O que significa Mulher Cusita ou Cuxita em Num.12-1

Em algumas traduções temos “mulher cusita”, já em outras temos como “mulher cuxita”.

De fato ambas tem o mesmo significado. Cuxe é um povo que viveu onde hoje se localiza a Etiópia, e por ser um povo de pele escura, ou seja, negros, confunde algumas pessoas que pensam que a indignação de Miriam e Arão era por causa da cor da pele desta mulher. Mas na verdade a indignação de ambos era pelo fato de Moisés ter se casado com uma mulher estrangeira e não uma judia como lhes era de costume.

O povo Cuxe também é descendente de Cam, como podemos ler em Gênesis 10-6: “Os filhos de Cam: Cuxe, Mizraim, Pute e Canaã.”

Veja também:

59 Comentários


  1. De qualquer forma é um preconceito. E como um livro que se diz palavra de Deus pode conter preconceitos contra outras nações? Dá pra explicar?

    • Filhao nao confunda DEUS com homens que teve preconceito foi mirian nao DEUS poi DEUS nao faz acepçao de pessoas e Sim de atitudes Falo

    • Queridos, a bíblia fala que Cam gerou a Cuxe, e Cuxe a Ninrode, esse ultimo foi a primeira transfiguração do anticristo, ele foi quem quis construir a torre de babel, ele se casou com uma mulher chamada Semiramis! Pesquise quem foi e quem é ela, e quem foi e quem é Ninrode, e quem é o filho de Semiramis (Tamuz). Queridos, isso irá mudar a sua forma de ver o mundo. entreguem nesse exato momento a suas vidas a Jesus Cristo, e vc que já entregou, Vigiaaaaaaaaaaa!!! Grande abraço e e que a Graça e a Paz do Sr. estejam sempre com nós!

      • Na verdade, a mulher de Moisés Zípora era uma midianita, mulher cuxita, quer dizer cara queimada, negra, e Mirian não gostou de Moisés tomar para si uma mulher negra, por isso Deus a fez ficar mais branca que a neve, logo ficou leprosa. Mas Moisés orou por ela que se arrependeu e recebeu a cura.

        Milton Monte

        • A paz do Senhor Jesus Cristo. Na verdade a raiva e descontentamento de Miriã não foi de forma alguma por ele Moisés ter se casado com uma mulher cuxita(negra) e sim por não ter casado com uma mulher judia como era de costume deles na Época.
          E sobre Deus ter permitido a pele de Miriã ficar branca como a neve, não é por ela ter demostrado ato racista e sim para o nome do Senhor ser Glorificado e entender que Arão tinha o grau de Hierarquia muito maior que o dela por ter sido Sumo-Sacerdote, é tanto que em NM: 12.1 o autor do livro de numeros começa mencionando primeiro Miriã e em seguida Arão, logo depois quando o Senhor chama os três ele menciona Moisés, “Arão” e por ultimo Miriã.

      • Conheço essa linhagem de história, isso está relacionado a assíria de Ninrode. O anti Cristo anunciado. A besta que era e não é mas aparecerá . Quem tem sabedoria que entenda , a bíblia nos dá todos os caminhos para salvação e cura do mau. Babel é a grande Babilônia, assim como a grande torre e a grande Nínive que Jonas profetizou.

      • Agradeço por este site, vi hj pois desejo aprender e saber explicar os capitulos, sou pedagoga e especialista, então desejo dar aula na EBD meu propósito ….Ensinar esta na minha veia….Graça e paz..Suellen SBCAMPO…

    • A biblia conta os fatos veridicos cara amigo(a) e nos ensina como nao cometer os mesmos erros… se for criticar a biblia caro leitor,leia a mesma para obter argumentaçoes precisas a contradize-la… mas dificil será,pois a biblia por si só se explica e não existe sabio nenhum que possa a contradizer.

    • a biblia por si só se explica meu caro amigo…nao existe ninguem no mundo que a possa contradizer. ela é inerrante e suas historias veridicas nos ensina a não cometer os mesmos erros do mesmo jeito que nos ensina a proceder com determinadas situaçoes… leia a Biblia mais caro leitor.

    • e ainda hoje, os cristão casam com pessoas de outras crenças por desobidiencia, mas a bíblia reprova e o Deus da bíblia é radicalmente contra, quem quiser achar preconceito que achem, mas Deus é Deus quem gostar gostou quem não gostar sirva a outro.

