[Infográfico] 14 incríveis dicas para Pregadores. (Todas Testadas!)

Tempo de leitura: 13 minutos

Por mais incrível que isso pareça, vamos dar cerca de 14 (testadas e aprovadas) dicas para pregadores. E não será somente isso: você poderá baixar um infográfico explicativo sobre este artigo! Então vamos ao que interessa…

Antes de mais nada quero deixar claro que nada, absolutamente nada substitui a inspiração do Espírito Santo e a Unção de Deus em um pregador. Entretanto, é importante que se saiba que o pregador está falando para um grupo de pessoas que esperam no minimo três coisas:

  • Conhecimento: você precisa saber sobre o que está falando.
  • Coerência: a mensagem precisa ter começo, meio e fim. Caso contrário ninguém vai entender.
  • Palavra de Deus: De nada vai adiantar o conhecimento sem a Graça de Deus! As pessoas precisam se sentir tocadas com o que você diz, e isso só é possível se a sua mensagem for inspirada por Deus.

Este artigo será divido em três tópicos:

  1. Preparação do Pregador.
  2. Preparação da Mensagem.
  3. Execução da Mensagem.

1. Preparação do Pregador.

dicas para pregadores - Preparação

1.1 Você realmente entendeu Jesus?

Quando falamos em pregações estamos falando de uma ferramenta poderosa que pode servir para edificação ou destruição de um grupo de pessoas, logo o pregador precisa ter em mente que ele possui uma grande responsabilidade em suas mãos: a de levar a mensagem de Jesus as pessoas.

Mas se você é um pregador e ainda não entendeu quem é Jesus, você pode estar cometendo um grande erro: o de falar de quem você ainda não conhece!

Observe as seguintes ações de Jesus:

  • Jesus não procurava as multidões, elas que vinham até ele;
  • Jesus sabia identificar as necessidades das pessoas;
  • Jesus era Jesus.

Agora observe-se e responda:

  • Você está procurando as multidões? Está procurando fama onde não existe? As multidões vinham até Jesus pelo simples fato dele ser cheio do Espírito Santo e por ter o que dizer. E você, é cheio do Espírito Santo? Tem o que dizer as pessoas?
  • Jesus sabia identificar quando as pessoas precisavam de uma palavra mais “dura” ou quando precisavam somente de compaixão e carinho. Se você é um pregador que prega somente “a bonança e a prosperidade” ou um pregador que prega somente “sobre os espinhos”, você está errado. Seja sensível ao Espírito Santo para que ele possa te orientar!
  • Seja você mesmo. Não tente imitar outros pregadores! Deus quer usar você do seu jeito, com o seu sotaque e com as suas ideias!

Portanto se você entender essas três características de Jesus, entenderá a forma que um mensageiro de Deus deve se comportar. Agora faça um exercício simples:

Abra o Evangelho de Mateus e comece a lê-lo. Faça o mesmo com os Evangelhos de Marcos, Lucas e João. Sugiro que leia todo o Novo Testamento até entender de verdade a Jesus, só depois comece a pregar, afinal, você não pode ensinar o que não sabe.

Se você acha que não tem tempo ou que pode sentir dificuldades em entender a Bíblia, clique aqui e conheça o método Como Ler a Bíblia e Entendê-la Mais Facilmente! Com certeza irá te ajudar muito, assim como já me ajudou.

1.2 Leia, e leia muito!

Dentro deste pacote de dicas para pregadores, eu resolvi incluir uma frase que você já deve ter ouvido:

“Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem.” Mário Quintana.

Quem lê aprende mais e ainda melhora o vocabulário. Você deve ler a Bíblia, mas também procurar outros livros. Pegue gosto pela leitura lendo histórias, romances, ficção, etc.

Aposto que no caminho para o trabalho você pode ler alguma coisa… ou no final de semana… ou até quem sabe, você pode desligar a TV e ir ler um bom livro!

Então faça o seguinte exercício:

Compre, baixe ou pegue na biblioteca um bom livro (pode ser de qualquer gênero) e faça um compromisso consigo mesmo de ler pelo menos 10 páginas durante toda essa semana. Na semana que vem, você deverá ler 20 páginas. Na próxima semana você lerá 40 e na outra 80.

