Será que Jesus realmente disse as pessoas podem nascer homossexuais? Será que temos isso na Bíblia?

Bom, esse é um tema super polêmico nos dias de hoje, mas iremos analisar a partir do ponto de vista bíblico, isto é, utilizaremos referências bíblicas e não só referências históricas para embasar a nossa opinião.

Portanto compartilhe com os irmãos da sua congregação para que eles também possam aprender da Palavra:

Enfim, vamos ao tema do Estudo Bíblico:

As pessoas podem nascer homossexuais?

As pessoas podem nascer homossexuais

Certamente que uma análise profunda passa por este texto bíblico, veja:

” Porque há eunucos de nascença; há outros a quem os homens fizeram tais; e há outros que a si mesmos se fizeram eunucos, por causa do reino dos céus. Quem é apto para o admitir admita.”

Mateus 19:12

Antes, vamos analisar o contexto:

O Contexto de Mateus 19:12

Pouco antes, no versículo 3 podemos observar que os fariseus fizeram uma pergunta para Jesus, veja:

“Vieram a ele alguns fariseus e o experimentavam, perguntando: É lícito ao marido repudiar a sua mulher por qualquer motivo?”

Mateus 19:3

Observe que a pergunta diz: “por qualquer motivo”… E a resposta de Jesus quanto a permissão do divórcio na lei de Moisés foi a seguinte:

“Respondeu-lhes Jesus: Por causa da dureza do vosso coração é que Moisés vos permitiu repudiar vossa mulher; entretanto, não foi assim desde o princípio.
Eu, porém, vos digo: quem repudiar sua mulher, não sendo por causa de relações sexuais ilícitas, e casar com outra comete adultério [e o que casar com a repudiada comete adultério].”

Mateus 19:8,9

Os discípulos de Jesus ouvindo isso disseram: “é melhor não casar” rs…

Jesus, porém, responde que isso não é para todo mundo, veja:

“Jesus, porém, lhes respondeu: Nem todos são aptos para receber este conceito, mas apenas aqueles a quem é dado.
Porque há eunucos de nascença; há outros a quem os homens fizeram tais; e há outros que a si mesmos se fizeram eunucos, por causa do reino dos céus. Quem é apto para o admitir admita.”

Mateus 19:11,12

Agora veja que ele dá três condições em relação aos eunucos:

  • ” Porque há eunucos de nascença”;
  • “há outros a quem os homens fizeram tais”;
  • “há outros que a si mesmos se fizeram eunucos”.

Portanto vamos analisar as três condições para entendermos se as pessoas podem nascer homossexuais e se realmente foi isso que Jesus disse.

Mas antes, vamos verificar o que de fato significa a palavra eunuco:

As pessoas podem nascer homossexuais: O Significado da Palavra Eunuco:

Da mesma forma que precisamos analisar o contexto, precisamos analisar o significado da palavra eunuco:

No grego ela significa: “eunouchos” que quer dizer: Camareiro ou mordomo.

Potifar por exemplo era um mordomo, mas todos nós sabemos que ele era casado!

Um outro significado para a palavra eunuco tem a ver com o harém.

Em outras palavras esses tipos de eunucos cuidavam das mulheres dos reis e por isso eram castrados.

E por vezes a palavra eunuco era dada para aqueles que naturalmente não possuem capacidade de ter filhos. Por exemplo alguém que tinha alguma deficiência grave.

Veja também outros Estudos Bíblicos:

Agora vamos para as três explicações da fala de Jesus:

1 – ” Porque há eunucos de nascença”

Aqui ele se refere as pessoas que naturalmente não possuíam capacidade para se relacionar e ter filhos.

Por exemplo: deficientes mentais e deficientes físicos.

Ou seja, nada tem a ver com homossexualidade.

Lembrando que hoje em dia é óbvio que a maioria das pessoas com restrições de mobilidade podem ter filhos normalmente, o que eu estou dizendo se refere aos tempos de Jesus. Ok? 

2 – ” há outros a quem os homens fizeram tais”

Certamente aqui ele se refere aos eunucos que cuidavam das mulheres dos reis e por isso eram castrados.

Ou, às vezes, eles eram castrados por motivos de guerra e até acidentes.

Lembrando que naquela época era uma condição ruim se casar e não ter filhos.

3- ” há outros que a si mesmos se fizeram eunucos…”

Aqui ele se refere aquelas pessoas que escolheram o celibato para cuidar da obra de Deus. Você se lembra que um dos significados da palavra eunuco é mordomo?

