Seguindo a nossa série sobre “Crente pode” ou não fazer, vamos falar sobre carnaval. Afinal, um crente pode participar do Carnaval?

Vamos então analisar se um crente pode um não participar do Carnaval.

Considere também conhecer outros artigos na mesma linha:

Crente pode participar do Carnaval?

Por uma questão de racionalidade, não.. mas essa é a minha opinião e irei explicar a você detalhadamente.

Sempre tem quem goste, mas na minha opinião carnaval é chato e sem sentido. Mas a minha opinião é baseada no mínimo de inteligência e não basicamente na ideia de que é pecado.

Veja Também: Crente Pode ter Árvore de Natal em Casa?

De qualquer forma, se você não concorda comigo e gostaria de curtir o carnaval, pense comigo:

O que eu você irá encontrar no Carnaval?

Já se foi o tempo em que era “aceitável” estar no carnaval Hoje em dia o carnaval se tornou uma orgia a céu aberto com todo o tipo de promiscuidade e maluquice que você imagina.

Como servo de Deus, você acha correto participar dessa festa?

Em que o Carnaval irá me edificar?

Nós, servos de Deus, devemos analisar em que determinada coisa irá nos edificar.

Da mesma forma que Jesus saia de diversas discussões que não edificavam em nada, nós também temos que saber se distanciar de coisas que não edificam.

É licito ir ao carnaval, claro que é, a não ser que você esteja lendo este site de dentro da cadeia, você tem liberdade de ir e vir de e para qualquer lugar. Mas, convêm que você vá?

O que isso irá acrescentar na sua vida?

Conclusão: Crente pode participar do Carnaval?

Concluindo, eu gostaria que você analisasse as duas questões acima e decidisse por você mesmo se um cristão deve participar dessa festa.

Na verdade, o carnaval nos dias de hoje é usado como massa de manobra para entreter o povo e uma pessoa minimamente consciente não vai ficar andando no meio de um monte de gente desconhecida atrás de “bloquinhos”, me desculpe a sinceridade.

Se você quer se divertir procure formais mais inteligentes.

O melhor livramento sempre é o bom senso.

Deus te abençoe!

E se você deseja aprender sobre a vida cristã com mais de 250 perguntas respondidas por um professor de escola dominical e com referências bíblicas, clique aqui e conheça o Manual das Questões Difíceis e Polêmicas da Bíblia.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Boa noite, a paz do nosso Senhor Jesus Cristo.
    Inicialmente quero concordar apenas em parte com o autor do artigo quando diz: “…por questões de racionalidade, não…”, e quando diz: “…minha opinião é baseada no mínimo de inteligência….”, entretanto discordo quando diz: “…e não basicamente na ideia de que é pecado…”. E também quando diz: “…Já se foi o tempo em que era “aceitável” estar no carnaval Hoje em dia o carnaval se tornou uma orgia a céu aberto com todo o tipo de promiscuidade e maluquice que você imagina…”,
    Acontece que o carnaval desde suas origens sempre foi pecado por ser um culto a um deus pagão. Em tempos antigos, no século 20, a festa era moderada, devido a sociedade ser conservadora sob questões morais e familiares e ainda no Brasil de vivermos sob censura que era imposta, mas nunca deixou de ser pecado e bastou para que a censura fosse extinta no Brasil, para que a libertinagem eclodisse, deteriorando os conceitos familiares e de tempos em tempos, suas práticas perniciosas aumentaram, desestruturando a base familiar e a edificação do cristão lavado e remido pelo sangue de Jesus, e provarei baseando-me na história do carnaval, também é claro, na palavra de Deus, a Bíblia.
    Costumo sempre apresentar um item chamado “Um pouco de História”, para que possamos entender a origem de tudo, o que é santo e que não é, entender principalmente de história bíblica, você entenderá como Deus vem conduzindo toda a humanidade e o porquê a Bíblia é o nosso manual como regra inspirada por Deus.
    Vamos lá
    Um pouco de História; a origem do carnaval e do pecado.
    Muito embora alguns teóricos da história acreditam que esta festa remonta de tempos mais antigos, na Roma antiga, os romanos assimilaram a cultura grega, inclusive assumindo suas divindades, rebatizando-as com outros nomes, se comemorava a festa da “Saturnalia”, que era uma festa em exaltação ao deus romano “Saturno”, associado ao Deus grego “Cronos”, deus da geração, dissolução, abundância, riqueza, agricultura, renovação periódica e libertação, em desenvolvimentos posteriores, também se tornou o deus do tempo. Nestas festas tinha até carro alegórico, eles levavam homens e mulheres nus e eram chamados de carrus navalis (“carro naval”), pois tinham formato de navio, daí de haver carros alegóricos até os dias de hoje. É provável que o carrus navalis tenha virado, por aproximação fonética, carne vale (adeus à carne). E esta festa era comemorada em dezembro, e consistia na consumação exagerada de carne e bebida, além das orgias sexuais.
    Porque “adeus à carne”? Quando Constantino tornou o Cristianismo a religião oficial do império em 312 d.C., a partir daí, migraram a festa com carros alegóricos e doideira generalizada de dezembro para os últimos dias antes de uma quarentena religiosa – aquela observada antes da Páscoa: a chamada “quaresma”, que representava um período de privação alimentar voltado à reflexão espiritual, jejum este que era praticado pela igreja primitiva e também em tempos anteriores, sendo também uma cópia do ramadã muçulmano. A carne vale, que nunca fez parte do calendário religioso oficial, ficou marcado como o momento de exagero feito para compensar a entrada no período de penitência – no qual o consumo de carne era proibido, começando na quarta-feira de cinzas e terminando na semana santa, ou seja um período de 40 dias, lembrando os 40 dias de tentação de Jesus no deserto.
    Com o passar dos séculos e milênios, A carne vale se tornou a “carnis vale (Festa da carne) ”, além de se consumir carne e bebida, acrescentou a satisfação da própria carne (Hedonismo), que aliás nunca deixou de estar intrínseca nesta festa, onde os bailes de máscara eram tradicionais em alguns países da Europa, como a Itália, já no século 13. No entanto, tais festas eram restritas à nobreza. Foi a partir do século 19 que máscaras e fantasias começaram a se tornar mais populares. Nessa época, os personagens de maior sucesso eram o Pierrô, o Arlequim e a Colombina (da Commedia Dell Arte Italiana), além de trajes de caveiras, burros e diabos, (olha um convidado indesejado ai)
    Uma inversão de valores:
    Outra tradição do Carnaval é o hábito de homens se vestirem com trajes femininos. Há registros disso na folia de rua desde o início do século 20. “A explicação está na própria psicologia da festa, um espaço de inversão, em que se busca ser exatamente o que não se é no resto do ano”, diz a filóloga Rachel Valença, diretora do Centro de Pesquisas da Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio, ou seja, deturpar a essência moral do ser, criando um caráter enrustido.