Foi assim que peguei gosto pela leitura e hoje chego a ler quase cinquenta livros por ano! Ah, eu também achava que não tinha tempo…

1.3 Aprenda mais sobre a Bíblia e sobre as questões do dia a dia.

Como já disse anteriormente, aprender a ler e entender a bíblia é fundamental para que você possa pregar a palavra de Deus. Mas também é importante que você preste atenção no seu dia a dia. Quais lições você aprendeu? Quais situações testemunhou? É importante pois o Espírito Santo pode falar com você a qualquer momento. Tudo pode servir de inspiração!

Proponho a você uma atividade simples:

Durante uma semana você irá anotar em seu celular algumas situações do seu dia a dia. No final de semana você irá rever essas anotações e escrever pelo menos 3 lições que você pode ensinar a si mesmo e aos outros, todas relacionadas as suas anotações.

Mas somente isso não é suficiente. Você precisa aprender sobre a Bíblia e sobre os contextos históricos, além de memorizar passagens chave da Bíblia (Este último, só faça depois de seguir a dica 1.1, afinal você não deve sair como um papagaio só repetindo versículos bíblicos! A Palavra deve primeiro estar gravada em seu coração.)

Aqui no site mesmo, temos uma seção dedicada somente aos contextos bíblicos, você pode acessá-la clicando aqui.

Mas também sugiro a você que faça um bom curso de Teologia (não que isso seja essencial para um pregador, mas irá ampliar os seus horizontes) e também que conheça um livro digital que possui mais de 250 perguntas difíceis da Bíblia, todas respondidas de forma simples e com referências bíblicas. Acesse e conheça:

Sobre a questão da memorização de versículos, só faça isso se realmente entendeu a mensagem de Jesus. O que menos precisamos no momento é de pessoas repetindo versículos sem entender a verdadeira mensagem do Evangelho.

Portanto se você pretende estudar a memorização de versículos, sugiro que conheça o Memo Bible 3000. Clique aqui e saiba mais sobre o método.

1.4 Aprenda a Falar em Público

Parece óbvio, mas a maioria ainda não sabe falar em público. Por isso resolvi incluir esse assunto entre as dicas para pregadores selecionadas.

Para aprender a falar em público faça o seguinte exercício:

Comece a ler um livro em voz bem baixa, conforme as páginas forem sendo lidas, aumente o tom de voz até que esteja lendo em um tom agradável. Isso deverá melhorar o seu vocabulário e ainda te ajudar a perder a timidez.

É claro que isso não fará mágica, mas irá te ajudar. Até porque a melhor forma de aprender a falar em público é… falando em público. Mas também sugiro um curso de oratória. Isso mesmo, um bom curso de oratória. Essa é uma das matérias do “Curso para Pregadores”. Você pode dar uma olhada clicando aqui.

Vamos agora para o segundo grupo de dicas para pregadores: Preparação da Mensagem.

2. Preparação da Mensagem.

dicas para pregadores - preparação da mensagem

2.1 Identifique o tema

Se você foi convidado para pregar em um culto, antes de mais nada pergunte o tema do culto e também o objetivo. Se o tema for sobre um determinado versículo, você não precisa ficar preso a este versículo, mas não pode sair do tema. Até porque se existe um tema ele deve ser seguido.

2.2 Fazer um mapa mental

Depois de receber o tema você deverá fazer um mapa mental sobre o assunto para organizar as suas ideias.

Antes de escrever este artigo, fiz um mapa mental e fui organizando as informações em tópicos, assim como mostra a imagem abaixo:

mapa mental dicas para pregadores

Você poderá fazer o seu mapa mental no programa “FreeMind”. Você poderá baixá-lo clicando aqui. O programa é bem simples de usar e você poderá organizar as ideias relacionadas ao tema.

2.3 Estude o contexto

A Bíblia é um livro, por isso você deve entender que existem eventos que estão interligados. Apesar de estar fora de ordem cronológica, podemos entender o contexto das passagens bíblicas procurando referências sobre a época do texto na internet ou também em livros (inclusive na própria Bíblia).

Então faça o seguinte exercício:

Depois de baixar o FreeMind, crie um mapa mental falando sobre a vida de Jesus, por exemplo. Comece lendo o Evangelho e inserindo fatos da história de Jesus em seu mapa mental. Por exemplo:

“Nascimento -> Desencadeou um infanticídio -> Deus livrou o seu filho levando-o para o Egito…”

Assim que terminar, você terá aprendido muito mais sobre os fatos interligados da vida de Jesus, além de ficar mais familiarizado com mapas mentais.

