Já pensou sobre o porquê Deus aceitou a oferta de Abel e rejeitou a de Caim? O texto nos diz o seguinte:

“E aconteceu, ao cabo de dias, que Caim trouxe do fruto da terra uma terra uma oferta ao Senhor. E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para sua oferta. Mas para Caim e para a sua oferta não atentou.” (Gn 4.4-5).

A grande pergunta que na verdade explica o porquê Deus aceitou a oferta de Abel e recusou a de Caim é: o que havia de especial na oferta de Abel que não havia na de Caim? Vejamos mais informações.

Antes, considere preparar-se para a Obra de Deus estudando alguns materiais completos:

Por que Deus aceitou a oferta de Abel e rejeitou a de Caim?

Muitos veem este texto como uma justificativa para dizer que o Deus do velho testamento na verdade, prefere sangue, carne e matança. Obviamente este argumento não se sustentará a explicação simples que nos revela o real motivo do porque Deus aceitou a oferta de Abel e não a de Caim.

A Bíblia não relata, como muitos sugerem, que Deus recusou a oferta de Caim por conta da qualidade do material oferecido.

Na verdade a oferta de Caim foi recusada pelo simples motivo da condição interna do coração!

Não é o material oferecido que define se Deus aceitará ou não uma oferta, mas sim a motivação do coração, veja:

“E, olhando ele, viu os ricos lançarem as suas ofertas na arca do tesouro;
E viu também uma pobre viúva lançar ali duas pequenas moedas;
E disse: Em verdade vos digo que lançou mais do que todos, esta pobre viúva;”
Lucas 21:1-3

A sinceridade do coração é a coisa mais importante para Deus em uma oferta, porque a Graça é para todos, logo, se a oferta de Caim estivesse sido recusada porque Deus preferia um outro tipo “material” a Graça não seria a ordem e sim a qualidade e quem não pudesse dar “maior qualidade” a sua oferta seria automaticamente descartado.

Por isso somos justificados pela fé e não pelas obras. Por isso a Graça está presente desde a fundação do mundo, como nos é dito nas escrituras!

Para melhor entendimento, considere ler este outro estudo. Clique aqui para ler.

Até Já!

 

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Saudações cristãs a todos.
    Existe duas interpretações a esse respeito.
    A primeira delas já foi citada aqui no post, ou seja, Deus não olha para a qualidade da Sua oferta, mas sim a intenção do seu coração em ofertar o melhor, e isto fica devidamente comprovado nos seguintes textos bíblicos:
    1 Samuel 16: 7. Mas o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque eu o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração. – Bíblia JFA offline.
    Provérbios 20: 27. O espírito do homem é a lâmpada do Senhor, a qual esquadrinha todo o mais íntimo do coração. – Bíblia JFA Offline.
    Romanos 8: 27. E aquele que esquadrinha os corações sabe qual é a intenção do Espírito: que ele, segundo a vontade de Deus, intercede pelos santos. – Bíblia JFA Offline.
    E muitos outros textos bíblicos que falam que Deus esquadrinha o coração do homem.
    Entretanto, cabemos perguntar o quê motivou Abel e Caim a fazerem uma oferta ao Senhor?
    Será que ela foi voluntária, e se foi, será que foi orientada de como fazê-la?
    E nessa questão que então entra a segunda interpretação.
    Alguns teólogos afirmam que Jesus andava na terra orientando o primeiro casal de humanos, e quando os mesmos cometeram o segundo pecado universal, o primeiro foi cometido por Lúcifer, Jesus orientou a Adão e Eva, que o perdão dos seus pecados deveriam ser remidos pelo sacrifício de sangue de um cordeiro, e que tal tradição deveria ser passada de geração em geração, e que esse ritual deveria ser feito toda vez que alguém pecasse. Jesus já estava preparando Adão e Eva a entenderem como seria o Seu sacrifício em futuro distante.
    Tal teoria nos leve a mais um turbilhão de perguntas:
    1) Abel e Caim haviam herdado esse legado de seus pais, ou foi orientado por Jesus a seguir essa tradição?
    2) Abel cometeu algum pecado e seguiu a orientação de Deus e Caim, com ciúmes resolveu fazer o mesmo, antes de Abel, ofertando o que ele possuía?
    3) Será que ambos pecaram, e Caim, como não tinha cordeiros, ofereceu o resto do que tinha.
    4) O inimigo de Deus mais uma vez induziu Caim a desobedecer a orientação de Deus, dizendo, “os frutos da terra servem, não precisa ser o cordeiro”.
    Enfim, a nossa imaginação nos leva a fazer todas essas especulações teológicas, que apesar de não ter respaldo bíblico, não podemos deixar de considerar, de onde veio o conceito de que a expiação pelos pecados deveria ser por sacrifício de sangue animal? E que foi passada para as gerações futuras?
    Uma coisa é certa, a bíblia fala que ordem de oferecer um cordeiro como expiação dos pecados, foi dada por Deus a Moisés. (Lv. 14:13 e 24, Nm. 6:14).
    Enfim a afirmação de que Caim deveria oferecer um cordeiro, segundo esses teólogos, se baseia em alguns textos bíblicos que diz:
    Gênesis 4: 5-7: mas para Caim e para a sua oferta não atentou. Pelo que irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante. 6. Então o Senhor perguntou a Caim: Por que te iraste? e por que está descaído o teu semblante? 7. Porventura se procederes bem, não se há de levantar o teu semblante? e se não procederes bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo; mas sobre ele tu deves dominar. – Bíblia JFA Offline
    Na versão NTLH, está assim o versículo 6 e 7:
    6- Então o Senhor disse: – Por que você está com raiva? Por que anda carrancudo? 7- Se tivesse feito o que é certo, você estaria sorrindo, mas você agiu mal, e por isso o pecado está na porta, à sua espera. Ele quer dominá-lo, mas você precisa vencê-lo.
    Em Hebreus 11:4, relata que Abel uma oferta de fé, sendo assim Abel sabia o que Deus desejaria.
    Contudo o texto de Gênesis 4, nos leva a interpretar que a oferta de ambos foi voluntária e Abel ofereceu o melhor porque foi uma oferta de amor (Fé). Por isso posso até crer que por ter mais intimidade com Deus, ao passo que Caim não tinha, Abel, pela fé, orou a Deus perguntando de qual oferta Ele se agradaria, e Deus respondeu: “Ofereça Me um cordeiro”.
    A paz.
    Jorge.

    • Olá Jorge!

      Realmente existem outras teorias sobre este tema, mas acho essa que expus no texto a mais plausível, justamente por conta de Gênesis 4.

      Obrigado pela contribuição Jorge, fica na paz!

  2. Olá, sou eu de novo.
    Esqueci de mencionar um versículo que levam os teólogos a crerem que junto com Gn 4:6 e 7, seja uma forte evidência de que Deus havia orientado a Adão e Eva, quanto ao holocausto para expiar pecados.
    Em Gn 3:20 relata que antes de expulsar Adão e Eva do Édem, Deus lhes deu vestimentas mais duráveis, adequadas para o trabalho físico que lhe esperava, e como proteção também contra as mudanças de temperatura do ambiente que encontrariam fora do jardim.

    As peles destes animais que foram sacrificados para cobrir Adão e Eva representam também, aquele que um dia seria sacrificado para cobrir os pecados da humanidade.

    O serviço de sacrifícios para o pagamento dos pecados, ainda que não mencionado especificamente aqui, provavelmente foi instituído nesse tempo.

    A paz.
    Jorge.