    Requisitos bíblicos: Dez motivos do porque o cristão não deve participar do carnaval, e a prova do pecado.
    À imoralidade
    Judas 1:7 – “De modo semelhante a esses, Sodoma e Gomorra e as cidades em redor se entregaram à imoralidade e a relações sexuais antinaturais. Estando sob o castigo do fogo eterno, elas servem de exemplo”.
    Desejos carnais
    1 Pedro 2:11 – “Amados, insisto em que, como estrangeiros e peregrinos no mundo, vocês se abstenham dos desejos carnais que guerreiam contra a alma”.
    Considerem-se mortos para o pecado
    Romanos 6:11,12 – “Da mesma forma, considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus. Portanto, não permitam que o pecado continue dominando o corpo mortal de vocês, fazendo que obedeçam aos seus desejos”.
    Comportemo-nos com decência
    Romanos 13:13 – Comportemo-nos com decência, como quem age à luz do dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidade sexual e depravação, não em desavença e inveja.
    Vivam pelo Espírito
    Gálatas 5:16 – “Por isso digo: Vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne”.
    Quem vive segundo a carne
    Romanos 8:5,8 – “Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem vive de acordo com o Espírito tem a mente voltada para o que o Espírito deseja. A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz; a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à Lei de Deus, nem pode fazê-lo. Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus”
    A vida eterna
    Gálatas 6:8 – “Quem semeia para a sua carne da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito do Espírito colherá a vida eterna”.
    Imoralidade sexual
    Colossenses 3:5 – “Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria”.
    Procure as coisas que edificam
    Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam. 1 Coríntios 10:23
    Porque as obras da carne trazem tudo o que é ruim.
    Gálatas 5:19-21 – Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia,
    Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
    Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.

    Bom aí estão os dez motivos pelo qual o cristão não deve participar do carnaval. E portanto, o Apóstolo Paulo ainda adverte.
    Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Colossenses 3:1
    Graça e Paz.
    Jorge.

    • Olá Jorge! Graça e Paz! Desculpe a demora em aprovar o comentário 🙂

      Eu falei dessa forma no artigo porquê nem se não existisse a Bíblia e não tivéssemos acesso a Jesus como salvador da nossa alma, eu iria achar aceitável participar do carnaval. É por isso que falo que a “minha opinião é baseada no minimo de inteligência e não basicamente na ideia de que é pecado”. Perceba que não foi necessário ao longo do artigo citar versículos bíblicos para corroborar a minha opinião, justamente pelo fato de que, para este caso, o carnaval em si já é uma grande porcaria.

      Mas fico muito grato com a sua contribuição e com os versículos que reforçam ainda mais a nossa ideia de que o carnaval na verdade é uma festa de mau gosto.

      Deus Abençoe Jorge!

  2. Bom dia a todos.
    Eu entendi o que você quis dizer, destinando a pergunta ao público em geral, entretanto fiz o meu comentário baseado na pergunta: “O crente pode participar do carnaval?”, pré supondo que a palavra “crente” refere-se ao cristão verdadeiramente convertido ao evangelho de Cristo.
    Graça e paz.
    Jorge.

    • Boa Dia! Sim, isso mesmo. Acredito que o carnaval seja tão ruim que os cristãos e não cristãos deveriam ficar longe dele… mas infelizmente não é isso que acontece 🙁

      Deus Abençoe meu irmão e obrigado pela participação!