Satanás possui diversas formas de atuar na mente do ser humano. Acredito que ele prefira atuar na mente, pois é ali que tudo começa. Além disso, Satanás pode se aproveitar de algum problema psicológico ou psicossomático para tentar impor algo na vida de uma pessoa. Podemos observar que a atuação de Satanás pode variar conforme os fatores:
– Sociais
– Geográficos / Culturais
– Psicológicos
– Temporais
Vamos analisar cada tipo de atuação para que você entenda.

Social

É a atuação que vária conforme o ambiente social. Você já prestou atenção que normalmente as possessões demoníacas são mais sutis em sociedades com grande poder aquisitivo. Nos dias de hoje, por exemplo, é muito difícil haver manifestação explícita de Satanás (famoso “cair endemoniado”) em países europeus ou em regiões nobres da América Latina e América Anglo-Saxônica? Normalmente nestes locais o tipo de atuação de Satanás é muito mais subjetiva, enquanto que nas camadas mais pobres há uma grande manifestação física, podendo em alguns casos ser considerado histeria. Outro fator interessante sobre a relação das camadas sociais e a atuação de Satanás na mente humana é que nas camadas mais intelectuais, Satanás age muito mais de forma psicológica e muitas das vezes oprime a pessoa através da soberba.

 Geográfica / Cultural

Outra observação interessante que podemos fazer sobre a atuação de Satanás na mente humana, consiste na localização Geográfica e na cultura que cerca o indivíduo. Vamos utilizar o Brasil como exemplo: Observe que nas regiões Norte e Nordeste a atuação de Satanás acontece de forma muito mais mistica do que nas Regiões Sul e Sudeste. Na região Norte, devido ao grande misticismo em relação as florestas e aos animais, acredito que Satanás costuma utilizar-se desta cultura (que não pode de maneira alguma ser considerada algo maligno) para oprimir a mente de algumas pessoas desta região.

No Sul e no Sudeste, a atuação de Satanás ocorre de forma menos mistica e as vezes até de modo mais racional. Por ser uma sociedade com um nível de escolaridade um pouco melhor que as outras regiões, acredito que Satanás pode utilizar-se deste fator para oprimir as pessoas. No entanto, nas camadas mais pobres não é raro haver manifestações explicitas, com pessoas vomitando objetos e alimentos consagrados, caindo possessas e até com sintomas claros de esquizofrenia.

Psicológicos

Esta forma de atuação decorre da combinação dos elementos sociais, geográficos e culturais. Algumas pessoas por exemplo, não podem assistir a determinados filmes (principalmente de terror) em determinados horários. Não que o filme possa prejudicá-las, mas por que acredito que Satanás se utiliza de um psicológico fraco para perturbar a determinadas pessoas com visões e aparições misteriosas.

Temporais

Até a década de 80 as manifestações de Satanás eram muito menos “tecnológicas” e muito mais ambíguas que hoje em dia. As manifestações normalmente eram portas de armários que batiam, copos que quebravam sozinhos, etc. Hoje em dia podemos ter aparelhos eletrônicos ligando sozinhos entre outros tipos de ações demoníacas que não ocorriam anteriormente. Isto na minha opinião, decorre do fato de que os principados e potestades como Paulo os chama em Efésios, estarem se alimentando do pó da caminhada humana. Como Deus disse a serpente: “Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.” Gênesis 3:14.

Portanto a serpente se alimenta do pó da caminhada humana, ou seja, a nossa evolução como sociedade e a evolução de tudo aquilo que criamos, pode ser usado por Satanás para oprimir a nossa mente e nos levarmos a fazer coisas que normalmente não faríamos.

E você, o que acha da atuação de Satanás na mente humana? Deixe a sua opinião!

Até Já!

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Li o artigo e o achei muito bom. São raros aqueles que tratam com sabedoria o assunto. A Bíblia Sagrada nos instrui. Quem entende e compreende Deus (Jeremias) percebe como é importante a mente humana para Ele. Apenas um leitor atento conseguirá enxergar a questão na palavra. E sendo a obra de Deus, escrita por homens (e também mulheres) escolhidos mais por suas simplicidades e humildades (para o Pai), e promulgada por anjos, não é difícil chegar a esse entendimento.

  2. Porque n,ao fazer um artigo , A atuação de Deus na mente Humana, acho que artigos assim pode ajudar muito nós humanos a mudarmos as nossas atitudes. devemos falar menos de Satanas, e divulgar mais Deus.
    Como Deus Influência nossa vida. aos poucos pode nos modificar.
    As vezes a impressão que tenho é que falam,divulgam muito mais o mal do que o bem. e isso acaba sendo fixado pela nossa mente .

  3. Olá, muito bom o artigo, sim nos dias de hoje como o ser humano está em busca do ser e do ter, é aonde satanás achará uma brecha para atuar e levar a sociedade fora da palavra de Deus, concordo que nos países de 1º mundo não se vê tanto a manifestação do inimigo fisicamente falando, quanto em países de 3º mundo como o Brasil em algumas regiões.
    Obrigada novamente por nos ensinar mais um pouco! Deus abençoe pastor e sua família!

    Na paz de Cristo.
    Thais

  4. O inimigo não gosta de perder tempo mesmo. Ele sabe que seu fim está próximo e assim tenta fazer de tudo para levar o máximo de pessoas que conseguir junto com ele. Assim, tenta de todas as formas tentar o ser humano, sendo que mesmo não podendo adivinhar o que se passa na mente da pessoa, tenta colocar pensamentos malignos no pensamento delas. Por isso temos que a todo tempo, repreender qualquer pensamento que não é lícito que se pense.
    Em Filipenses 4:8-9 diz até o que deve ser composta a mente de um cristão. Que saibamos pensar somente naquilo que nos traz edificação e contribui para a evolução da santidade.

  5. bom acho que satanás tem outras formas de agir como na vida sentimental ele pode usar um parceiro para oprimir usar um para pisar no outro e também ele pode eganar a mente e cegar não deixando ver o que é claro e obvio assim deixando a pessoa prisioneira a outra pessoas sofrendo

    • fui casado 14 anos ,o casamento não deveria nem ter acontecido, em todos estes anos de luta para viver bem ,para melhorar a convivencia ouvi muitas vezes “nasci asim e morrerei assim”,frase que denota a dureza de coração e a irredutibilidade sobre a natureza ruim,acredito que o maligno apenas convenceu a pessoa que o ciumes e a agressão fisica era uma coisa comum.resultou no divorcio e minha libertação da relação abusiva.