Pois bem, aquela pessoa que escolhe servir totalmente a obra de Deus e prefere não se casar, se fez eunuco por causa do reino dos céus. Paulo é um exemplo disso.

Agora vamos a pergunta que não quer calar nos dias de hoje:

As pessoas podem nascer homossexuais? Jesus disse isso?

Não! Eu sei que nos dias de hoje existe um grande apelo para que isso seja amplamente divulgado, no entanto Jesus em nenhum momento afirmou que as pessoas nascem homossexuais.

Além disso a palavra eunuco não era utilizada para designar homossexuais, como verificamos no original.

Eu espero que você tenha entendido 🙂

Até Já!

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    • Veja o que eu disse na conclusão:

      “As pessoas podem nascer homossexuais? Jesus disse isso?

      Não! Eu sei que nos dias de hoje existe um grande apelo para que isso seja amplamente divulgado, no entanto Jesus em nenhum momento afirmou que as pessoas nascem homossexuais.

      • Não entendo pq Homossexuais buscam na Bíblia algo que é pessoal e privado. Desde sempre a Igreja CONDENA (msm n tendo poder pra isso) a homossexualidade como aberração humana. Um amor intangível, sem humildade e sem função. Deus é bem claro em Jesus a se opor aos adúlteros hipócritas (q em larga escala são Heterossexuais, pois a Bíblia “aprova” sua vida quando n podem verificar a verdade). Mas creiam que se NÃO tens a vida promíscua como fonte de prazer e msm assim são Homossexuais, NADA te condena. Porque pra Jesus NÃO HÁ Acepção (Diferença) entre as pessoas, seja elas homem/mulher, Hetero/Homo, Gentio/Judeu.
        Quando entenderem isso, vem pra perto e discute coisas que realmente tem motivo de discussão.

        Paz a todos.

  1. Boa noite. A paz do nosso Senhor e Salvador Jesus.
    Em primeiro lugar, concordo em gênero, número e grau com o que foi dito no post, muito bem explicado e se permite acrescento o seguinte:
    A bíblia abençoa a heterossexualidade, e isto é um mandamento de Deus, quando ele disse:
    Mas vós frutificai e multiplicai-vos; povoai abundantemente a terra, e multiplicai-vos nela.
    Gênesis 9:7
    E abençoou Deus a Noé e a seus filhos, e disse-lhes: Frutificai e multiplicai-vos e enchei a terra. Gênesis 9:1
    E depois reforça o mandamento:
    Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne. Gênesis 2:24
    E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne? Mateus 19:5 (Capítulo citado no post)
    Agora vou citar 3 versículos no antigo testamento que condena a homossexualidade
    Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é; Levítico 18:22
    Não haverá prostituta dentre as filhas de Israel; nem haverá sodomita dentre os filhos de Israel.
    Não trarás o salário da prostituta nem preço de um sodomita à casa do Senhor teu Deus por qualquer voto; porque ambos são igualmente abominação ao Senhor teu Deus. Deuteronômio 23:17,18
    Havia também sodomitas na terra; fizeram conforme a todas as abominações dos povos que o Senhor tinha expulsado de diante dos filhos de Israel.1 Reis 14:24
    Agora para aqueles que insistem em dizer que não há nada no novo testamento que condene a homossexualidade então ai vai 3 versículos
    Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.
    Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.
    E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro. Romanos 1:25-27
    Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.1 Coríntios 6:10
    Sabendo isto, que a lei não é feita para o justo, mas para os injustos e obstinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreligiosos, para os parricidas e matricidas, para os homicidas,
    Para os devassos, para os sodomitas, para os roubadores de homens, para os mentirosos, para os perjuros, e para o que for contrário à sã doutrina,1 Timóteo 1:9,10
    O casamento são entre um homem e uma mulher é uma benção de Deus, e essa benção é o fruto do ventre:
    Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão.
    Como flechas na mão de um homem poderoso, assim são os filhos da mocidade.
    Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, mas falarão com os seus inimigos à porta. Salmos 127:3-5
    E como foi dito nos versículos acima Gênesis 2:24 e Mateus 19:5, isso é um mandamento de Deus, sabem por quê?
    A união entre um homem e uma mulher é como uma das características Dele, ou seja uma Tri unidade entre homem, mulher e Deus, em que o inimigo Dele quer destruir, primeiro a homossexualidade quebra a promessa do fruto do ventre, e desobedece o mandamento de Deus.
    Só para explicar, a palavra sodomita refere-se ao cidadão da cidade de Sodoma, que foi destruída porque uma das causas era a prática da homossexualidade.
    Jorge