2.4 Selecione as Ilustrações

Histórias são fascinantes porque prendem a nossa atenção. É importante que você aprenda a captar a atenção da sua plateia com uma ou duas histórias relacionadas ao tema. Histórias nos fazem imaginar, além de nos ajudar a entender melhor o objetivo da mensagem.

Ilustrações são a melhor forma de introduzir uma mensagem dentro da sua pregação. Por isso é importante que você aprenda a utilizá-las em suas pregações, dentro deste pacote de dicas para pregadores, esta talvez seja uma das mais importantes. Até porque não adianta nenhuma preparação se ninguém prestar atenção no que você está falando ou não entender o que você está querendo dizer.

Selecionamos dois pacotes, um com 1000 e outro com 2000 ilustrações para você conhecer:

Além de prender a atenção do seu público, você também poderá utilizar as ilustrações para facilitar o entendimento da sua plateia.

3. Execução da Mensagem.

dicas para pregadores - Execução da Mensagem

Mostraremos as últimas 6 dicas para pregadores. Se você está gostando do artigo, considere convidar os seus amigos nas redes sociais para lerem também:

Bom, depois de você convidar os seus amigos, vamos ao que interessa:

3.1 Tom de voz e movimentação.

As pessoas precisam entender o que você está dizendo e isso passa pela forma como você diz. É importante manter um tom de voz agradável e não se movimentar de modo exagerado para não desviar a atenção das pessoas.

Além disso é importante que você fale olhando para as pessoas (nada de fechar os olhos!) e com a cabeça levantada. Você confia mais em quem te olha nos olhos e não para quem olha para o chão!

3.2 O Início da Mensagem

É no início da mensagem que as pessoas inconscientemente escolhem se querem ouvir o que você tem a dizer ou não. Comece bem e as pessoas irão ouvi-lo!

3.3 Conte uma História

O que eu disse no tópico 2.4 é diferente do que vou dizer aqui. Lembra do tópico 1.3? Sobre as anotações do dia a dia? Então, que tal você contar um fato que aconteceu com você e que tem relação com o tema da mensagem?

As pessoas se identificam com quem se parece com elas, portanto compartilhe fatos do seu dia a dia. É claro que o centro da mensagem não deve ser você contando sobre o seu dia, mas você pode utilizar pequenas histórias que mostrarão as pessoas que as passagens bíblicas podem ser aplicadas em nosso cotidiano.

3.4 Chavões

Pelo amor de Deus não usem chavões! Nada de “vire para o seu irmão do lado e diga isso, e isso e aquilo”. As pessoas querem ouvir Palavra de Deus e não se transformarem em papagaios, repetindo o que na maioria das vezes nem entenderam. Pregue a Palavra e somente a Palavra de Deus.

3.5 Seja você mesmo!

Não tente imitar o jeito de ninguém, seja você mesmo! Não imite pregações de pregador nenhum, tenho certeza que o Espírito Santo está esperando você ser você para poder te usar!

3.6 Pelo amor de Deus: Não GRITE!

Está é a última das 14 dicas para pregadores que selecionamos, mas não é menos importante que as outras: Você não precisa gritar para ser entendido!

Os pregadores de hoje em dia acham que gritaria significa “poder de Deus”, mas não é! Gritar vai prejudicar a sua voz, as pessoas não irão entender o que você está dizendo, além de atormentar os vizinhos da sua congregação. Portanto somente fale, não grite!

Infográfico: Resumo das dicas para pregadores.

Infográfico Dicas para Pregadores

Aproveite para compartilhar o Infográfico das dicas para pregadores com os irmão da sua congregação:

Se você possui um site ou blog, poderá compartilhar o Infográfico com os seus leitores. Basta copiar e inserir o código abaixo em seu site/blog:

Espero que tenha gostado desse mega artigo!

Qualquer dúvida deixe um comentário. Fica na Paz e até já!

4 Comentários

  1. José Carlos da Silva

    A paz do Senhor gostaria de saber o motivo pois comprei o kit ilustrações e Sermões e não estou conseguindo acessar, pois está pedindo para baixar o winrar pois tenho serviço estalado e atualizei e nada, por favor gostaria de resposta.

    Responder

    1. Sua questão já foi encaminhada para o suporte da distribuidora do curso, a Universidade da Bíblia. Se você já tem o Winrar instalado, tente fazer o download. Se não conseguir, entre em contato para que possamos resolver o seu problema o mais rápido possível.

      Fica na Paz!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *