O amor Ágape é uma das várias palavras gregas para amor. Quando a palavra “ágape” é usada na Bíblia, refere-se a um amor puro, voluntário e sacrificial que deseja intencionalmente o bem maior de outra pessoa.

Observe esses 2 tipos de amor: “Eu amo chocolate”, e “eu amo você”. Obviamente, o amor que temos por um parceiro, uma comida favorita e à um amigo são todos diferentes.

A língua grega usada na Bíblia, no entanto, faz essas distinções.

Embora as várias palavras gregas para amor sejam todas traduzidas para a mesma palavra em português na maioria dos casos, elas tinham significados diferentes para os leitores de língua grega.

Essa diferenciação pode ser útil para pensarmos no que significa o amor, especialmente ao discutir a forma mais elevada de amor, o amor ágape .

Tipos de Amor

Amor Ágape

Neste estudo vamos estudar 4 tipos de amor na Bíblia no grego. Embora na Palavra identificamos 7 tipos de palavras gregas para amor, focaremos nas 4 mais comumente identificadas.

Storge

Storge também pode ser chamado de afeto ou amor familiar.

Storge  é baseado na familiaridade. Uma pessoa amará sua família, independentemente de tudo; os membros da família geralmente não têm nada em comum, exceto familiaridade e sangue.

Eros

Eros é amor romântico. Eros, esta palavra desempenha um papel importante em muitos problemas do Antigo Testamento.

Eros  abrange amor sexual e romântico e é a palavra raiz do português “erótico”.

Os casais geralmente estão completamente preocupados um com o outro, cheios de eros .

O eros  é frequentemente associado ao desejo e luxúria sexuais, mas também pode ser uma coisa boa em um relacionamento matrimonial quando acompanhado e reforçado com outros tipos de amor.

Philia

Philia é amor de amizade. Esta palavra é muito usada na Bíblia. Para os antigos, a amizade parecia o mais feliz e mais humano de todos os amores.

Ocorre por se relacionar com interesses semelhantes. Os amigos, é claro, se preocupam um com o outro, mas são interesses semelhantes que os atraem.

Philia é frequentemente ignorada na cultura moderna, mas é exortada na Bíblia.

Em Romanos 12:10 , Paulo exorta os crentes a se dedicarem uns aos outros na filiação fraterna .

Philia também  pode estar fortemente associada ao ágape. Em João 15:13 , Jesus disse que não há maior amor (ágape) do que dar a vida por seus amigos.

Ágape

Ágape  pode ser definido como caridade. No entanto, hoje em dia pensamos na caridade como doação de dinheiro ou outras coisas, o que não abrange tudo o que é ágape .

O amor ágape não se preocupa consigo mesmo e se preocupa com o bem maior do outro.

Ágape não nasce apenas de emoções, sentimentos, familiaridade ou atração, mas da vontade e como uma escolha. Ágape exige fidelidade, comprometimento e sacrifício sem esperar nada em troca.

Esse é o tipo de amor que a Bíblia mais fala. O Novo Testamento referencia ágape mais de 200 vezes .

O que Ágape significa na Bíblia

Para os gregos, ágape significava uma empatia geral ou uma benevolência para todas as pessoas.

Embora na Bíblia se espere que os cristãos cuidem de todos em nome de Cristo, o cristianismo deu um passo adiante.

Os escritores bíblicos usavam Deus como padrão para o verdadeiro ágape .

O amor ágape, na Bíblia, é o amor que vem de Deus. O amor de Deus não é sentimental; faz parte do seu caráter. Deus ama de uma efusão de quem Ele é.

Como 1 João 4: 8 afirma: “Deus é amor [ agapos ]”, significando que Ele é a fonte do amor ágape. Seu amor é imerecido, gracioso e sacrificial.

Devemos amar a Deus e aos outros com amor ágape. O ágape  é uma escolha, um esforço deliberado pelo bem maior do outro, e é demonstrado através da ação.

Deus estabeleceu o padrão para o amor ágape  ao enviar Jesus para morrer por nós enquanto ainda éramos pecadores.

Exemplos de amor ágape

Como foi observado, o Novo Testamento faz referência ágape mais de 200 vezes.

No entanto, uma pessoa também pode ágape ou amar de todo o coração as coisas erradas. 1 João 2:15 adverte os crentes a não amarem as coisas do mundo.

Em 1 Coríntios 13: 4-7 o apostolo Paulo apresenta uma lista de coisas que definem ágape .

O amor é paciente, é gentil. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não desonra os outros, não é egoísta, não se irrita facilmente, não registra erros. O amor não se deleita no mal, mas se alegra com a verdade. Ela sempre protege, sempre confia, sempre espera, sempre persevera.

Embora o ágape possa ser acompanhado por outros tipos de amor, a ágape não é apenas um sentimento, mas uma escolha.

O que Ágape significa para nós

O amor ágape não vem naturalmente para nós em nosso estado pecaminoso.

No entanto, ele está em Deus e é parte integrante dele. Aproximando-nos dEle e experimentando Seu amor, somos capazes de começar a entender o que esse verdadeiro amor significa.

Somente através dele podemos mostrar e experimentar o amor ágape  .