Por que os tímidos não herdarão o reino dos céus?

Tempo de leitura: 2 minutos

“Pessoas tímidas geralmente acabam sendo as pessoas mais legais que você conhece, depois que começa a conversar com elas.”  Desconhecido.

Um versículo que pode gerar as mais perigosas interpretações está em Apocalipse 21:8, veja:

Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.

Algumas pessoas nascem com tendencias introvertidas e numa sociedade que exige e privilegia a extroversão isso pode ser um problema: as empresas privilegiam a extroversão, todos os setores da sociedade se identificam mais com os “carismáticos” do que com os introvertidos.

Mas talvez você se pergunte: mas ele está falando de tímidos ou de introvertidos? É claro que são carateristas diferentes de personalidade. O texto bíblico quando nos fala que os tímidos não herdaram o reino dos céus, não está falando dos introvertidos, portanto, se você não se sente muito confortável falando em público, fica vermelho(a) quando te fazem um elogio ou não faz amigos com facilidade, saiba: você herdará sim o reino dos céus!

Os tímidos não herdarão o reino dos céus?

O problema está na nossa interpretação da palavra tímido, a interpretação que fazemos é essa:

Acanhado; que se sente envergonhado diante das pessoas.

Logo, todas as pessoas que são assim acabam julgadas como “fora do reino dos céus”, principalmente na igreja atual que precisa criar “pregadores eloquentes” para manter o povo “entretido como num circo”. Mas no texto, a palavra carrega outro significado, veja:

Covarde; falta de coragem e ausência de bravura.

Quando se diz que os tímidos não herdaram o reino dos céus, não está falando da timidez como traço de personalidade, mas sim da timidez como covardia. Aliás, a timidez moderada é boa para a nossa convivência em sociedade. Passa a ser um problema quando se torna covardia, pois não se pode contar com os covardes!

Se você é tímido, bem vindo ao clube! Eu também sou! Mas se você “sofre” de timidez, precisa começar a enfrentar isso para vencer na vida!

Por isso se você é quieto, introvertido, não gosta dos holofotes e possui um circulo pequenos de amigos, você é sim herdeiro de Deus!

Dos tímidos também é o Reino dos Céus!!

Espero que você tenha entendido!

Até Já!

14 Comentários

  1. Sandra

    Que paz trouxe essa mensagem. Todos os tímidos deveriam lê-la.
    Obrigada

    Responder
  2. Michele

    Sou tímida e não tenho amigos, sofro com isso. Prego a palavra em pequenos grupos mas me cinto incapaz.

    Responder

    1. Michele não precisa se sentir incapaz por causa disso… Eu não sei a sua idade, mas quando você era criança como aprendeu a andar? Como aprendeu a ler? Como aprendeu a fazer contas? A resposta é andando, lendo e calculando, certo?
      A mesma coisa é nos relacionamentos sociais. Você perde a timidez fazendo… Saia mais de casa (e não estou falando de ir a igreja). Vá ao Shopping, vá sair com o pessoal do grupo em que você prega. Combinem de ir ao cinema, teatro, a algum show…
      Você estuda? Você trabalha? Se não, procure um curso de algo que goste ai na sua cidade, ou encontre um trabalho. A sua habilidade de se relacionar ira aumentar gradativamente…

      Espero ter ajudado um pouco…

      Fica na Paz!

      Responder
  3. Thais

    Muito bom o texto, é esclarecedor, porque em algumas situações eu sou timida, mas nao significa que sou covarde.
    Gloria a Deus !!!

    Responder
  4. Emilce Pereira

    O texto está ótimo e a reflexão perfeita. Só um probleminha com o tempo verbal, que sugiro verifcarem. Acho que houve um engano entre herdaram e herdarão.

    Responder
  5. Jorge da Silva Abreu

    A paz de nosso Senhor Jesus a todos.

    Concordo mais uma vez com você Luiz Henrique, pois na versão na bíblia JFA do celular, está palavra está traduzida como “medrosos”, está também assim traduzida na Almeida revista e atualizada 2a Edição.

    Já na minha bílbia versão NTLH, a palavra citada está traduzida como “covardes”

    A palavra “tímidos” aparece na versão Almeida corrigida e atualizada.

    Em grego a palavra usada é ‘deilos’ (no dativo). A tradução para esse vocábulo é ‘covarde’ ou ‘medroso’. Para entendê-lo bem é importante considerar uma outra passagem onde a palavra aparece no Novo Testamento, que é na ocasião em que Jesus acalma a tempestade no mar, quando estava no barco com os apóstolos. Essa palavra aparece em Mateus e Marcos. Aqui estão os textos, com a tradução da Bíblia de Jerusalém:

    Mateus 8,26 – Por que tendes medo, homens fracos na fé?
    Marcos 4,40 – Por que tendes medo? Ainda não tendes fé?

    A partir desta análise é evidente que a tradução “tímido” em Apocalipse 21 não está correta e provoca engano. São aos covardes ou medrosos que caberá a segunda morte.

    Agora é sempre bom lembrar que entre as palavras timidez, covardia e medo, existem algumas diferenças pequenas ou até grandes, que possam desassociar as três.

    1) Covardia: Existem certos tipos de covardia que imputa maldade, ou até mesmo aqueles que querem tirar vantagem de uma situação, sempre prejudicando os outros, onde os indivíduos praticam tal crueldade somente em situações vantajosas, porém quando estão em desvantagem correm da situação, amedrontando-se, ou isentando-se de qualquer culpa, talvez seja ai que a palavra medo se associa neste caso. Existem também os covardes, que muito embora não pratiquem maldade nem tire vantagem indevida, mas correm de enfrentar qualquer situação adversa, e foi exatamente o que aconteceu com o Apóstolo Pedro, quando negou Jesus três vezes (Mateus 26:34), porém a bíblia não relata que ele tenha praticado qualquer ato de maldade.

    2) Medo: Esta palavra não está tão somente associada a palavra “deilos(do dativo)”, como também a palavra grega “Fobos, de Fobia” que significa medo exacerbado, exagerado, sendo uma pessoa totalmente personificada no medo, e até consigo interpretar, neste caso, aquele servo infiel que enterrou o seu talento, na parábola dos talentos (Mateus 25:14-29).

    3)Timidez: Neste caso, já interpreto a pessoa como introvertida, porém não significa que seja uma pessoa medrosa ou covarde, pois conheci em meu ambiente de trabalho, que era introvertida (falava pouco), porém era uma pessoa sincera, produtiva e ativa, e de um intrepidez incrível para resolver certas situações adversas na profissão. Por isso que a tradução em certas bíblias com “tímidos” esteja equivocada.

    Uma timidez controlada, a meu ver é até benéfica para nós, pois nos ensina a ouvir mais do que falar, porém uma timidez exagerada pode levar ao medo, e o medo a certos tipos de covardia, talvez sejam aqui que estas palavras podem se associar.

    A paz.

    Jorge

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *