Não sou calvinista, nem arminiano, nem pentecostal…

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Estou cansado de me perguntarem se sou calvinista, arminiano, pentecostal, muçulmano, neopentecostal, carismático, ou qual a linha “teológica” que confesso. Não sou adepto de nenhuma delas!

Mas você não é “nada”?

Vou arrazoar para que você entenda o porque não pertenço a nenhuma dessas linhas teológicas e nem de qualquer outra que você conheça.

Com a bíblia as pessoas podem montar o que quiser! Se falarmos que um calvinista está errado, ele mostrará “zilhões” de pedaços da Bíblia que dirão que a linha teológica dele está correta. Se falarmos com um arminianista, ele mostrará a você pedaços da Bíblia que mostraram que ele está correto. E assim é com todos os outros…

É por isso que cada um faz a sua versão de Jesus: os pentecostais adaptam Jesus a seu estilo, os calvinistas, os arminianistas… e temos diversas versões de Jesus, de Fim dos tempos, de salvação e de bençãos. E esse não é o objetivo do Evangelho.

Jesus é a chave, Calvino foi importante para sua época, Jacobus Arminius foi importante para sua época, Lutero foi importante para sua época, mas Jesus é a chave para ler a Bíblia, a vida, a ciência, a física, a matemática, enfim…

Se você puder, leia o Novo Testamento inteiro e em sequencia (nada de ficar “tirando uma palavra para cada momento da sua vida”) e você verá que a boa nova não cabe em pacotinhos teológicos! Não estou dizendo que a Teologia é inútil, se você puder fazer, faça, mas aprenda tendo Jesus como chave: o que se parece com Jesus fica o que não se parece com ele, serve somente como base histórica.

Já vi muitos pentecostais brigarem (literalmente) com neopentecostais. O mesmo pode se dizer de calvinistas e arminianos, sendo assim eu pergunto: onde está Jesus nessas brigas teológicas? No céu teremos pessoas que se declaravam pentecostais, neopentecostais, calvinistas, arminianos, puritanos, e até pessoas que nunca souberam de Jesus como um ente histórico mas que deram de comer a que teve fome, deram de beber a quem teve sede, acolheram quem estava precisando, etc. Se você tiver a “mente religiosa”, deve estar pensando que eu acredito na salvação pelas obras, mas eu não acredito que seremos salvos pelas obras, acredito que praticamos boas obras porque estamos salvos. Isto é Evangelho, é graça, é favor imerecido, basta crer e viver!

Hoje em dia a física quântica já desqualifica algumas ideias do calvinismo. Eu acredito na física quântica, mas acredito mais ainda no Jesus que permitiu ao homem obter tais conhecimentos: por meio da Graça conquistada na cruz, o homem foi criado, o mundo foi feito e tudo a sua volta só existe por Graça de Deus. Observe as campanhas nas congregações: acredito que menos de 1% delas falam sobre a Graça, sobre a Cruz, sobre o sermão do monte! Onde vocês irão parar com essas linhas teológicas que só geram confusão?

Felizmente muitos me entenderam em 10 minutos, mas alguns ainda precisarão de 10 anos para compreender o que digo…

Paz e Graça!

Considere ler também:

 

24 Comentários

  1. paulo roberto muller

    Não sou estudioso da bíblia, mas tenho lido muito e também vários estudos que recebo em meu email, ou através pesquisas que faço; alguns estudos eu guardo como fonte de consulta e outros eu descarto por não achar razão de ser, ou condizer com a bíblia; e ela está comigo para conferir o que os estudos e pesquisas dissem se consta na bíblia. Porém, quando eu leio a bíblia ela mostra-me coisas diferentes daquilo que muitos pastores e lideres estão pregando, e concordo plenamente contigo, eu não sou deste ou daquele, eu sou de JESUS CRISTO, imitador e testemunha dELE. Temos , aqueles que querem, tomar a sua cruz, negar-se a si mesmo e segui-lo, onde toda a glória e louvor são para JESUS CRISTO, é a ELE que devemos seguir e não a homens ou doutrinas de homens. É assim que vejo o verdadeiro evangelho de CRISTO. Á paz!!!!

    Responder
  2. Thais

    O que digo para as pessoas que sou de Jesus, na minha igreja é ensinado que nao temos religiao, que servimos ao Senhor Jesus , a unica coisa que digo para muitos que me perguntam sou cristã e enfim nunca entrei em discussoes sobre este assunto.
    Achei interessante o artigo.

    Responder
  3. Jorge da Silva Abreu

    Saudações Cristãs a todos.

    Como acaba de dizer o Luiz Henrique, as pessoas querem por que querem aprovar, impor e validar as suas teorias teológicas através de diversos versículos bíblicos, e pasmem, versículos isolados e separados do contexto histórico, criando diversidades de denominações e doutrinas que muita das vezes levam a uma religiosidade exacerbada e extrema que não edifica em nada a vida espiritual de seus membros. E para provar o que o Luiz Henrique disse, um versículo por si só, até mesmo isolado, põe por terra todos estes zilhões de versículos encontrados por estes que se auto identificam com uma denominação, que é este:

    “Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.” 2ª Pedro 1:20.

    No mesmo capítulo de 2ª Pedro, versículos de 5 a 8, diz assim:

    “5 – E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência,
    6 – E à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade,
    7 – E à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade.
    8 – Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.”
    2ª Pedro 1:5-8

    Será que é difícil entender que o que Jesus nos ensinou é amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como ti mesmo ? E Jesus ainda vendo que muitos homens não conseguiam entender que amor é esse, ainda deu este mandamento.

    “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.” João 13:34.

    Será que é difícil de Entender que Deus é um Entidade tão simples, que Jesus foi tão simples e ainda o É, e que nos ensinou coisas tão simples e grandiosas para o nosso bem viver ????

    O como disseram aqui antes, o homem é gosta de complicar tudo.

    Responder

    1. É Jorge, é difícil para algumas pessoas entenderem pois foram “criadas” aprendendo que pão é pedra! Mas enquanto aos homens é impossível, para Deus tudo é possível:

      “Os seus discípulos, ouvindo isto, admiraram-se muito, dizendo: Quem poderá pois salvar-se?
      E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível.”
      Mateus 19:25,26

      Responder
  4. cicero

    vc já respondeu tudo, cada um vai mostrar que tem razão, inclusive vcs ou seja é melhor seguir o que a palavra de Deus quando diz aprendei de tudo e retém o que é bom graça e paz.

    Responder

  5. PARABÉNS AMIGO!
    EU COMPARTILHO DAS MESMAS IDÉIAS. E SABE? ENQUANTO OS ARMINIANOS E OS CALVINISTAS SE MATAM EM DISCUSSÕES, AS ALMAS PERECEM SEM OUVIR A PALAVRA GENUÍNA DA SALVAÇÃO.

    Responder

  6. Amado, boa tarde.

    Entendo que refutar ou avaliar uma linha teológica pela conduta de seus defensores não é maduro. Não pertencer a nenhuma linha do cristianismo histórico é estranho.

    Acredito que a posição seja contemporânea, onde não está vinculado a uma doutrina organizada, é uma tendência pelo fato das pessoas não dedicarem tempo a meditação e estudo sistemático das Escrituras.

    Não vejo como vantajosa ou correta tal posição. Acredito ser prudente entender que as linhas teológicas definem per si a compreensão adequado dos conceitos de Graça, Soberania, Obras, Expiação… e do caráter de nosso Deus Triuno.

    São minhas considerações, sem interesse a polemizar com o Amado.

    Em Cristo.

    Responder

    1. Paulo, as linhas teológicas não são importantes! Para quem gosta de aprender, como falei, aprenda. Mas isso não é essencial! O ladrão da cruz não sabia nada disso, mas já está no paraíso! Predestinação, livre-arbítrio, isso não é nada quando se ganha a consciência de que eu sou responsável pelos meus atos na graça de Deus e que ao mesmo tempo Deus é soberano, porque é Deus. Doutrinas não salvam, a religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo (Tiago 1:27). Isso não significa menosprezo para com as linhas do cristianismo, até porque Jesus não fundou religião nenhuma. Nós é criamos sistemas para entender o que já está feito: “Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.” (2 Coríntios 5:19). Isto é o evangelho: crer que já está pago e que o que me sobra é fazer o bem, pois faço o bem não para ser salvo (Porque pela graça sois salvo…), mas faço o bem porque já estou salvo!

      Fique com Deus, até mais!

      Responder
  7. Robsom Moreira

    Embora Arminiano confesso que tambem estou cansado de todas essas guerras, já que o mais importante se resume em cumprir os dois simples mandamentos de Jesus, nisto se resume toda essencia da fé cristã.
    concordo contigo meu irmão em gênero,numero e grau.

    Responder


  8. Ed Alcantara

    Afirmar “não ser calvinista/arminiano/tradicional/pentecostal/neopentecostal” reflete mais uma aversão ao debate ou ausência de certo conhecimento sobre o fato, senão vejamos: se você crê que a salvação se perde, então você é arminiano; caso creia que a salvação não se perde, então você é calvinista. Não tem como haver meio termo. Você crê que Deus te escolheu? Então é calvinista. Se ao contrário, crê que você escolheu a Deus, então é arminiano. Cre que a distinção entre novo nascimento e batismo no Espírito Santo? Então você é pentecostal. Mas se pra você todos são batizados no Espírito quando se convertem, então você é Tradicional. Se você crê que além da vida eterna, Deus tem também o propósito de nos abençoar materialmente nessa terra, então você é neopentecostal. Se você não crê nisso, então você não é. Simples assim.Todos nós temos internamente uma linha teológica, mesmo que não a declaremos. Porque todos nós cremos (ou não) em determinadas coisas. Agora o que precisa ser dito é o seguinte: mais importante que nossa visão teológica é nossa prática de vida cristã e o respeito quando debatemos com quem pensa diferente de nós.

    Responder
  9. Jorge da Silva Abreu

    Saudações Cristãs, sou eu de novo.

    Você sabe porque o Apóstolo Paulo disse isso ?

    Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido; 2 Coríntios 3:14.

    Sabem ???

    Todo aquele ritual de dourinas da lei judaica, não estava valendo de nada para o povo, pois o povo estava muito endurecido, tão preocupado em cumprir leis e doutrinas, que se esquecia da misericórdia, da compaixão e do amor para o próximo, e de justiça, e era isso que a lei de Deus escrita no Torah queria trazer para o povo que estava mal interpretando a lei, achando-a que só era para punir.

    Diante de tantas doutrinas de hoje, “Calvinismo, Arminismo, Pentecostalismo, Neo-Pentecostalismo, Batistas, Presbiterianos, Testemunha de Jeová, e tantas e tantas outros VÉUS (denominações), que estão por levantar, de isso adianta, se quando Jesus voltar em glória, arrebatando a sua verdadeira Igreja, será novamente por Ele abolido!!!

    Responder
  10. Felipe Santos

    “Hoje em dia a física quântica já desqualifica algumas ideias do calvinismo. Eu acredito na física quântica.”
    Palavras suas. Porém não deu quantinuídade ao seu raciocínio no decorrer do texto! Se puder, nos ajude. Obrigado!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *