Veremos neste Estudo Bíblico se comer sangue é pecado ou não… vamos juntos esclarecer essa questão dentro da Bíblia.

Comer Sangue é Pecado?

O sangue é o responsável por levar nutrientes e outras substâncias essenciais para a vida humana até os mais remotos tecidos e órgãos do nosso organismo. Por isso, o sangue é tido como a vida da carne, veja:

Porque a vida da carne está no sangue… Levítico 17:11

Existem pessoas que gostam de degustar um bom frango ao molho pardo ou alguma outra comida que contenha o sangue de algum animal. Mas será que ao comermos algum alimento com sangue estamos pecando contra Deus?

Comer sangue no tempo da lei:

Se continuarmos a ler, veremos que no versículo citado acima temos a seguinte frase:

Porquanto a vida de toda a carne é o seu sangue; por isso tenho dito aos filhos de Israel: Não comereis o sangue de nenhuma carne, porque a vida de toda a carne é o seu sangue; qualquer que o comer será extirpado. Levítico 17:14

Deus proibiu os israelitas de comer sangue justamente para diferenciá-los dos demais povos.

O povo separado por Deus deveria obedecer as leis propostas por Deus, caso contrário, alguns rituais seriam necessários para a purificação. Porém, Jesus é o fim da lei!

No Novo Testamento temos…

Jesus disse: “Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas, não vim para revogar, vim para cumprir. Porque em verdade vos digo, até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra” (Mateus 5:17 e 18). Ora, a palavra “cumprir” significa “completar” ou “realizar”.

Se observarmos mais adiante, veremos que ele diz: “Porque em verdade vos digo, até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra”, este “até tudo se cumpra” nos dá a entender que existe um fim.

Este fim se dá quando Jesus Cristo entrega a sua vida por nós, tanto que não precisamos mais sacrificar animais em Jerusalém, visto que Cristo é o sacerdote de todos os homens.

A partir deste momento a lei de Moisés deixa de ser vista como “tutora”. Paulo nos diz isto, veja:

Antes que viesse esta fé, estávamos sob a custódia da lei, nela encerrados, até que a fé que haveria de vir fosse revelada. Assim, a lei foi o nosso tutor até Cristo, para que fôssemos justificados pela fé.Agora, porém, tendo chegado a fé, já não estamos mais sob o controle do tutor.Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus, pois os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram. Gálatas 3:23-27

Então, comer sangue é pecado?

Não há pecado algum em comer sangue! Veja as palavras de Jesus:

Será que vocês também não conseguem entender? “, perguntou-lhes Jesus. “Não percebem que nada que entre no homem pode torná-lo ‘impuro’? Porque não entra em seu coração, mas em seu estômago, sendo depois eliminado”. Ao dizer isto, Jesus declarou “puros” todos os alimentos.E continuou: “O que sai do homem é que o torna ‘impuro’. Pois do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios, as cobiças, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a calúnia, a arrogância e a insensatez. Todos esses males vêm de dentro e tornam o homem ‘impuro’. Marcos 7:18-23

Comer sangue é pecado?

A Explicação

Jesus torna todo o alimento puro, porque o que nos torna “impuros” não são as coisas que ingerimos como alimento, mas aquelas que saem de nossos corações. Lembram-se do episódio em que os discípulos de Jesus não lavaram as mãos para comer o pão? Jesus disse aos fariseus:

O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem. Mateus 15:11

Segundo Atos 15

Abster-se de comida sacrificada aos ídolos, do sangue, da carne de animais estrangulados e da imoralidade sexual. Vocês farão bem em evitar essas coisas. Que tudo lhes vá bem. Atos 15:29

Isto nada mais é que uma recomendação dada aos gentios, pois havia muita confusão quanto a partilha de alimentos entre os gentios e judeus. Tiago sugeriu isto, mas o fato é que nenhum alimento é impuro aos olhos de Deus. Vejam:

No dia seguinte, por volta do meio dia, enquanto eles viajavam e se aproximavam da cidade, Pedro subiu ao terraço para orar. Tendo fome, queria comer; enquanto a refeição estava sendo preparada, caiu em êxtase. Viu o céu aberto e algo semelhante a um grande lençol que descia à terra, preso pelas quatro pontas, contendo toda espécie de quadrúpedes, bem como de répteis da terra e aves do céu. Então uma voz lhe disse: “Levante-se, Pedro; mate e coma”. Mas Pedro respondeu: “De modo nenhum, Senhor! Jamais comi algo impuro ou imundo! ” A voz lhe falou segunda vez: “Não chame impuro ao que Deus purificou“. Atos 10:9-15

Nos nossos dias há muitas pessoas que não comem sangue, mas praticam todos os males possíveis ao seu próximo. Portanto, preocupe-se com o que sai da sua boca e não com o que entra! O que entra irá sair, mas o que sai não voltará mais!

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Não concordo.
    Não se deve pegar qualquer trecho da Bíblia para justificar alguma doutrina sem antes analisar todo o contexto em que ele está inserido.
    Se lermos a continuação do texto, veremos que Deus usou essa ilustração para ensinar a Pedro que não deveria ter preconceito contra os povo de Cesaréia, para onde o enviou, sendo eles chamados de gentios e tidos como povo inferior aos judeus.
    Prova disso é que nos versículos 34 e 35 Pedro diz: “Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas; pelo contrário, em qualquer nação, aquele que O teme e faz o que é justo lhe é aceitável.”
    Meu querido irmão, Deus o ama e é o único que sabe o que é melhor pra você e sua saúde!
    As leis que foram revogadas são somente as de sacrifício, pois Jesus morreu como sacrifício por nós. O restante das orientações de Deus para nossa vida são válidas, inclusive as que nos ensinam a ter uma vida saudável.
    Um abraço e que Deus te abençoe e te oriente em Seus caminhos!!

    • Ola Evy Bung!

      Entendo a sua colocação, porém continuo com a mesma opinião que expus no texto. Por exemplo, o que diríamos das palavras de Jesus: “O que contamina o homem não é o que entra em sua boca, mas sim o que sai, isso é o que contamina o homem.”? Sobre as leis revogadas, como pode somente as leis de sacrifício terem sido revogadas? Então devemos guardar o sábado ou apedrejar uma pessoa que cometa adultério?

      Um grande abraço e que Deus te abençoe!

      • o sabado e cristo descancemos nele e sirvamos a ele
        porque o sabado foi feito por causa do homem e nao o homem por causa do sabado

      • “Você disse que em atos 15:20 que era apenas uma recomendação aos gentis”. nós somos gentis do ponto de vista Israelense. mas as palavras do senhor é eterna. portanto o que significava, continua valendo.

        • Atos 15:20 está no novo testamento e é ensinado pelo apóstolo
          Paulo: que temos abster de alimentos oferecido aos ídolos, do sangue e da carne sufocada. portanto amigo não devemos comer sangue algum.

          • Não, este ensinamento é válido permanente. Temos que entender que a bíblia se divide em evangelho e doutrina.
            O evangelho é para ser pregado para todas as pessoas do Mundo, porem a doutrina é para aqueles que querem alcançar a santificação, pois, sem a qual ninguém poderá ver a Deus. quando comemos o sangue de um animal, comemos sua vida permanente, porque sacrificamo-lo (matando) para nosso alimento. mesmo depois de morto, sua vida permanece em seu sangue.
            Por isso está escrito: Aquele que comer a carne do animal com seu sangue, Deus vai requerer no último dia.

          • Se observarmos a bíblia, veremos que existem coisas que tem significados simbólicos. tomamos como exemplo a santa ceia, onde o pão simboliza o corpo (carne) e o vinho o sangue. não este sangue que vemos na vida material, porem é sangue no sentido espiritual. Portanto amigos tomem muito cuidado. você com sua atitude pode estar preparando para a perdição eterna. o sangue representa de forma simbólica a vida. por isso o animal mesmo depois de morto permanece vivo. “Simbolicamente”.

  2. Meu querido o sentido do estudo é a questão espiritual e não sobre a Saúde como vc esta colocando , o estudo é muito bom , e deixa bastante claro que não é nenhum tipo de alimento que nos torna impuro ou pecador e sim as nossas palavras e atitudes , vamos vigiar mais no que falamos .

  3. A paz do Senhor. Então por que em Atos 15:28 e 29 diz a segunda parte do 28;senão essas coisas necessárias: 29 Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos,e do sangue….???