Você sabe o que realmente significa discipulado? Preparamos um material especial para você aprender mais sobre este tema e ainda baixar gratuitamente um E-book relacionado.

Antes, considere convidar seus amigos para estudarem o Evangelho e aprenderem mais sobre a Bíblia:

 

Antes de mais nada precisamos entender o que é ser discípulo de Jesus, pois como falarei mais a frente “Todos somos discípulos do mesmo Mestre!”.

O que realmente é ser discípulo de Jesus?

Antes, vamos aprender de uma vez por todas o que não é ser discípulo de Jesus:

  • Ser discípulo de Jesus não é só levantar uma das mãos e repetir uma oração ensaiada por algum pastor.
  • Ser discípulo de Jesus não é só participar de uma reunião dentro de um templo que normalmente é chamado de “igreja”.
  • Ser discípulo de Jesus não é só ajudar o próximo.
  • Ser discípulo de Jesus não é só pregar o Evangelho.

Bom, agora que você sabe o que não é ser discípulo de Jesus, vamos aprender o que é ser, para podermos passar para o discipulado:

  • Ser discípulo de Jesus é ser livre.
  • Ser discípulo de Jesus é tê-lo como único mestre.
  • Ser discípulo de Jesus é estar preparado para perder simples amigos e ganhar grandes irmãos.
  • Ser discípulo de Jesus é ter consciência de que o caminho sem retorno.
  • Ser discípulo de Jesus é estar disposto a morrer sem um membro, para ter todo o corpo vivificado.

Essas são algumas especificidades do verdadeiro discípulo de Jesus. Só deve praticar o discipulado quem verdadeiramente já é discípulo de Jesus, pois embora todos estejamos no processo de aprendizado, só é possível que eu diga sobre aquilo que já experimentei e comprovei ser bom.

O que é o Discipulado?

Discipulado

“Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo.” Mateus 13:44

Esta é a parábola que resume o que é ser discípulo e o que é praticar o discipulado.

Um homem que acha um tesouro e o esconde em um campo, ora o campo em si não é vantajoso (do ponto de vista humano), mas sim o tesouro e mesmo assim o homem vende tudo o que tem e compra o campo.

Isto significa que o a salvação (o tesouro) é de graça, mas o discipulado (o campo) tem um preço. E é obvio que isto nada tem a ver com a salvação pelas obras, mas sim saber que o custo da descoberta é o Ide por todo mundo.

Isto é o verdadeiro discipulado: saber que o preço não é barato e mesmo assim ir!

Como fazer o discipulado na prática?

Fazer discipulado significa uma entrega total, isto não significa que você deverá deixar seu emprego, sua família e seus afazeres para praticar o discipulado. Entretanto é necessário uma entrega total de alma e espirito. Essa escolha deve ser feita de maneira racional, visto que, assim que tomamos a decisão de aceitar o tesouro e compramos o campo, devemos estar cientes do preço que pagaremos. Veja:

“Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?
Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele,
Dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar.”
Lucas 14:28-30

No caso do discipulado, o fracasso de não concluir a obra tem um eco eterno e devemos estar preparados para não desistirmos no meio do caminho.

O discipulado não começa com um convite para “aceitar a Jesus”, mas sim com um convite para o conhece-lo. Conhecer Jesus não é aceitá-lo, não inicialmente, mas é experimentá-lo como vida e amor.

Levantar a mão e dizer “eu aceito” não significa nada se isto não vier acompanhado por uma radical mudança de mente. E este caminho que todos aqueles que querem praticar o discipulado devem tomar ao fazê-lo.

Portanto devemos explicar que Jesus não é um clube da qual devemos fazer parte para não irmos ao inferno. Jesus é um caminho, mas não é só caminho também é verdade e vida. Isto na prática significa que Jesus é regra e é conduta (caminho), é palavra e é Evangelho (verdade) mas também é alegria e regozijo (vida).

A liberdade de quem prática o Discipulado

O discipulado deve ser livre, visto que todos somos aprendizes do mesmo Mestre. Existem aqueles com mais experiência no caminho, enquanto outros possuem pouca. Isto não faz ninguém maior que ninguém, portanto você deve mostrar ao outro que no Evangelho todos caminhamos juntos, rumo a glória que nos está preparada.

Mostre somente o Evangelho e nada mais. Normalmente quando sofisticamos demais a Palavra, acabamos tirando dela a essência, que é a simplicidade. Ninguém precisa ser um teólogo o ou super estudioso para começar a fazer discípulos, só basta ter experimentado a Jesus.

Embora quanto mais conhecimento obtivermos mais objeções mataremos no discípulo. Por isso sempre sugiro a você que aprenda a ler e entender a Bíblia, aprenda as questões difíceis da Bíblia e peça ao Espírito Santo orientação na leitura e na interpretação.

Se quiser ir mais além, poderá fazer um curso de Teologia ou um curso para conhecer a Bíblia de capa a capa. Mas sempre lembrando que nada substitui a vontade e a unção que nos é dada pelo Espírito Santo.

Receba a sua cópia do E-Book e aprenda mais sobre o Discipulado

As ideias aqui expostas são somente uma base para você começar a ser discípulo e praticar o discipulado.

Você aprenderá muito mais recebendo gratuitamente a cópia do livro “Seguir a Jesus: O mais fascinante projeto de vida”.

Basta inserir o seu e-mail e depois o seu primeiro nome para receber a sua cópia.

Além disto você também passará a receber estudos bíblicos, dicas, reflexões e muitas outras informações importantes para o seu ministério.

[epico_capture_sc id=”6367″]

Espero que você possa ter aprendido um pouco mais do Evangelho com este estudo.

Que Deus possa te capacitar e te transformar em um grande pescador de almas!

Fica na paz!

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Vejo estas palavras demonstrando que quem falou é um homem de Deus, guiado pelo Espírito Santo, mostrando os ensinamentos de Jesus. Deus te abençoe. Fica na paz.