Escrito por: Jorge da Silva Abreu

27 – Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente.
28 – E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!
29 – Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.
João 20:27-29

No capítulo 20 do evangelho de João, o verbo “ver” aparece pelo menos 13 vezes. João destaca a condição de incredulidade dos discípulos: eles viam, mas não conseguiam perceber o significado dos acontecimentos relacionados a morte de Jesus. Com isso foram tomados pela incredulidade e pelo medo.

Os discípulos permaneceram nessa condição até que o Senhor apareceu a eles. Os que viram deixaram de lado a incredulidade e creram que o Cristo crucificado havia ressuscitado. Mas Tomé não viu naquele momento e, porque não viu, permaneceu incrédulo. A fé de Tomé, como a dos demais discípulos, estava claramente condicionada ao que via. Quando este, porém, viu o Senhor, seus olhos se abriram e ele foi liberto da incredulidade (vv. 28,29).

A condição dos discípulos e a repreensão de Jesus são um alerta para a nossa própria realidade espiritual: não ser tomados pela incredulidade. É preciso crer, ainda que as circunstâncias não sejam favoráveis. Nossa fé não deve estar firmada naquilo que vemos, mas na Palavra do Senhor.

Como está sua fé? Firme ou vacilante? Será que ela está baseada na Palavra de Deus ou você depende daquilo que vê que Ele está cumprindo seus propósitos? Lembre-se de que a fé é a prova das coisas que não vemos, na convicção e certeza de que elas virão e acontecerão (Hb 11:1).

Quando Jesus disse: “Vigiai….” (Mt 24:42 e Mt 25:13), foi para que nós crêssemos para ver, e não ver para crer, o que está acontecendo em nossa volta, guerras, fomes e pestes, e percebemos que estes são os sinais que está próximo da Sua volta, tudo o que Ele disse no capítulo 24 de Mateus e ainda tudo o que mostrou ao Apóstolo João, revelado no capítulo 6 e muito mais do livro do Apocalipse.

Será que você precisará ver a volta de Jesus para crer? Ou você já crer que a volta de Jesus está próxima? De uma coisa eu tenho certeza: se eu não estiver vivo até lá, pelo menos morrerei crendo.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *