O Salmo 40 é conhecido pelo primeiro versículo: “Esperei com paciência no Senhor…”, no entanto todo o Salmo 40 possui ensinamentos valiosos e que com certeza ajudarão a melhorar a nossa vida espiritual. Por isso nos acompanhe nesse Estudo Bíblico Sobre o Salmo 40 – Versículo por Versículo

Estudo Bíblico Sobre o Salmo 40 – Versículos 1, 2 e 3

Estudo Bíblico Sobre o Salmo 40

Salmos 40:1-3

¹ Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.
² Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos.
³ E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no Senhor.

O sentido nos primeiros versículos parece óbvio: ele aguardou e recebeu.

No entanto se observarmos mais a fundo veremos que ele aguardou, recebeu e após receber não exaltou a sua paciência, mas a Deus.

Quantas vezes você aguardou por uma benção de Deus, recebeu e contou isso como se fosse um mérito seu ser paciente quando na verdade você não recebeu naquele momento porque ainda não estava preparado. veja:

Isaías 59:1

¹ Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir.

O Senhor sempre está pronto para nos abençoar, no entanto muitas vezes ainda não estamos prontos para receber essa benção e por isso ela parece tardar.

Sendo assim, se você está esperando por alguma providência de Deus, tenha paciência pois se você ainda não recebeu é porque ainda não está pronto.

Estudo Bíblico Sobre o Salmo 40 – Versículos 4

Salmos 40:4

⁴ Bem-aventurado o homem que põe no Senhor a sua confiança, e que não respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira.

Existe somente uma Verdade e tudo que se desvia dela deve ser combatido. Jesus é o caminho, a verdade e a vida, nós podemos ter divergência teológicas sobre esse ou aquele texto, no entanto nunca podemos discordar quando falamos sobre Jesus ser a única verdade.

E se Jesus é a única verdade, bem-aventurado o homem que coloca a sua confiança na única Verdade disponível.

Colocar no Senhor a nossa confiança significa seguir os preceitos de Jesus crendo no que ele falou, mesmo quando todas as outras “verdades” estão contra nós.

Observe a loucura que está o mundo, e tudo isso porque abandonamos a única Verdade.

Estudo Bíblico Sobre o Salmo 40 – Versículos 5

Salmos 40:5

⁵ Muitas são, Senhor meu Deus, as maravilhas que tens operado para conosco, e os teus pensamentos não se podem contar diante de ti; se eu os quisera anunciar, e deles falar, são mais do que se podem contar.

Observe que após ter esperado com paciência, ele entendeu que os pensamentos de Deus são muito mais nobres e maravilhosos que os nossos.

Neste caso ele entendeu que o melhor a fazer é esperar, porque Deus está preparando algo bom para nós e se ainda não o recebemos é porque ainda não estamos prontos.

Estudo Bíblico Sobre o Salmo 40 – Versículos 6. 7 e 8

Salmos 40:6-8

⁶ Não tens prazer em ofertas nem em sacrifícios; agora que me fizeste ouvir, compreendo: tu não exiges holocaustos nem ofertas pelo pecado.
⁷ Então eu disse: “Aqui estou, conforme está escrito a meu respeito no livro.
⁸ Tenho prazer em fazer tua vontade, meu Deus, pois a tua lei está em meu coração”.

A vontade de Deus é que após aprendermos a esperar e reconhecermos que ele possui as melhores escolhas, precisamos entender que ele não quer receber sacrifícios, não quer holocautos, mas o que ele quer é o nosso amor em fazer a tua vontade.

A paciência produz esse fruto: reconhecemos a Deus como alguém que nos quer bem e por isso guardamos os seus mandamentos por puro prazer e alegria.

Não porque seremos castigados ou porque não receberemos o que queremos, mas sim porque o amamos.

Estudo Bíblico Sobre o Salmo 40 – Versículos 9 e 10

Salmos 40: 9 e 10

⁹ Preguei a justiça na grande congregação; eis que não retive os meus lábios, Senhor, tu o sabes.
¹⁰ Não escondi a tua justiça dentro do meu coração; apregoei a tua fidelidade e a tua salvação. Não escondi da grande congregação a tua benignidade e a tua verdade.

Após entender que a vontade de Deus é boa e agradável, ele não teve medo de transmitir e de repassar aos outros essa informação.

Quando entendemos a vontade de Deus e estamos alinhados com aquilo que ele nos propôs, temos clara convicção da Verdade e por isso espalhamos a Palavra sem temor.

Observe que tudo faz parte de um processo: primeiro a paciência, depois a confiança em Deus, depois o amor em fazer a vontade de Deus e depois a pregação sem temor.

Estudo Bíblico Sobre o Salmo 40 – Versículos 11 e 12

Salmos 40:11 e 12

¹¹ Não retires de mim, Senhor, as tuas misericórdias; guardem-me continuamente a tua benignidade e a tua verdade.
¹² Porque males sem número me têm rodeado; as minhas iniqüidades me prenderam de modo que não posso olhar para cima. São mais numerosas do que os cabelos da minha cabeça; assim desfalece o meu coração.

Agora chegamos em um novo ciclo onde aquela pessoa que esperou com paciência já sabe que só pode contar com o criador de todas as coisas.

Tudo o está cercando, mas ele clama diretamente para Deus.

Vemos claramente o avanço, a maturidade espiritual de alguém que em algum momento esperou com paciência.

Não sei qual a sua situação, mas tenho certeza de que ela produzirá maturidade espiritual em sua vida.

Estudo Bíblico Sobre o Salmo 40 – Versículos 13, 14 e 15

Salmos 40:13-15

¹³ Digna-te, Senhor, livrar-me: Senhor, apressa-te em meu auxílio.
¹⁴ Sejam à uma confundidos e envergonhados os que buscam a minha vida para destruí-la; tornem atrás e confundam-se os que me querem mal.
¹⁵ Desolados sejam em pago da sua afronta os que me dizem: Ah! Ah!

Neste caso existe uma questão interessante: o mesmo que esperou com paciência agora deseja pressa…
Veja como a maturidade espiritual não nos desnaturaliza.

Nós ainda permanecemos humanos e precisamos constantemente da renovação da nossa mente.
E o mais incrível disso tudo é que Deus entende!

Embora saibamos que tudo coopera para o nosso bem, sempre existirá essa ansiedade humana, e Deus sabe disso.

Você ainda é um humano e Deus entende isso. Mas a grande lição aqui é que agora ele busca ajuda com aquele que de fato pode ajudá-lo.

Estudo Bíblico Sobre o Salmo 40 – Versículos 13, 14 e 15

Salmos 40:16 e 17

¹⁶ Folguem e alegrem-se em ti os que te buscam; digam constantemente os que amam a tua salvação: Magnificado seja o Senhor.
¹⁷ Mas eu sou pobre e necessitado; contudo o Senhor cuida de mim. Tu és o meu auxílio e o meu libertador; não te detenhas, ó meu Deus.

Deus cuida de nós e é por isso que às vezes precisamos esperar com paciência.

Ele é o nosso auxílio e o nosso libertador.

A paciência produz isso em nós: reconhecemos que Deus tem o poder de agir e que ele agirá no momento certo.

Você crê nisso?

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *