Você com certeza já ouviu em diversos locais e talvez até já tenha falado, que Jesus é o leão da tribo de Judá. Mas você sabe o que significa leão da tribo de Judá?

Neste estudo bíblico iremos analisar a origem e algumas passagens bíblicas que nos ajudarão a entender o que realmente significa leão da tribo de Judá.

Considere compartilhar este artigo em suas redes sociais:

A Origem do termo: leão da tribo de Judá.

Este termo começa quando lemos Apocalipse 5.5, veja:

“Portanto disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos.”

O leão é o simbolo de Judá, um dos filhos de Israel como podemos ver em Gênesis 49:8,9

Judá, a ti te louvarão os teus irmãos; a tua mão será sobre o pescoço de teus inimigos; os filhos de teu pai a ti se inclinarão.
Judá é um leãozinho, da presa subiste, filho meu; encurva-se, e deita-se como um leão, e como um leão velho; quem o despertará?

Primeiro de tudo devemos entender que o está sendo dito na verdade que Judá será vitorioso sobre os seus inimigos. Simples assim!

Certamente também devemos analisar o comportamento e as características de um leão:

  • Ágil;
  • Vigoroso;
  • Resistente;
  • Emite um rugido que pode ser ouvido a 9 km de distância.

Como resultado é conhecido mundialmente como o “rei da selva”.

Acredito que isso você já sabia… Mas o que você talvez não saiba é que atribuir a Jesus a significado de Leão da tribo de Judá iniciou-se nas primeiras comunidades cristãs.

Jesus venceu as trevas, ressuscitou dos mortos e demostrou que ninguém é capaz de derrotá-lo, visto que dele é o poder e glória para sempre!

O Leão e o Evangelho de Marcos

Segundo a tradição católica e até pela simbologia dos quatro evangelhos, o Leão é o simbolo do Evangelho de Marcos.

Devido o fato de Marcos iniciar o Evangelho com a pregação de João Batista em um deserto, e com o fato dessa pregação ter chegado aos ouvidos mais longínquos, ela é considerada como um “rugido”.

Certamente este fato é para alimentar a sua curiosidade. Do mesmo modo o escritor cristão C. S. Lewis também utiliza um leão para representar Jesus na série “As Crônicas de Nárnia”.

Espero que você tenha entendido o que significa leão da tribo de Judá!

Até Já!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *