Será que é pecado fazer tatuagem? Crente pode fazer tatuagem?

Recebi algumas perguntas pelo nosso Facebook e estou transformando as respostas em artigos para ajudar ainda mais pessoas. Semana passada recebemos a pergunta de uma irmã perguntando se o crente pode ir a praia. Mas hoje recebemos uma pergunta se o crente pode fazer tatuagem.

Vejamos então se o crente pode fazer tatuagem ou não. Certamente que iremos analisar a resposta dentro da Bíblia

Crente pode fazer tatuagem?

Este é um dos temas que mais geram controvérsias no meio Evangélico.

Em primeiro lugar, algumas pessoas citam o texto bíblico localizado em Levítico 19:28 para justificar a proibição da tatuagem. Este trecho nos diz o seguinte:

“Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o Senhor.” Levítico 19:28

Este texto na verdade está apenas dizendo ao povo de Israel para não copiar o costume de outras nações.

Por exemplo, em algumas comunidades da época era normal marcar a pele e a carne para adoração aos mortos. Hoje em dia as pessoas fazem tatuagens por diversos motivos, porém não é para adorar aos mortos (obviamente estou falando de modo geral, não significa que essa pratica não exista).

O mais importante é agirmos conforme a nossa consciência com Deus.

Particularmente eu jamais faria uma tatuagem. Não que alguém ou algum pastor tenha dito, ou porque li em algum lugar na internet, mas simplesmente porque não acho bonito. Raramente vejo algumas legais e mesmo quando vejo não sinto vontade de fazer.

Certamente que isso é a minha consciência em Deus me dizendo que para mim isso não seria legal. Mas não significa que para você não seja legal.

Dentro da Bíblia, dificilmente iremos encontrar frases prontas do tipo:

O Crente não pode beber

O Crente pode ir a praia

Ou

“O Crente não pode fumar”

“O Crente pode fazer tatuagem”

Em outras palavras, frequentemente é o Espirito Santo em você que diz para você o que será bom.

Cabe a você seguir a orientação.

Espero que tenha entendido!

Até Já!

Conheça o nosso EBOOK: Manual Bíblico das Questões Difíceis e Polêmicas da Bíblia!
Mais de 250 perguntas difíceis da Bíblia respondidas de forma simples e descomplicada em mais de 500 páginas de conteúdo! Clique aqui e saiba mais 🙂

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Boa tarde, a paz do nosso Senhor Jesus.
    O próprio texto em Levítico 19:28, é bem explicito.

    Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; NEM FAREIS MARCA ALGUMA sobre vós. Eu sou o Senhor.

    Ora, o que podemos entender como “nem fareis alguma”.
    Tal explicação não só está baseada na adoração aos mortos, mas também a adoração a um deus pagão.
    Existem muitas provas arqueológicas que afirmam que tatuagens foram feitas no Egito entre 4000 e 2000 a.C. e também por nativos da Polinésia, Filipinas, Indonésia e Nova Zelândia (maori),tatuavam-se em rituais ligados a religião, onde os nativos declaravam-se pertencer a uma divindade as quais eles adoravam, tatuando a face ou qualquer símbolo que identificasse a divindade
    Os registos escritos em grego sobre tatuagens datam de pelo menos o século V a.C. Com o passar do tempo e o avanço das civilizações, as tatuagens ganharam outros significados. Segundo o National Geographic, as dançarinas dos funerais do Egito, por volta de 2.000 a.C., tinham estes mesmos sinais abstratos de pontos e traços encontrados em múmias do sexo feminino desse período.
    Desta vez as tatuagens assumiam um significado espiritual e religioso quando representavam “Bes”, a deusa egípcia da fertilidade e proteção dos lares.
    Os Judeus e Romanos tinham uma concepção completamente contrária à tatuagem, pois enquanto algumas civilizações adornavam seus corpos com desenhos e técnicas variadas, eles não faziam tatuagens por acreditarem na pureza da forma humana. Sendo assim, as tatuagens eram banidas e reservadas apenas para os criminosos e os condenados.
    Por isso o Apóstolo Paulo advertia:
    Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
    Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.
    1 Coríntios 6:19,20
    Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.
    1 Coríntios 10:23

    A paz.
    Jorge