Localizada em Lucas 15:4, a Parábola da Ovelha Perdida nos revela um Jesus misericordioso.

Muitos resumem essa parábola a busca pelo que se perdeu, isso é uma verdade, mas quero que você aprenda a ler este texto com outros olhos.

Como entender a Parábola da Ovelha Perdida?

Em primeiro lugar vamos relembrar essa Parábola:

“Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove, e vai após a perdida até que venha a achá-la?
E achando-a, a põe sobre os seus ombros, jubiloso;
E, chegando a casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida.
Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.”

Lucas 15:4-7

Basicamente podemos analisar a parábola da ovelha perdida através de duas perspectivas muito interessantes.

A primeira perspectiva tem a ver com o fato de que a matemática deste pastor é totalmente diferente da matemática convencional. Isto porque ele prefere deixar noventa e nove e ir atrás de uma única ovelha que se perdeu.

Ora, do ponto de vista comercial e racional, ninguém deixaria noventa e nove, correndo o risco dessas noventa e nove se perderem ou serem devoradas, para ir atrás de uma ovelha que não se sabe muito bem o que aconteceu com ela.

Do ponto de vista lógico, ninguém faria isso. Mas a matemática de Deus não prioriza a quantidade, mas analisa o individual. Você é importante para Deus independente de estar ou não no grupo!

A segunda interpretação sobre a Parábola

 

Esta segunda forma de interpretarmos a parábola nos leva a pensar sobre o ser humano que se atrapalhou e se perdeu pelo caminho. Portanto estamos falando daquela pessoa que perdeu o sentido da vida e o caminho do verdadeiro Pastor.

Consequentemente essa pessoa, seja por problemas da vida, distrações, amizades ou relacionamentos, perdeu totalmente o foco naquilo que é importante.

Acima de tudo ela sabe que possui um Pastor que a está buscando pelo caminho, mas se sente deslocada e não possui forças para voltar.

Nestes casos, o Pastor não quer saber o que a fez se perder pelo caminho. O importante é o encontro, o importante é o reconhecimento e a mudança de mente (metanoia).

É por isso que você é importante para Deus independente de qualquer coisa que já tenha feito, independente de estar no grupo ou não. Deus está buscando você pelo caminho e ele encontrará, e quando encontrar haverá festa no céu!

A Terceira Interpretação (Bônus)

O Contexto geral dessa parábola começa em Lucas 14. Jesus havia se “auto convidado” para participar de uma festa repleta de publicanos e pecadores.

Nessa festa ele conta cinco parábolas:

Em primeiro lugar ele conta a história da Grande Festa e você pode conferir em Lucas 14:16.

Segundo a parábola da Ovelha Perdida;

Terceiro lugar ele conta a Parábola da dracma Perdida;

Quarto ele conta a história do Filho Pródigo;

E consequentemente em quinto lugar ele conta a Parábola do Mordomo Infiel.

Portanto a Parábola da Ovelha Perdida pode significar também como Deus prefere ir buscar o que se está perdido, em detrimento daqueles que se julgam não necessitados de serem encontrados.

Ou seja, os publicanos e pecadores estavam ali para ouvi-lo enquanto os que se julgavam santos demais estavam ali somente para criticá-lo.

Espero que você tenha entendido 🙂

Deus te abençoe e até já!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *