Vivemos em um tempo no qual a importância da Palavra de Deus tem sido cada vez mais diminuída pela sociedade. A maioria das narrativas proferidas mundo afora buscam subverter os valores dela e colocar o ser humano no centro de todas as coisas.

Além disso, os próprios cristãos seguem falsas doutrinas e abordagens hereges porque não possuem base bíblica, e mal percebem que na verdade estão caminhando para longe dos planos de Deus.

Porém, ainda há tempo de mudar esse cenário, resgatar a relevância da palavra do Senhor nas nossas vidas e ser a resistência contra a inclinação natural dessa geração.

Por isso, nos acompanhe até o fim deste conteúdo e saiba como voltar sua vida para a voz de Deus, bem como, se posicionar diante desse abandono bíblico atual.

O mundo não suporta mais a sã doutrina

Há muitos séculos atrás, o apóstolo Paulo alertou seu filho na fé Timóteo a respeito da chegada de dias como os de hoje, veja só:

“Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, juntarão mestres para si mesmos, segundo os seus próprios desejos.
Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos.”
2 Timóteo 4:3,4

A inclinação natural dos seres humanos é afastar-se de Deus, pois o pecado intrínseco na sua essência torna ele egocêntrico e o faz agir a partir dos seus próprios desejos, e não pela vontade de Deus.

Dessa forma, todo o confronto estabelecido pelo “arrependa-se”, ou seja, mude sua forma de pensar, de João Batista, Jesus e dos apóstolos, fazem muitos escolherem continuar no caminho da destruição ao invés de dar meia-volta e irem em direção ao Senhor.

Em outro trecho bíblico (que você pode ver na bíblia de estudo online), Paulo ainda afirma que essa recusa ao conhecimento de Deus faz o próprio Senhor entregá-los a uma disposição mental reprovável e a uma vida dissoluta com atos abomináveis (Romanos 1:28).

Portanto, o mundo não suporta a verdade contida na palavra de Deus, não porque Ela é ruim ou algo assim, mas porque ela exige a crucificação de si mesmo, dos seus próprios desejos, para viver a vontade do Senhor.

E, tudo isso faz com que a construção de narrativas contra o evangelho e aos princípios bíblicos, seja absolutamente natural.

Mas, há um outro fator que implica nessa subversão de valores tão grande no mundo todo…

Os cristãos não-bíblicos

A falta de conhecimento bíblico de muitos cristãos e suas ações no mínimo duvidosas para essa nomenclatura de “pequenos cristos”, também colaboram para a desvalorização da palavra de Deus na sociedade.

Somos cartas-vivas de Deus nessa terra e o nosso discurso deve condizer com o nosso modo de ser, do contrário, o nome do Senhor será blasfemado por causa de nós.

Contudo, nem todos entendem ou se preocupam o bastante em sair de um conhecimento raso sobre si, Deus e seu propósito, e não cumprem nem os deveres fundamentais de todo o crente em Jesus, como, por exemplo, a falta de leitura bíblica.

O conflito entre duas naturezas, pecaminosa e santa, no interior do cristão, pode explicar o porquê dessa incoerência entre sua posição e ação.

Mas, o principal motivo disso, talvez seja a falta de um senso de urgência e de responsabilidade com aquilo que Cristo confiou nas nossas mãos, isto é, sermos testemunhas do evangelho do Reino.

Além disso, como se não bastasse os crentes não-bíblicos, muitas igrejas também não são embasadas biblicamente e teologicamente, e faz muitos se deixarem levar pelas inverdades pregadas em todo parte.

Enxergam Deus apenas por um de seus atributos, o amor, e ignoram toda a vontade Dele revelada claramente nas Escrituras, o que já pode-se afirmar como uma heresia estrutural estabelecida entre os cristãos.

Nisso, dá para entender o porquê que a falta de importância dada para os valores bíblicos também é culpa dos cristãos, visto que, nem os que deveriam valorizá-los o fazem.

No entanto, isso ainda pode ser mudado se a partir de hoje voltarmos à palavra de Deus e reforçarmos sua importância.

A importância da palavra de Deus

A palavra de Deus é importante em todos os seus aspectos.

Ela alimenta, cura, transforma e liberta aqueles que se propõem a entendê-la profundamente sob a vontade do Senhor.
Porque como bem disse Davi no Salmo 23, o Senhor é o nosso pastor, por isso, de nada temos falta, ou seja, Ele é o suficiente, e se o deixarmos guiar a nossa vida estaremos satisfeitos apesar de qualquer dificuldade.

Portanto, devemos deixar de lado a insensatez de viver longe do manual da vida e começar imediatamente a se debruçar no grande banquete que foi preparado para nós andarmos de forma digna da vocação que recebemos.

Volte para bíblia e se posicione

Por fim, não se deixe influenciar pelas narrativas contrárias à bíblia e pelos falsos ensinos que circulam por aí. E, assuma um compromisso genuíno com o Senhor de expor toda sua vida à luz da palavra.

Porque só assim, você não entrará nessa onda destrutiva que quer arrasar todos os princípios e valores passados nas Escrituras pelo nosso Deus, e se posicionar como aqueles que fazem parte da resistência nesse mundo caído.

Lembre-se: Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra. (2 Timóteo 3:16,17).

Escrito por João Victor, do blog Estudo Bíblico Online

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Boa noite a todos, a paz do nosso Senhor Jesus.
    Uma curiosidade que tenho observado ao longo da vida da humanidade, é que parece que a história sempre se repete no decorrer do tempo, não exatamente com a mesma riqueza de detalhes eventuais, porém quase sempre coincidentemente com os mesmos eventos principais.
    Querem alguns exemplos:
    Na história bíblica:
    Ano aproximado, 1.700 a.C. Local; Cidade de Sodoma e Gomorra, Uma sociedade pervertida onde a prática do hedonismo excessivo incluía à ganância e ao apego exacerbado à propriedade e os bens materiais. Alguns textos rabínicos acusam os sodomitas de serem blasfemos e sanguinários. E o clamor de Sodoma e Gomorra se têm multiplicado, e porquanto o seu pecado se tem agravado muito devido o tratamento dado aos forasteiros de modo sádico e a prática da homossexualidade, que são a origem das palavras sodomita, um termo pejorativo para homossexuais masculinos, e sodomia, que é usado em um contexto legal sob o rótulo de “crimes contra a natureza “para descrever sexo anal ou oral (particularmente homossexual) e bestialidade da zoofilia (sexo com animais).
    Ano 50 d.C. Local: Império Romano. Época do Apostolo Paulo que presenciou a idolatria ao culto politeísta, incluindo o culto ao deus grego Dionísio. O deus Dionísio era conhecido como o deus da libido e influenciava diretamente na fertilidade. É um dos mais importantes deuses da religião e mitologia grega. Conhecido como Baco na história romana, deu origem ao nome de uma festa chamada bacanal. Essa celebração chegou a ser proibida por conta do consumo excessivo de álcool, orgias e situações desagradáveis. Algumas características principais de Dionísio eram conhecer os segredos do plantio e colheita de uvas e da produção de vinhos e era associado às festas e atividades de prazeres material e erótico, onde suas festas incluía a homossexualidade masculina e feminina.
    Tanto até que o Apóstolo Paulo adverte a Igreja de Roma nos seguintes versículos:
    24 – Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si;
    25 – Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.
    26 – Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.
    27 – E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro. Romanos 1:24-27.
    Ano: Época atual: Local: O mundo todo, com os movimentos LGBT, na insistência de se buscar na lei algo que ampare o casamento homossexual em vários países. E pasmem, a própria igreja romana já admite que o amor homoafetivo é uma coisa normal.
    Se eu for citar aqui também, as coisas mundanas que tentaram influenciar a Igreja primitiva e comparar com as diversas Igrejas de hoje em dia, me alongaria muito o texto deste meu post.
    É comum notar que pessoas que pedem perdão a Deus pelo pecado cometido e no dia seguinte estão cometendo o mesmo pecado. Logo eu chego à conclusão que os tempos mudam, a tecnologia muda, as ideologias mudam, as políticas mudam, a geopolítica muda até as fronteiras de países criando novas nações e extinguindo outras, e fazendo ressurgir nações que em um certo tempo deixaram de existir, as políticas econômicas mudam, porém uma coisa não parece mudar que é o ser humano, que quer fazer de sua cultura uma espécie de conde drácula cultural, que está sempre sendo enterrado e sempre ressuscitando, ou seja, funciona como se fosse um relógio, que vai avançando as horas e quando chega no doze, volta a marcar as mesmas horas começando do um, não existe um Metanoia verdadeira, (mudança de atitude que se mantém).
    Será que a sociedade atual quer ressuscitar o império romano, ou as cidades de Sodoma e Gomorra? Será que Deus vai precisar destruir tudo e refazer de novo?
    É por isso que a bíblia sempre diz:
    Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo jaz no maligno. 1 João 5:19
    Mas o amor infinito de Deus por nós que se revela no mesmo capítulo de 1 João e versículo seguinte.
    E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para que conheçamos ao Verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. 1 João 5:20
    Por isso o Apostolo Paulo, que vivenciou uma Metanoia verdadeira observou o seguinte:
    Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. Hebreus 4:12.
    Creio tanto na importância na palavra de Deus que quando leio este versículo entendo o discernimento que estão no meu espírito e as intenções do coração na minha alma, é onde que a palavra de Deus faz toda a diferença para mim, separando um do outro me fazendo ser a palavra de Deus viva neste mundo.

    A paz.
    Jorge.