa relação não te deixará isento(a) de nenhuma dificuldade, como ele mesmo disse:

“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” João 16:33

Agora que sabemos que o caminho é uma relação pessoal, podemos avançar para a verdade… O que será que a verdade significa?

O que a verdade significa?

Se Jesus é o caminho significa uma relação pessoal, a verdade significa conhecimento para que essa relação possa ser saudável.

Somente quem conhece Jesus e o Evangelho entende que o relacionamento com Cristo se dá por meio da oração e da Palavra. Você com certeza se lembra desse versículo:

“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” João 8:32

Só existe conhecimento e libertação por meio da verdade!

Esse conhecimento certamente está relacionado ao estudo da Palavra, ao ensinamento, ao estudo teológico, ao estudo da compreensão de Deus, ao ensino da vida, enfim, está relacionado com todo o universo que compõe a verdade de Deus!

Da mesma forma que “Jesus é o caminho” significa uma relação pessoal e verdade significa conhecimento, existe algo utilizado para tornar essa relação menos “técnica”. Vejamos:

Qual o significado de “vida”?

Finalmente precisamos entender que caminho, verdade e vida são complementos.

O caminho (relação pessoal com Jesus) se desenvolve quando eu começo a entender que a relação requer verdade, ou seja, requer conhecimento e estudo da Palavra.

Mas se eu ficar somente no estudo da Palavra e da Teologia eu me torno um indivíduo muito culto mas sem amor.
Como resultado eu acabo conhecendo tudo sobre Paracletologia, por exemplo, mas não terei sensibilidade para com meu próximo.

Vida então significa amor, afetividade, compaixão, emoção e encontro humano. Vida transforma a nossa relação com Jesus e o nosso conhecimento em algo útil para o outro.

Jesus é o caminho, a verdade e a vida. Mas o que isso significa?

Acima de tudo precisamos entender que ser um verdadeiro cristão requer que as três dimensões estejam equilibradas dentro da gente.

Ser um cristão só da verdade não é bom.

Ser um cristão só da vida e das emoções também não é bom.

Por isso a necessidade de termos uma relação pessoal com Jesus, andarmos com ele pela verdade (conhecimento da Palavra) e vida (relacionamento humano).

Só assim a nossa existência aqui na terra será a melhor possível, pois quando andamos com Jesus pela nossa própria consciência a vida não fica mais fácil, mas nós a deixamos menos difícil.

Se esta mensagem falou com você, deixe o seu comentário logo abaixo 🙂

Até já!

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *