Hoje vamos analisar a história e o contexto de Paulo em Tessalônica. Uma viagem por uma sociedade escravagista, mas que recebe o Evangelho e se torna um modelo para todos os crentes na Macedônia e na Acaia.

” Com efeito, vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra, posto que em meio de muita tribulação, com alegria do Espírito Santo, de sorte que vos tornastes o modelo para todos os crentes na Macedônia e na Acaia.”

1 Tessalonicenses 1:6,7

Considere compartilhar este material com os seus amigos:

Paulo em Tessalônica – Introdução

A Cidade de Tessalônica hoje possui cerca de 1.104.460 habitantes, muito diferente do que era a cidade em 315 A.C. quando foi fundada por um dos generais de Alexandre, o grande: Cassandro.

A cidade era extremamente escravagista, aproximadamente dois terços da população era escrava. Isso atraia ricos, latifundiários e principalmente comerciantes de escravos.

Mas, mesmo sendo a cidade fosse muito pobre (dada a sua grande população escrava), ali era um local relativamente democrático, tanto que existia um sistema de fiança já estipulado, como podemos ver em Atos 17:9.

É com esse contexto que Paulo chega em Tessalônica com Silas e Timóteo. Vamos agora entrar de cabeça em Atos 17 para entendermos e tirarmos lições valiosas sobre essa viagem missionária.

Paulo em Tessalônica – Atos 17

Paulo em Tessalônica
Trecho da Primeira Epístola aos Tessalonicenses – Fonte: Wikipédia

Quando falamos sobre a passagem de Paulo em Filipos e em Atenas, eu informei sobre o “modus operandi” de Paulo ao chegar em uma nova cidade, ou seja, ele aparecia primeiro na Sinagoga. E Lucas nos deixa isso bem claro, veja:

Mas tendo passado por Anfípolis e Apolônia, chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga de judeus. Paulo, segundo o seu costume, foi procurá-los e, por três sábados, arrazoou com eles acerca das Escrituras, expondo e demonstrando ter sido necessário que o Cristo padecesse e ressurgisse dentre os mortos; e este, dizia ele, é o Cristo, Jesus, que eu vos anuncio.

Atos 17:1-3

Outra palavra importante é “arrazoar”, ou seja, é apresentado argumentos lógicos sobre Jesus e sobre a Fé na ressurreição.

Através dessa dos argumentos, muitas pessoas creram em Jesus, como podemos ver em Atos 17:4 :

“Alguns deles foram persuadidos e unidos a Paulo e Silas, bem como numerosa multidão de gregos piedosos e muitas distintas mulheres.”

Atos 17:4

Agora veja como a inveja pode agir no coração das pessoas…

A Inveja dos Judeus contra Paulo

“Os judeus, porém, movidos de inveja, trazendo consigo alguns homens maus dentre a malandragem, ajuntando a turba, alvoroçaram a cidade e, assaltando a casa de Jasom, procuravam trazê-los para o meio do povo.”

Atos 17:5

Observe como a inveja pode ser prejudicial na vida de qualquer um.

Movidos pela inveja os judeus trouxeram pessoas “da pesada” para arrastarem a Paulo e Silas para o meio da multidão, com certeza para matá-los, mas não os encontrando trouxeram a Jason, que era um novo convertido.

Veja o discurso dos judeus e a justificativa deles para atacarem aos irmãos:

“Porém, não os encontrando, arrastaram Jasom e alguns irmãos perante as autoridades, clamando: Estes que têm transtornado o mundo chegaram também aqui,
os quais Jasom hospedou. Todos estes procedem contra os decretos de César, afirmando ser Jesus outro rei.”

Atos 17:6,7

Com certeza você já tem essa informação, mas não custa repeti-la: no Império Romano o único que poderia ser chamado de Rei era César. Qualquer outro que fosse chamado de Rei era morto e todos os que com ele estivessem.

Sendo assim, veja a gravidade dessa acusação. Tanto que a multidão e as autoridades ficaram agitadas com essas palavras.

Mas lembra que eu disse que Tessalônica era um local aparentemente democrático? O texto segue e Lucas nos conta que:

“Contudo, soltaram Jasom e os mais, após terem recebido deles a fiança estipulada.”

Atos 17:9

E durante a noite os irmãos enviaram a Paulo e Silas para Bereia, já que ambos corriam risco de vida.

Veja também: Por Que as Pessoas Viviam Muitos Anos no Antigo Testamento?

Paulo em Bereia

Em Bereia, inicialmente, a vida de Paulo e Silas foi muito mais calma e tranquila.

Logo quando eles chegaram, seguiram o mesmo “ritual” de ir na sinagoga, veja:

Portanto durante a noite, os irmãos enviaram Paulo e Silas para Bereia; ali chegados, dirigiram-se à sinagoga dos judeus.

Atos 17:10

Bereia possuía uma comunidade muito mais receptiva em relação aos ensinamentos de Paulo, de tal modo que chegavam a acompanhar e checar se tudo o que ele dizia estava realmente nas escrituras.

E por conta desse comportamento receptivo, muitas mulheres da alta classe de Bereia e muitos homens creram em Jesus. Glória a Deus!

Mas nem tudo é flores na vida de Paulo, e nós sabemos disso…

Os Tessalonicenses em Bereia – Paulo em Tessalônica

O pessoal de Tessalônica ficou sabendo da chegada e do sucesso de Paulo em Bereia e resolveram partir para atormentar a vida do Apóstolo. Veja:

Mas, logo que os judeus de Tessalônica souberam que a Palavra de Deus era anunciada por Paulo também em Bereia, foram lá excitar e perturbar o povo.

Atos 17:13

Veja como o invejoso tem a necessidade de atormentar a vida de quem resolve seguir o caminho. Infelizmente isso não é muito diferente hoje em dia.

No entanto, os irmãos salvam a Paulo e o mandam para Atenas, e você pode ver a continuidade dessa história em nosso Estudo Bíblico: Paulo em Atenas e a Filosofia do Deus Desconhecido

Hoje, porém, eu quero chamar a sua atenção para uma única coisa:

A Lição de Paulo em Tessalônica

Da mesma forma que algumas pessoas de Tessalônica não queriam ouvir a Palavra, elas tinham como missão não deixar outras pessoas livres para ouvirem.

Agora, quantas vezes você tentou seguir o seu caminho em paz e foi perseguido?

Essa é somente uma das histórias de perseguição sofridas pelo Apóstolo Paulo, no entanto, Deus o livrou de todas!

Frequentemente na vida nós vamos nos deparar com esse tipo de gente. Gente que não quer progredir e não quer deixar você progredir, mas lembre-se que Deus o livrará assim como livrou Paulo por duas vezes!

Se esse Estudo Bíblico fez sentido para você ou te ajudou de alguma forma, deixe um comentário e compartilhe a sua opinião conosco.

Eu espero que você tenha gostado da nossa analise sobre Paulo em Tessalônica.

Até Já!

Veja também: Crente Pode ter Árvore de Natal em Casa?

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *