Você já ouviu falar que devemos orar de madrugada, mas qual o sentido disso? Sendo Deus onisciente e onipresente qual a lógica em se ter um horário especifico para orar?

Será que durante a madrugada Deus é mais “acessível”? Nos acompanhe neste Estudo Bíblico onde iremos responder essas e outras perguntas sobre o tema.

Certamente que você poderá nos ajudar, divulgando este Estudo Bíblico para os irmãos da sua congregação, familiares e amigos:

Qual a base bíblica utilizada para orar de madrugada?

Muitas pessoas falam em orar de madrugada mas não sabem mostrar dentro da bíblia onde podemos encontrar passagens que corroboram com essa afirmação.

O versículo mais utilizado sem dúvidas é o de Provérbios 8:17:

Eu amo aos que me amam, e os que cedo me buscarem, me acharão.

Outro texto muito utilizado para afirmar que orar de madrugada é melhor está em Atos 16:25,26 – Veja:

Mas perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam.
E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos.

Essas são as mais utilizadas e vou focar o nosso Estudo nelas para entendermos definitivamente sobre esse tema.

Explicando Provérbios 8:17

Somente em uma versão se diz “e os que de madrugada me buscam…” que é a versão Almeida Revista e Corrigida de 1969.

Neste contexto o que está sendo dito é somente que quanto mais cedo você buscar a Deus, mais rápido o achará. Portanto cedo, neste contexto, é somente para dizer que quanto antes você buscar, mais rápido o achará.

Ou seja, busque a Deus enquanto ele está perto, não importa o horário o mais importante é a fé que você carregará ao buscá-lo!

Explicando Atos 16:25,26

Neste caso o terremoto não acontece para provar que devemos orar pela madrugada. Ele só acontece porque Deus assim quis.

O motivo de toda a prisão de Paulo e Silas e consequentemente libertação de ambos é a conversão do carcereiro e sua família.

O terremoto e a prisão foram utilizado como meio para que a Palavra chegasse para esse carcereiro e até para os outros presos, por quê não?

Paulo foi presos centenas de vezes e até condenado a morte (clique aqui se você deseja conhecer detalhes da morte de Paulo), mas em nenhum outro momento aconteceu um terremoto.

Então, orar de Madrugada é melhor?

Não! A oração nunca deve ser como um “compromisso agendado”. O nosso chamado é para orar sem cessar!

Algumas pessoas oram de madrugada devido o silêncio, outras estão trabalhando de madrugada e não podem orar como quando estão em casa. Ora, Deus então não ouvirá a oração de quem por algum motivo não pode orar pela madrugada?

Certamente que Deus ouve a oração de todo aquele que o procura com sinceridade e fé!

Se você puder orar de madrugada, ore. Mas não faça da oração pela madrugada algo mágico do tipo “vou fazer 7 dias de oração de madrugada para Deus fazer tal coisa por mim”. Por favor, cresça espiritualmente!

Lembra da citação de Paulo:

“Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino.”

1 Coríntios 13:11

Quem está preocupado com o horário da oração está pensando como um menino… o homem maduro está preocupado em se abrir para Deus, seja de madrugada, de manhã, ou no horário que for.

Mas muitos cristãos ainda não entenderam o conceito de “orar sem cessar” e por isso ficam nessa “magia da oração da madrugada”. Vejamos mais sobre:

O que é Orar sem Cessar?

Orar sem cessar significa manter todo o seu processo mental em Deus. Nem sempre você conseguirá estar de joelhos orando e nem sempre você conseguirá orar em pensamento.

Ou seja, orar sem cessar tem a ver com a sua atitude mental, estar sempre em comunhão com Deus agindo conforme o Evangelho da Graça.

Orar sem cessar tem a ver com olhar para uma pessoa e pedir para que Deus a abençoe, é assistir TV, ver uma notícia ruim e pedir compaixão a Deus pelos envolvidos…

Enfim, a oração estará rodando na sua mente assim como o sistema operacional do computador ou celular que você está utilizando para ler esse Estudo, entende? Ou seja, o sistema está aí e os processos estão rodando quase que de forma natural. Isso é orar sem cessar!

Portanto ande com Deus e você não precisará se preocupar com o horário da sua oração, afinal Deus não possui agenda e nem precisa que os filhos tenham hora marcada para falar com ele.

Eu espero que você tenha entendido esse Estudo Bíblico e que Deus ilumine a sua vida!

Ate Já!

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Boa noite a todos, a paz do Senhor.
    Bom, existe um fato que talvez tenha originado a oração de madrugada, tendo em vista a prática comum que existe há muito tempo nas Igrejas, “a Vigília”.
    Mas o que é a Vigília, como se originou e o que significa?
    Um pouco de história:
    O termo “Vigília” vem do latim “vigilia” que significa a condição de quem está desperto, acordado; vigilante, significa também guardar atentamente, velar, pode significar também estado de insônia.
    Para o calendário judaico e romano, cada uma das quatro partes em que se dividia a noite, era nos seguintes horários:
    1ª Vigília de 18:00 h até 21:00 h
    2ª Vigília de 21:00 h até 24 h ou 0 h
    3ª Vigília de 0 h até 03:00 h
    4ª Vigília de 03:00 h até 06:00 h
    Muito embora não há registrado na bíblia em que Jesus preferiria orar no período entre a 2ª e a 3ª vigília, isto fica evidente quando no vale de Getsêmani, Jesus chamou Pedro e os dois filhos de Zebedeu, para: “velar com Ele”, (Mateus 26:38), e depois encontrou os discípulos dormindo (Mateus 26:40), já em Marcos 14:34, a palavra “velar” e traduzida por “vigiar”. Este fato fica ainda mais corroborado quando Jesus cita em uma de suas parábolas famosas, a das dez virgens, o texto:
    “Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir. ” (Mateus 25:13).
    E também nos textos:
    “Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor. Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa. “ (Mateus 24:42,43).
    Bem-aventurados aqueles servos, os quais, quando o Senhor vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará assentar à mesa e, chegando-se, os servirá. E, se vier na segunda vigília, e se vier na terceira vigília, e os achar assim, bem-aventurados são os tais servos. Sabei, porém, isto: que, se o pai de família soubesse a que hora havia de vir o ladrão, vigiaria, e não deixaria minar a sua casa. Lucas 12:37-39
    Diante deste fato, criou-se no âmbito das Igrejas, como dito, as vigílias que costumam acontecer no sentido simbólico de esperar a volta de Jesus Cristo ou, pelo menos, que Jesus esteja presente na Igreja, para atender as orações, por exemplo. Nestes casos, é comum que ocorram vigílias de oração, onde os fiéis passam a madrugada orando em conjunto. Por isso acredito eu, que alguns fieis, preferem até orar sozinho de madrugada em casa, para ter mais privacidade com Deus.
    Quero deixar claro que tanto no texto da parábola das dez virgens no capítulo 25 de Mateus, quanto no texto apocalíptico em que Jesus narra no capítulo 24 de Mateus, não estava se referindo que Ele viria resgatar as sua Igreja de madrugada, mas que o tempo Dele e de Deus, não é o tempo dos homens, ou seja, no intervalo de uma vigília para outra, poderá significar um intervalo de séculos ou até milênios, Jesus estava nos ensinando a manter a nossa fé perseverando-a seja no tempo que fosse, nos tempos vindouros.
    Não que eu seja contrário a essa ideia de orar de madrugada, pois é uma prática de se demonstrar uma constante busca de estar com Deus, abdicando do próprio sono, como se fosse uma prática de jejum do sono, porém, já ouvi relatos de irmãos que dizem terem sidos acordados por Deus, para uma oração profundo, e isso eu até acredito. Entretanto, como disse o autor do post, andar com Deus é melhor, pois sempre haverá um canal de diálogo aberto com Ele a todo o tempo, e acredito até mesmo quando tu estiveres dormindo, falará contigo em sonhos.
    Mas o mais importante é que quando você for orar, seja de madrugada ou em qualquer horário, tenha a mente dois importantes quesitos:
    1) Peça com fé: Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. (Hebreus 11:6)
    2) Saiba o que pedir a Deus, pois Deus não nos dará aquilo que queremos, mas sim o que precisamos: De onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam? Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis. Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. Tiago 4:1-3
    Por isso o que diz em Isaias 55:6:
    Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.
    A Paz de Cristo
    Jorge.

    • Olá Jorge! Graça e Paz!
      Com certeza, independente do horário escolhido, devemos ter em mente esses dois requisitos que você citou. Muitas pessoas oram e não acreditam na própria oração (e saem por aí pedindo oração para todas as pessoas que encontram pela frente) ou oram e acham que Deus é praticamente um empregado que deve satisfazê-las, por isso a importância em orar com fé e ao mesmo tempo entender o “seja feita a sua vontade assim na terra como no céu”.

      Muito obrigado pela participação Jorge!
      Deus abençoe!

  2. Ouvidos do Senhor nosso Deus está atento as nossas orações a todos momentos,hora de madrugada nos requer esforço de sairmos da área de conforto matamos a carne damos lugar a Deus Jô v8c5
    5 Mas, se tu de madrugada buscares a Deus, e ao Todo-Poderoso pedires misericórdia;,eu aprovo oração de madrugada