    • meu prezado (a) antes de vç falar da biblia e a favor de preconceito vai estudar sobre o q é cutural.

    • Nada a ver com preconceito religioso. O fato é narrado como histórico. Não sou crente, mas gosto de fazer pesquisas históricas usando trechos bíblicos para confrontar e confirmar informações. Aconselho-a a quem gosta de história.

    • é como um livro desses quaisquer que quando quer comentar um assunto tem que falar dele, não há preconceito na Bíblia, há a narração da história explicando oque aconteceu, é tão claro não é porque se trata da palavra de Deus que o povo vai ser diferente, existe e sempre vai existir esse tipo de coisa, e como você queria que contasse um a história sem narrar os fatos e comportamento de algumas mesmo que mal comportamento sendo elas de Deus ou não.

    • Por causa dessa atitude, Mídia foi punida por uma semana com lepra!
      Não julgue a Deus!

    • Então por essa razão Mirian ficou leprosa por castigo de não aceitar o casamento de Moisés com uma Etiópia

    • quem teve preconceito foi o proprio homem, que no caso veio de arao e miriã , mas o proprio Senhor condenou o ato e puniu a mesma ate que se arrependeu .

    • Bom dia a todos!
      Vou dar um choque em vocês! para despertar. Todos são enganados por essas traduções erronias e capciosas, Esse texto ai que apresenta uma esposa CUSITA OU CUXITA ( Mulher Negra) Como uma segunda esposa de Moises estar Totalmente traduzido errado. No Hebraico Arcaico ou Ivrite e segundo Atorar mais antiga ou Pentateuco Samaritano, usa a expressão (אישה יפה= Bela Mulher ou יפה מאוד : Muito Bela) em vez de cusita ou cuxita, e não se refere a uma segunda esposa de moisés. Para mais Informação consulte a torar samaritana do Hebraico arcaico Traduzido direto para o Inglês, com as comunidades Samaritanas no Brasil. Um forte abraço a todos e Shalom.

    • O comentário sobre a cor da esposa de moisés esta correto, porem naquele tempo não havia judaísmo, somente a tribo de Judá. O Judaísmo inica quando salomão morre e as tribos se separam de judá e formam Israél do Sul e do Norte. Depois da destruição e exilio de 70 anos, de toda israél, a primeira e unica a voltar da Babilônia para a terra prometida foi a tribo de Judá e por isto o nome de Judéia. Yeshua ( jesua ) não nasceu nos tempos de Israél mas sim Judéia. Dai o inicio do Judaismo, portanto nem todo israelita que voltou era da tribo de Judá, que também mantinha o sacerdócio de Melquesedeque, na Etiópia, a primeira civilização africana de cultura judaica convertida, por, Felipe o apostulo de Yeshua ( Cristiannus ).

    • O preconceito é da natureza humana, como tudo de ruim que fazemos, não é culpa da bíblia e nem do Eterno Criador. Se fosse errado, não seria permitido que Moisés tivesse casado com ela. Se formos conferir, ao longo da história sempre houve casamentos entre brancos e negros.
      A nossa alma é transparente, não depende da cor da pele… basta ser gente.

    • Sim. Dá para explicar.
      A Bíblia mostra as pessoas e suas imperfeições e a necessidade de se ter um relacionamento com Deus, para que se alinhe os nossos corações aos d’ELE, e mostra que Arão e Miriã, foram corrigidos por Deus!

    • Meu amigo, outros tempos, outras leis, outros costumes,
      de tempos em tempos Deus se usava de um profeta para que pudessem ter luz de alguns assuntos que no passado nem se pensava…
      mas naquele tempo o mundo era desse jeito.

    • A biblia é uma junção de livros historiaa que aconteceram pessoas que existiram, que tiveram seus erros e que a vontade de Deus era ensinar o povo a viver de forma trasformadora a biblia não, é un conto! Precisa falar a verdade o povo nunca foi prefeito e nunca será, pois perfeito é Deus o criador

  2. Justamente, como as pessoas não são perfeitas, é que elas fazem o preconceito se tornar parte da cultura delas. Apesar de muitas pessoas considerar como preconceito, o que judeus faziam com as mulheres na época, o que não deixa de ter razão, contudo é preciso entender o contexto cultural da época, preconceito este que fazia parte da cultura judia e que era perfeitamente interpretado como sendo algo divino, e principalmente se está escrito na bíblia é para dar exemplo daquilo que devemos e também não devemos fazer, e é ai que muitas pessoas não crentes se confundem, pois pensam que tudo o que está escrito na bíblia é só para seguir e fazer, como também, assim com já disseram que a bíblia conta a história de pessoas que não perfeitas, é justamente para que estas histórias dos personagens bíblicos sejam seguidos apenas o seus sucessos, enquanto que sejam evitados os seus fracassos. Por isso, não devem jamais criar um sentimento anti cristão, só porque a bíblia foi mal interpretada, pois é isso que vejo o que está acontecendo hoje em dia, o sentimento anti semita, anti judeu, e agora o sentimento anti cristão, só porque não entendem a bíblia, e isto é também preconceito.

  3. A questão não era que o povo do tempo biblico tinha preconceito, porém sempre houve o aviso do jugo desigual na biblia, ou seja, o povo judeu não deveria casar com pessoas de outros povos, porque eram pessoas que cultuavam a outros deuses e não ao Deus vivo e isso poderia fazer com que israel se contaminasse e viesse a se perder cultuando a esses falsos idolos.

    • O povo judeu era considerado o povo de Deus mas acabaram por abandona -lo e renegaram Jesus!!!!

  4. A questão do povo judeu não se casar com estrangeiro, era para que desse forma eles nào viessem a se contaminar, pois os outros povos cultuavam a falsos ídolos e nào ao Deus vivo e isso faria com que o povo de Israel viesse a se desviar dos caminhos do Senhor e consequentemente perder a salvação!!!! e vale para os dias de hoje também, porém nào mais por questào de nacionalidade, mas por questào de jugo desigual ou seja, como vc sendo servo do Deus altissimno se casara com alguem que serve a satanas? há o risco de seu conjuge te levar a se perder!!!

  5. Queridos nao confundao Deus com homems Deus Mao faz acepçao de pessoas e Sim de atitudes Como vemos o exemplo de Rute e Orfa noras de Noemi Rute mesmo depois de viuva nao voltou a idolatria ja orfa Sim e de que a biblia faz mençao Como sendo ancestrau de Davi e Do senho Jesus

  6. É preciso ter a clareza de que Moisés fora educado como egípcio e isto não era problema para o povo judeu. A primeira mulher de Moisés não era judia, era midianita. E isto não fora problema para para o povo. Agora, quando casou com uma negra foi problema. Felizmente Deus tem senso de humor elevadíssimo. Deixou Miriã mais branca para ela saber que isto não era necessariamente uma vantagem. Depois, para cura-la “desembranqueceu-a”. Ai talvez ela, Miriã, tenha entendido melhor do que aqueles tentam depois de milênios por panos quentes.

    • a bíblia é um livro cheio de lendas,crenças e mitos pagãos, o d-us que acreditamos não fez nada pela metade,tudo q ele fez ele fez perfeito e se ele não permitisse a união de pessoas estrangeiras ele teria criado uma só raça humano, esse preconceito vei dos judeus pq eles não queria se misturar com pessoas de crenças pagãs, eu por exemplo,a minha mulher era católica roxa e de cor morena descendente de negros e eu d cor bem mais clara e frequentava o judaísmo, pois bem hoje ela não é mais católica e nem venera os ídolos católicos,nós se entendemos muito bem tanto em religião ou em cor de pessoas,se eu fosse acreditar no deus da bíblia eu tinha q adulterar em nome dele,matar,roubar,e até crias uma serpente de ouro pra mim, o deus da bíblia é lunático e contraditório eu não dou credito nesse deus q a maioria das pessoas seguem, o meu deus é inerrante e amoroso ele ama o órfão,a viúva e até os estrangeiros ele escreve certo em linhas tortas,se vc é a meu favor e quer conhecer esse deus maravilhoso vem comigo

    • Vc criou na sua cabeça um deus interessante e só serve pra suas ideias bestas. Pois o Verdadeiro Deus vc não conhece mas pode conhece-lo, mas não pode concebe-lo, mas vc concebeu um deus, com d minúsculo .

  7. Pessoal ! Não se trata de preconceito social, mas sim de jugo desigual, ou seja o cônjuge dominante, que muita das vezes nem sempre é o marido, sempre tentará induzir o outro a seguir a sua religião, e temos muitos exemplos disso na Bíblia, como Salomão, que no final de sua vida, resolveu adorar os deuses de suas mulheres (1ª Reis 11.1-5), outro exemplo foi Acabe, o sétimo rei do reino do Norte depois de nação de Israel dividida, deixou de adorar O verdadeiro Deus, para adorar a baal (1ª Reis 16.30-31), ou seja, resumindo, o problema não é casar com mulher negra, branca ou amarela, como é o caso da mulher cusita ou cuxita, mais sim porque ela era uma estrangeira das tribos de Israel, que apesar da Bíblia não revelar qual era sua religião, provavelmente deva ter seguido e adorado o Deus de Moisés. Temos um exemplo de uma mulher estrangeira moabita que deixou de adorar o deus dos moabitas (moloque) para adorar o Deus de Israel, e esta mulher foi Rute (Rute 1.16), prometendo isso a sua sogra israelita Noemi, após a morte do seu marido. Por esta razão, Deus proibiu o casamento com estrangeiro ou estrangeira das tribos de Israel (Deuteronômio 7.1-6), não por preconceito social, mas por julgo desigual religioso, principalmente no versículo 4 que diz: “Pois fariam desviar teus filhos de mim, para que servissem a outros deuses; e a ira do Senhor se acenderia contra vós, e depressa vos consumiria”(Deuteronômio 7:4), e foi exatamente o que aconteceu com Salomão e Acabe, e muitos outros reis de Israel. Isso acontece também hoje dia, pois raramente casamentos realizados entre religiões miscigenadas dão certo.

    • Tenho assistido os dez mandamentos já procurei na bíblia a respeito de Arão se casou de novo e se foi com a tal joana pois quero saber que oque acontece nessa novela realmente procede da bíblia você pode me dizer aonde está registrado na bíblia se realmente Arão se apaixona pela tal Joana? Obrigada meu nome é Izabel.

      • Boa tarde Irmã Izabel. Até onde eu sei, não há registros bíblicos e nem de outra fonte história qualquer, de que Arão tenha se casado de novo, com Joana ou qualquer outra mulher. A história de Arão está assim registrada na bíblia: Arão, filho de Anrão e Joquebede, da tribo de Levi, nasceu no Egito em 1597 AEC. Levi era bisavô de Arão. (Êx 6:13, 16-20) Miriã era sua irmã mais velha e Moisés era seu irmão três anos mais moço. (Êx 2:1-4; 7:7) Arão casou-se com Eliseba, filha de Aminadabe, e teve quatro filhos, Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar. (Êx 6:23) Morreu em 1474 AEC, aos 123 anos. — Núm 33:39. Valendo lembrar que todas as datas acima citadas são aproximadamente presumidas, ou não são totalmente exatas. Outro fato que indica que Arão não tenha se casado de novo é que ele foi designado por Deus para o sacerdócio (Êxodo 29:22-30).

  8. Caros amigos.
    A bíblia é bem clara: Enganoso e perverso é o coração do homem. Porque ? quando deixa fluir os frutos do Espirito agrada a Deus.
    Entrou as obras da carne a coisa fica totalmente fora da vontade de Deus. Graça e paz, Deus abençoe a todos.

  9. Se Moisés estava Errado porque então Deus cobrou de Miria e nao de Moisés?

    • Boa noite Antônio. Se fomos considerar um fato de que sendo Zípora uma medianita, filha de Jethro, um sacerdote de Midiã, portanto era também descendente de Abraão com sua segunda esposa camada Quetura (Gn 25:1-2).Apesar de não estar na árvore genealógica de Isaque e Jacó (Israel), pelo menos pode ser considerar que Zípora era uma parente distante, enquanto que a mulher cuxita era totalmente estrangeira.

  10. O castigo imposto à Miriã, atingiu-lhe a pele, pois tornou-se leprosa. Isto é um forte indício que tenha sido pelo preconceito de raça (de cor de pele escura).

  11. Como Moisés já era casado com zipora
    Quando Moisés se casou com a mulher cusita não seria adultério

    • Saudações cristãs a todos.
      Misael, Moisés não cometeu adultério, é a explicação para esse fato segue três hipóteses teológicas que abaixo passo expor:
      1°) Uma referência no texto bíblico do profeta Habacuque 3:7 dá uma interpretação de que o termo “Cuxita” era não só exclusivo dos povos africanos, mas também aos árabes, principalmente os da região de Midiã, assim sendo, Zípora e a mulher cuxita poderiam ser a mesma pessoa, porém acho isso pouco provável, eis que além das regiões serem distintas é totalmente distantes, as descendência dos cuxita vem de cuxe, filho de Cam e neto de Noé, já os medianitas vem de Midiã, um dos filhos de Abraão com sua segunda esposa Quentura.
      2°) A poligamia, na época de Moisés, era permitida, podendo o homem até se casar com 4 mulheres, desde de que todas elas fossem solteiras, está hipótese é mais ou menos provável.
      3°) Moisés, quando se casou com a mulher cuxita, provavelmente já era avançado na idade, entre 90 e 100 anos, e aqui há uma suposição de que Moisés já era viúvo, apesar da bíblia não relatar a morte de Zípora, há indícios de que ela tenha morrido no deserto, e essa é a hipótese mais provável.

      Graça e paz.
      Jorge.

      • Graça e paz. Só quero acrescentar que concordo com essa hipótese, de que não se trata da mesa mulher.
        Pois o pai de uma, era Jetro. O da outra,Hobabe.
        Bom:19-29.Sendo que,as duas eram midianitas.

  12. Saudações cristãs a todos. Misael, Moisés não cometeu adultério por três supostas vertentes teológicas que abaixo passo expor:
    1°) Uma referência do profeta Habacuque 3:7 faz interpretar que os povos de Madiã ou Midiã e Cusã ou Cuxe seriam os mesmos povos, assim sendo, a mulher cuxita e Zípora poderiam ser a mesma pessoa, porém acho improvável, pois Midiã ficava localizada na península de Sinai, enquanto que Cuxe é hoje a Etiópia. O texto de Habacuque certamente pode estar sendo interpretado erroneamente, porém não é totalmente descartável essa hipótese.
    2°) Na época de Moisés, o homem poderia se casar até com quatro mulheres, essa é mais ou menos provável.
    3°) Quando Moisés se casou com mulher cuxita, provavelmente ela já era viúvo, muito embora a bíblia não relate sobre a morte de Zípora, há teólogos que acreditam que ela tenha falecido no deserto, pois por ocasião do segundo casamento de Moisés, ele já estava avançado de idade, entre 80 e 100 anos. Essa hipótese é a mais aceita e mais provável.

    Graça e Paz.
    Jorge

  13. Agora, pois, façamos aliança com o nosso Deus, de que despediremos todas as mulheres e os seus filhos, segundo o conselho do Senhor, e dos que tremem ao mandamento do nosso Deus; e faça-se segundo a lei. Acho que isso explicar alguma coisa a respeito da vontade de Deus, quem explica Deus ou quem entende Deus? Como está escrito: Amei a Jacó, e aborreci a Esaú. Que diremos, pois? Há injustiça da parte de Deus? De modo nenhum. Porque diz a Moisés: Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia, e terei compaixão de quem me aprouver ter compaixão . Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus que usa de misericórdia. Pois diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei: para em ti mostrar o meu poder, e para que seja anunciado o meu nome em toda a terra. Portanto, tem misericórdia de quem quer, e a quem quer endurece.

  14. Amados, à Paz do Senhor Jesus Cristo de Nazaré. O versículo 1 do capítulo 12 de Números é apenas um pretexto para o verdadeiro motivo do conflito que parece familiar – irmãos e cunhada – na verdade a motivação da discursão entre os irmãos está descrito no versículo 2 do capítulo 12 de Números. A inveja havia entrado no coração dos irmãos que agora questionavam por que Deus só falava boca a boca com Moisés, no versículo 6 e 7 Deus explica a ambos o por que de falar com eles de uma maneira e com Moisés de outra, sendo o castigo inevitável.
    – O problema não é você, o que tens ou o que fazes; para aqueles que falam de você, o problema é porque Deus te usa desta maneira e eles não. Entendeu?

  15. Teríamos um Deus mentiroso se não contasse a história do percurso do poço de Deus com todos acontecimentos realmente como foram , o percurso era do povo e não de Deus, Deus sim não tem preconceito e nem faz acepção de pessoas , mas o povo de Deus ,são pessoas comum como eu e como vc , portanto é perfeitamente normal que haja todos os tipos de procedimento.
    Deus abençoe e seja feliz .

    • Bom dia a todos. É notório que no versículo 8 deste mesmo capítulo, nós vemos DEUS falando para Arão e Miriã o motivo de seu descontentamento com ambos. A amizade de DEUS com Moisés é inesplicavel, por tanto o SENHOR refresca a memória dos dois: ” Pense muito antes de falar do meu amigo “. Não é por causa do preconceito, e sim por ousar falar algo contra o sérvo do SENHOR.