"Não é justo pedir aos outros o que você mesmo não está disposto a fazer." Eleanor Roosevelt
18/03/2014

O cristão pode beber socialmente?

É difícil descobrimos hoje em dia o que significa "beber socialmente". Vinho, cerveja, cachaça, caipirinha, e tantas outras bebidas alcoólicas fazem destes tempos um dos mais "embriagados" da história. O fato que podemos levar em consideração sobre o "cristão beber socialmente" nos remete aos tempos de Jesus. Jesus não transformou a água em Sukita ou em suco de uva, era vinho! O melhor dos vinhos! Jesus foi acusado de ser um "glutão, bebedor de vinho e amigo de publicanos e pecadores..." E alguém ainda foi além: "Não dizemos nós bem que és samaritano, e que tens demônio?" (João 8:48).

O problema para os fariseus daquela época e também para os de hoje, é que Jesus foi o ser mais equilibrado que pisou nesta terra. Ele não era glutão, só gostava de uma boa comida! Então a conclusão que temos é que o vinho não é pecado, mas a embriaguez sim!

Cristão e a bebida alcoólica
O "beber socialmente" na nossa sociedade se tornou a embriaguez! Quantos que já não se foram por causa da bebida alcoólica? E quantos ainda não vão perder a vida em acidentes causados por quem estava "bebendo socialmente"? "Examine-se o homem a si mesmo..." diz Paulo. Você acha que beber algum tipo de bebida alcoólica não irá te prejudicar? Então faça! Quem sou eu para te jugar? Pois se você conhece os seus limites e acredita que sabe a hora de parar, beba o que quiser! Mas sempre lembrando que tudo em excesso faz mal! Dar amor em excesso aos filhos, os tornam mimados. Beber água em excesso, também não é bom. Mas nem por isso deixamos de amar os nossos filhos ou deixamos de beber água.

Se você acha que não conseguirá se controlar, é melhor que não o faça! Não será nada divertido para você se expor ao escândalo. A fé em Cristo cria este limite em nós. Tudo é permitido mas nem tudo convém. Tudo é permitido mas nem tudo edifica. Então refazendo a pergunta: "Eu posso beber socialmente?". Vamos parar de generalizar e dizer: "o cristão não pode, então eu também não posso." A sua consciência, para você, deve ser mais importante que a minha. Pense de modo independente: "eu possuo consciência suficiente para entender o que a bebida alcoólica pode trazer para dentro do meu lar, para dentro do meu coração? Ela fará mal a minha saúde? Fará mal a minha família?" Se você acredita que pode beber, como já disse, beba! Se não, é melhor que não beba!

Então para finalizar, não fique pensando em nome do "cristianismo". Tenha intimidade suficiente com você mesmo e com Deus para decidir o que é bom para você! "Filho do homem, põe-te em pé, e falarei contigo." O Jesus do cristianismo normalmente anda de roupa branca, está sempre em forma e sai por aí condenando todo mundo. O Jesus da bíblia é homem, como eu e você, sujeito as mesmas paixões e aos mesmos problemas mas que venceu dizendo a uma mulher que seria apedrejada "eu não te condeno." O Jesus do cristianismo é assim porque foi moldado pelos homens ao longo da história. O Jesus do cristianismo diz: "não", o Jesus da bíblia diz: "sim". O Jesus do cristianismo diz: "vai para o inferno", o Jesus da bíblia diz: "Na casa do meu pai, há muitas moradas". Creia no que Deus te mostrar e viva a vida com esse apocalipse!

Até já!

Este texto é uma resposta a pergunta de um amigo sobre a bebida alcoólica e o "cristianismo". Paz e Graça a você meu amigo!

2 comentários :

  1. Ola,gostaria de dizer que seu texto e muito bom,gostaria que a internet fosse dominada por textos como o seu!

    ResponderExcluir

Ola, Obrigado por comentar, Volte Sempre!!

Regras:
- Não serão aceitos comentários contendo: palavrões, ofensas, ou qualquer tipo de discriminação a pessoas ou a religiões!
- Não publicamos criticas negativas de "anônimos"! Para criticar, identifique-se!
- Os comentários serão respondidos aqui mesmo!
- Para saber mais sobre como aprovamos os comentários, leia nossa Política de Comentários ou veja nossa Política de Privacidade. E sinta-se seguro em nosso blog!

Deus abençoe!!

  © Portal Você para Deus - Todos os direitos reservados.

Template original por Dicas Blogger

| Topo